Chronicle – Crónica (2012)

Crónica

 

Novamente adolescentes a ganharem super-poderes.

Mas agora com um violento twist.

 

Andrew, Matt e Steve são três amigos adolescentes, com uma vida algo normal. Devido a uma descoberta conjunta, ganham super-poderes. No início tudo até é divertido. Mas o grupo fragmenta-se quando Andrew decide dar uso às suas novas capacidade, com fins nada honestos ou pacíficos, com o intuito de se vingar dos que o hostilizam. Os poderes de Andrew crescem de dia para dia. Conseguirão Matt e Steve travar a sua fúria?

Crónica - 2

Estávamos habituados a ver o cinema “documentário” (o tal recurso de found footage) apenas em uso para o terror (“Cloverfield”, “REC”, “Diary of the Dead”).

Eis uma notável excepção.

“Chronicle” usa a técnica de “câmara ao ombro” para contar uma muito bem urdida história, que combina, de forma muito equilibrada, todo o humor (quando os protagonistas começam a descobrir e a usufruir dos seus poderes) e espectáculo (a confrontação final) de uma superhero movie, mas centrado no drama sobre as raivas e angústias da adolescência.

Mérito grande para Josh Trank (que com este título ganhou o assédio da Fox para o reboot de “Fantastic Four” – embora notícias recentes digam que tal projecto anda cheio de entraves) que consegue dar ao filme um óptimo ritmo, com boas sequências de acção e um uso inteligente dos (fantásticos) efeitos visuais (o filme parece mesmo um documentário), sem se esquecer de tirar bom partido das interpretações do trio protagonista.

Crónica - 3

Se John Hughes se tivesse dedicado ao fantástico, o resultado poderia ser algo assim.

Uma excelente surpresa.

Foi pena que tivesse passado despercebida.

 

O DVD e o Blu-Ray já andam a bom preço. O Blu-Ray traz um extended cut de mais 5 minutos.

Crónica - 5

Facebook – http://www.facebook.com/Chronicle

 

Trailer

 

Esteve nomeado para “Melhor Filme de Ficção Científica” pela Academia de Ficção Científica, Fantasia e Terror USA 2013. Perdeu para “The Avengers”.

Crónica - 4

O co-argumentista é Max Landis, filho do lendário John Landis.

Antes do início das filmagens, Trank obrigou Dane DeHaan, Michael B. Jordan e Alex Russell a viverem juntos, por 15 dias. O objectivo era que se criasse um bom laço de cumplicidade entre os três.

O filme não tem banda sonora. Apenas de ouvem canções vindas da rádio e dos leitores de música dos actores e figurantes.

A menina que surge com o cabelo pintado de cor-de-rosa é Anna Wood, a namorada de DeHaan (Andrew).

1 comments on “Chronicle – Crónica (2012)

  1. […] Josh Trank, o excelente realizador do surpreendente “Chronicle” (que já aqui se […]

Deixe um comentário