Os Jogos da Fome (2012)

The Hunger Games - Poster 23
Título Original – The Hunger Games 

 

A Parte 2 (ainda) anda nas salas (e bem cheias).

Bom motivo para rever o início.

Ficção apocalíptica que até ganha contornos perturbantes nos dias de hoje (e se os pobres vêm os seus filhos a participarem em jogos de entretenimentos de ricos, televisões e governos?).

 

Futuro (próximo?).

Uma nação divide-se em distritos. Governo e televisão são dois poderes que se confundem e completam.

O entretenimento máximo é uma competição chamada “Os Jogos da Fome”. Trata-se de um jogo de sobrevivência, criado como entretenimento e castigo pelo governo, transmitido em directo pela televisão, onde só pode sobreviver um.

Katniss Everdeen parte voluntária para a competição, protegendo a sua irmã mais nova, que seria a escolhida. Mas Katniss está disposta a mudar as regras do jogo e do sistema. Mas é preciso que sobreviva.

The Hunger Games - screenshot 1

Hollywood continua (e faz muito bem) em busca de sagas fantasistas e com poder de espectáculo capazes de seduzir as audiências mais jovens. As fontes continuam na literatura. Esta é mais uma.

 

Gary Ross é um dos mais prestigiados talentos de Hollywood, seja como argumentista (“Big”, “Dave”) ou realizador (“Pleasantville” e “Seabiscuit”), tendo também bom curriculum na elaboração de discursos de políticos democratas (governos incluídos – o de Bill Clinton, por exemplo).

 

O elenco é bom (Josh Hutchinson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Stanley Tucci, Donald Sutherland), mas o destaque vai mesmo para a talentosa (e formosa) Jennifer Lawrence. Este filme pretendia ser o seu star vehicle, depois dos acertados passos dados em “The Winter`s Bone” e “X-Men: First Class” (sequela já em Maio).

SC_D08_02562a_R3

The Hunger Games - screenshot 3

The Hunger Games - screenshot 4

The Hunger Games - screenshot 5

Misto de “Spartacus” e “The Truman Show”, “The Hunger Games” é um fantástico filme, entre a sci-fi, filme de acção, survival-movie e a parábola sócio-política, com ideias muito adequadas aos nossos dias.

Retirando um ou outro “extremismo”, é caso para perguntar onde está a sci-fi, pois muito do que se foca é uma realidade.

Lamenta-se apenas a falta de um cineasta/realizador mais capaz para a acção, a violência, o rigor visual e a sátira política que o filme exige. “The Hunger Games” seria perfeito para Paul Verhoeven (mas menos complacente com as audiências).

SC_D11_02752

Magnifico trabalho da linda e talentosa Jennifer Lawrence, que aqui ganha o seu (merecido) star vehicle, compondo uma das mais interessantes e densas personagens do cinema recente.

The Hunger Games - screenshot 7

Uma boa surpresa.

Entretenimento inteligente, capaz de fazer pensar e reflectir (muito).

 

Muito recomendável.

 

“The Hunger Games” tem edição portuguesa e já anda a bom preço. Pode também ser adquirido em pack, na companhia dos restantes episódios.

(o ideal é esperar pelo pack pleno, com todos os 4 episódios que compõem a saga)

The Hunger Games - screenshot 9

 

Realizador: Gary Ross

Argumentistas: Gary Ross, Billy Ray, Suzanne Collins, a partir da saag literária de Suzanne Collins

Eleno: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Stanley Tucci, Wes Bentley, Willow Shields, Elizabeth Banks, Paula Malcomson, Woody Harrelson, Toby Jones, Lenny Kravitz, Donald Sutherland

 

Site – http://www.thehungergamesmovie.com/

 

Orçamento – 78 milhões de Dólares

Bilheteira – 408 milhões de Dólares (USA); 694 (mundial)

 

The Hunger Games - Poster 26

“Melhor Filme – BAFTA Infanto-Juvenil”, nos BAFTA 2012.

“Melhor Actriz” (Jennifer Lawrence), nos Prémios Saturn 2013. Esteve nomeado para “Melhor Filme de Ficção Científica”, mas perdeu para “The Avengers”.

“Melhor Action Star Feminina” (Jennifer Lawrence), pela Liga das Mulheres Jornalistas de Cinema 2013.

“Melhor Actriz num Filme de Acção” (Jennifer Lawrence), nos Prémios Broadcast Film Critics 2013.

“Melhor Actriz” (Jennifer Lawrence), nos Prémios Empire 2013, nos Prémios IGN 2012.

“Melhor Action Poster”, nos Prémios Golden Trailer 2012.

“Melhor Canção para Audio-Visual” (“Safe & Sound”), nos Prémios Grammy 2013.

“Filme Favorito”, nos Prémios Kids’ Choice 2013.

“Melhor Actriz” (Jennifer Lawrence), “Melhor Actor” (Josh Hutcherson), “Melhor Caracterização de um/uma Actor/Actriz” (Elizabeth Banks), “Melhor Luta”, nos Prémios MTV Movie 2012.

“Filme de Acção Favorito”, “Actriz Favorita” (Jennifer Lawrence), “Heroína Favorita” (Jennifer Lawrence), nos Prémios People’s Choice 2013.

“Melhor Filme de Ficção Científica”, “Melhor Actriz – Ficção Científica” (Jennifer Lawrence), nos Prémios Teen Choice 2012.

The Hunger Games - screenshot 8

Baseado no primeiro livro da trilogia literária (iniciada em 2008) de Suzanne Collins, que já vendeu mais de 30 milhões de exemplares. Os restantes episódios são “Catching Fire” e “Mockingjay”. A saga literária (completa) está à venda em Portugal.

Sobre a escritora – http://www.suzannecollinsbooks.com/

 

Danny Elfman era o compositor inicialmente escolhido, mas conflitos de agenda levaram-no a desistir. Foi substituído pelo (também brilhante) James Newton Howard.

O realizador da Second Unit é… Steven Soderbergh (sim, o de “Sex, Lies and Videotape”, a trilogia “Ocean`s 1…”, “Che”). Tal função é um gesto de amizade (que já é longa) de Soderbergh a Ross. Aqui se explica a falta de garra quando o filme quer ser de acção – Soderbergh é outro incapaz para tal género (veja-se a sua incursão, algo anémica, no género com o divertido “Haywire”, onde a acção só vem mesmo da agilidade da aguerrida Gina Carano).

 

The Hunger Games - Poster 1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s