The Expendables 2 – Os Mercenários 2 (2012)

Os Mercenários 2 - Poster 17

Dois anos depois, a mais viril equipa de action heroes regressou, com o gatilho ainda mais leve.

Barney Ross e o seu grupo de mercenários voltam a ser contratados por Mr. Church (que já os tinha contratado para a missão do primeiro filme) para o que promete ser um trabalho simples. Mas tudo se complica e um dos membros da equipa é morto. Ross & Cia. não se ficam pela derrota e iniciam uma implacável e explosiva vingança.

O cast de durões é impressionante (Chuck Norris junta-se aos bons e Van Damme é o vilão). Sly, Arnie e Bruce têm mais tempo de antena juntos, conseguindo o sonho de muitos action fans ao longo de mais de 20 anos – os três reunidos em grandes cenas de acção.

Mais Fúria nos (Velhos) Heróis

The Expendables 2 - screenshot 1

Um exemplo raro em que a sequela supera o original. As lógicas de “mais do mesmo” e “bigger is better”, só valorizam o filme em termos de entretenimento e espectáculo.

Os primeiros (explosivos e demolidores) 15 minutos de filme dão o mote. Na linha dos opening gambit da saga “James Bond”, temos um festival de pirotecnia (edifícios, helicópteros e pontes vão pelos ares), lutas, tiroteios, perseguições (por terra, ar e água) que rivaliza com o final de muito e bom action film.

Quase todo o gang original está de volta (Mickey Rouke está ausente), com novos e ilustres aliados (um divertido Chuck Norris), frente a um tenebroso vilão (um sombrio Van Damme). A energética Nan Yu mostra-se à altura dos protagonistas, prometendo ser uma relevante action heroin oriental.

O sonho de qualquer 80`s action nerd está realizado – Sly, Arnie e Bruce com mais tempo de antena em conjunto, na mesma cena, no mesmo plano, envolvidos em mirabolantes cenas de acção (à 80`s, pois claro). Sly continua em grande forma (e com uma postura muito à John Wayne), com Bruce e Arnie a mostrarem que ainda podemos contar com eles (“Die Hard 5” e “The Last Stand”, marcaram o regresso de cada um, em 2012, às lides do cinema de acção).

The Expendables 2 - screenshot 14

The Expendables 2 - screenshot 16

Simon West (“Con Air”) substitui Stallone na realização e os resultados são superiores – em dimensão visual, espectáculo, ritmo e humor. O argumento dá espaço a muitos momentos “intimistas” onde se explora melhor cada um dos personagens e as relações do grupo. Diálogos cheios de humor à volta das carreiras de Sly, Arnie, Bruce, Chuck e Dolph, bem como a muitas das deixas que celebrizaram (yup, o filme requer conhecimentos cinéfilos – veja-se o momento em que Arnie e Bruce trocam as suas famosas lines das sagas “The Terminator” e “Die Hard”; a conversa com Chuck à volta de eventos da vida do actor e da sua carreira cinematográfica; a referência a um facto verídico da vida Dolph, num momento crucial), sem esquecer a auto-paródia (Arnie a considerar que ele, Bruce e Sly já deveriam estar num… museu).

Para a história e para manter o revivalismo action 80s fica a luta entre Sly e Van Damme.

Óptima fotografia do veterano Shelly Johnson (“Captain America: The First Avenger”, “The Wolfman” “Jurassic Park III”, “Hidalgo”) e adequada música do habitual Brian Tyler.

The Expendables 2 - screenshot 11

The Expendables 2 - screenshot 5

(Mais) Um esfuziante momento de acção old school, só mesmo para nerds.

(e uma lição sobre como limpar a tralha do planeta)

Realizador: Simon West

Argumentistas: Sylvester Stallone, Richard Wenk, Ken Kaufman, David Agosto

Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Chuck Norris, Nan Yu, Dolph Lundgren, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme, Liam Hemsworth, Randy Couture, Terry Crews, Scott Adkins, Charisma Carpenter

Orçamento – 100 milhões de Dólares.

Bilheteira – 85 (USA); 305 (mundiais).

Site – http://theexpendables2film.com/

The Expendables 2 - screenshot 9

“Melhor Música”, nos Prémios BMI 2013.

“Melhor TV Spot”, “Melhor Action Poster”, nos Prémios Golden Trailer 2013.

The Expendables 2 - screenshot 8

Esta sequela ficou planeada ainda durante as filmagens do primeiro filme.

Jet Li estava em filmagens noutro filme, na China. Como tal, o seu tempo nesta sequela é curto (apenas nos primeiros 15 minutos de filme) e tudo teve de ser filmado na China.

Gina Carano foi ponderada para a personagem que foi entregue a Nan Yu.

Mickey Rourke estava para regressar (o seu personagem seria morto e tal despoletava a vingança dos seus camaradas), mas teve de recusar por conflito de agenda.

Uma cena exigiu a montagem de uma ponte ferroviária. Terminadas as filmagens, a ponte ficou e faz parte do mapa ferroviário da Bulgária.

“The Expendables 3” ficou logo em agenda e o produtor começou conversações com durões como Steven Seagal, Wesley Snipes, Nicolas Cage, Harrison Ford e… Clint Eastwood). A nova sequela traz alguns deles.

The Expendables 2 - screenshot 17

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s