Silent House – Casa Silenciosa (2012)

Casa Silenciosa - 2

Perante o bom impacto de “La Casa Muda” em festivais, Hollywood não quis ficar de fora e tinha de dar uma palavra.

Como tal, eis o remake.

Sarah vai ajudar o pai e o tio nos arranjos de uma antiga casa de família. Durante a noite, muitos são os sustos que vão arrastar Sarah para uma jornada de medo.

Como remake Hollywood que se preza, tem de ter mais luxo. Aqui ele é visto na qualidade da fotografia (mais viva e nítida) e na dimensão da casa.

A nível de argumento, pouca coisa de novo. Algumas variações (a relação entre os personagens), uma ou outra novidade (a “verdade”), mas a essência mantém-se.

Como a versão USA é um pouquinho mais longa que o original do Uruguai, usa-se essa metragem para se tentar criar uma maior intimidade com os personagens e entre eles. Não se consegue, mas elogia-se a tentativa.

A realização volta a investir na técnica do plano-sequência (na verdade, são segmentos de 10 minutos, muito bem editados).

Há eficácia na gestão do espaço, da luz e da escuridão, bem como do som e do silêncio (atenção à cena dentro do carro). Lamentam-se alguns momentos em que a câmara está tão “assustada” que impede o espectador de perceber o que aconteceu naqueles momentos. Mas nada de grave e não acontece muitas vezes. O original era mais “visível” nesse aspecto, mesmo em momentos de câmara “dinâmica”.

Quanto ao final:

Sim, ele traz uma reviravolta, mas como é um produto americano (e, como tal, mais complacente com o público), os eventos são mais esclarecedores sobre o “porquê”, o quem é quem e as motivações da protagonista (se no original ficam muitas dúvidas sobre ela, no remake há certezas e ela ganha a simpatia do espectador).

A linda Elizabeth Olsen sai-se bem, com uma personagem que comove e cativa a nossa complacência (principalmente no final), conseguindo (quando começam os sustos) fazer uma excelente representação do que é estar alone in the dark e em medo permanente.

Um título escorreito dentro do género, mas que nada de novo traz face ao original.

Trailer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s