Estimável título, patrocinado por Tarantino, assinado pelo popular rapper RZA (que assina o argumento em parceria com Eli “Hostel” Roth – que já tínhamos visto como actor em “Inglourious Basterds”, de… Tarantino), interpretado pelo próprio, ao lado de gente ilustre como Russell Crowe (que tinha trabalhado com RZA em “The Next Three Days”), Lucy Liu (uma das beldades heróicas de “Kill Bill” de… Tarantino) e uma pequena participação da grande Pam Grier (grande estrela do blaxploitation dos 70s, a “Jackie Brown” de… Tarantino). Jamie Chung e Zhu Zhu são as beldades orientais de apoio.
Tudo em “família”, portanto.
China medieval. Dois clãs ancestrais entram em conflito. Tudo porque o filho rebelde e ganancioso de um dos líderes mata o pai e procura uma enorme fortuna. O seu irmão vai ter de entrar em cena, vingar o pai e repor a ordem. Como ajuda, um hábil ferreiro pacifista e um arguto mercenário. Muitos duelos se esperam em Jungle Village (mas nem todos ao pôr-do-sol).
Entusiasmante cocktail de exploitation, western, cinema de artes marciais, as produções dos Irmãos Shaw (que Tarantino já tinha homenageado nos dois “Kill Bill” – há a promessa de um Volume 3 a caminho) e muito do cinema de acção low budget independente dos anos 70. Tudo cheio de humor, dinâmica, cor, muto gore extremo, acção e cinefilia.
O veterano Corey Yuen (a saga “Transporter”) coreografa todas as prodigiosas cenas de acção.
Tendo em conta a sua enorme experiência e já largo curriculum, não admira que Liu e Crowe (com um personagem amoral ao nível dos melhores dos grandes western spaghetti) se divirtam à brava, conscientes do objecto fun onde estão (os restantes membros do elenco levam tudo muito a sério).
Inédito nas nossas salas, o filme já está nas prateleiras das lojas lusas, para o mercado DVD e Blu-Ray.
Irresistível.
O primeiro cut do filme tinha cerca de 4 horas. RZA pensou em dividi-lo em dois filmes (quem é que já fez isto, quem foi? yup… Tarantino). Eli Roth lá conseguiu convencê-lo a fazer um filme mais curto.
Obs.: vejam todo o genérico final, pois ainda há uma importante cena que empurra para uma sequela; venha ela, pois.
Atenção – o filme tem dois cuts, o Rated e o Unrated. Se comprarem (ou sacarem) certifiquem-se que é uma versão com mais de 100 minutos. Se tiver pouco mais de 90, é uma versão censurada.
Site – http://www.universalstudiosentertainment.com/man-with-the-iron-fists-the