Frankenweenie (2012)

Frankenweenie - 2012 - Poster 2

Tim Burton visitou-nos por duas vezes no ano de 2012.

Primeiro com o surpreendente “Dark Shadows”.

“Frankenweenie” foi a sua prenda para Natal (e Halloween).

 

Victor é um menino feliz, devoto aos filmes de terror (em 3-D) que vê e faz (para animados serões em família), muito interessado em ciência, bem acarinhado pelos papás e pelo seu melhor amigo, Sparky, um adorável e dedicado cãozinho. Mas tudo leva um abanão quando Sparky morre num acidente. Victor não é uma criança normal, é um pequeno e genial cientista. O seu génio vai-lhe permitir fazer Sparky regressar do outro mundo. Tudo corre bem para alegria de ambos, mas Victor, involuntariamente, despoleta uma série de estranhos e assustadores eventos.

Frankenweenie - 1984 - screenshot 1

Esta é a versão alongada, animada e em stop-motion de um clássico de Burton (que faz parte dos gloriosos extras da edição DVD de “The Nightmare Before Christmas”, onde também se pode ver o belíssimo “Vincent”), feito em 1984, quando trabalhava na Disney. É uma (genial) curta-metragem, mas Burton sempre desejou torná-la numa longa-metragem.

Frankenweenie - 2012 - screenshot 1

É o regresso de Tim Burton à animação (meio onde se formou, na Disney), à Disney (de onde chegou a ser “expulso”; há uns anos realizou-lhes a versão em imagem real de “Alice in Wonderland”), ao stop-motion (depois de “Corpse Bride”) e ao preto-e-branco (depois de “Ed Wood”). Regresso também a um certo espírito analítico e crítico que pairava em “Edward Scissorhands” (as pequenas comunidades sub-urbanas, aparentemente idílicas, mas plenas do pior da Humanidade – inveja, medo, preconceito, mesquinhez).

 

“Frankenweenie” é um projecto de Burton iniciado em 1984, pensado para uma longa-metragem. Incapaz de encontrar os meios para tal (talvez houvesse receio pela combinação de humor, drama, infância, bizarro e “terror”), Burton ficou-se por uma (bela) curta-metragem. Mas Burton nunca desistiu do seu projecto inicial.

FRANKENWEENIE

E cá está ele. Um título que marca também o regresso de Burton ao seu melhor, ao seu lado mais encantado, lírico, emocional e até cinéfilo.

Para além de uma fantástica combinação de drama sobre a infância, história de amor e amizade entre um rapaz e um cãozinho, comédia (ainda que bizarra) e terror (com laivos mais “infantis”), “Frankenweenie” é um prodigioso filme de uma notável riqueza humana e sentimental (a forma como se ilustra a amizade e dependência de Victor e Sparky, dois verdadeiros solitários e marginalizados).

Frankenweenie - 2012 - screenshot 3

Frankenweenie - 2012 - screenshot 6

FRANKENWEENIE

Como sempre no seu cinema, perfeição total em diversos campos técnicos – a fotografia (um glorioso P&B, que evoca o melhor do género nos 30`s e 50`s), a cenografia, o design dos personagens (é impossível não gostarmos de Sparky e não nos comovermos com o que lhe acontece) e a sempre admirável música de Danny Elfman (ora assustadora, ora emotiva).

FRANKENWEENIE

Frankenweenie - 2012 - screenshot 7

Frankenweenie - 2012 - screenshot 9

Se o menino Victor é um grande cinéfilo (os seus filmes ilustram grande paixão, aquela com que começam os grandes cineastas), Burton também “exibe” toda a sua bagagem cinéfila, em plena sintonia com a narrativa – são visíveis referências a filmes como “Frankenstein” (o de James Whale – que já tinha sido homenageado no final de “Sleepy Hollow” – e o de Terence Fisher), “Gremlins”, “Jurassic Park”, “Godzilla” (mas o “made in Japan”, OK?), “The Birds”, o estilo visual do terror Universal dos 30`s, bem como momentos do género nos 50`s.

Frankenweenie - 2012 - screenshot 11

Não há que ter medo de usar os adjectivos – Tim Burton é um gigantesco génio. E aqui fica mais uma prova. “Frankenweenie” é o seu mais belo, emotivo, encantador, mágico, ternurento e humano filme desde “Edward Scissorhands”.

(embora a combinação de animação e terror, a preto-e-branco e sem animação digital, possa “assustar” e afastar algum público – “Dark Shadows” falhou nas bilheteiras, também pela insólita combinação de comédia e terror; eu assisti a estes “sustos” nas salas, nos dois filmes, por parte de muitos membros da audiência).

Frankenweenie - 2012 - screenshot 10

Frankenweenie - 2012 - screenshot 12

Uma obra-prima absoluta. Um tributo ao Cinema, à infância e à importância de certos valores (com ajuda de animais de estimação ou não) que pairam durante essa (fascinante e complexa) fase do ser humano.

Não tenham medo de derramar uma ou outra lágrima (que diabo, quem não se comover com este filme não merece ser considerado humano).

(o 3-D é satisfatório, mas algo desnecessário)

Frankenweenie - 2012 - screenshot 13 

Frankenweenie - 2012 - screenshot 14

Um futuro clássico, ao nível de “The Nightmare Before Christmas”.

 

“Frankenweenie” foi, para mim, é o melhor filme de 2012.

Um dos melhores filmes desta década, século, género e, seguramente, da História do Cinema.

E um daqueles que explica e justifica porque Tim Burton é um dos nomes mais criativos e relevantes do Cinema.

 

“Frankenweenie” tem edição portuguesa e anda a baixar de preço.

Frankenweenie - 2012 - screenshot 12

Realizador: Tim Burton

Argumentistas: Tim Burton, Leonard Ripps e John August

Vozes: Catherine O’Hara, Martin Short, Martin Landau, Charlie Tahan, Winona Ryder, Christopher Lee

 

Site –http://disney.go.com/frankenweenie/

 

Uma colecção de posters que evoca o estilo usado nos anos 30

http://www.empireonline.com/gallery/image.asp?id=64510&caption=&gallery=3989

 

Orçamento – 39 milhões de Dólares

Bilheteira – 35 (USA); 81 (mundial)

Frankenweenie - 2012 - Photo 1

Trailers

Frankenweenie - 1984 - screenshot 2

O original “Frankenweenie”

 

“Vincent”

Frankenweenie - 2012 - sketch

Esteve nomeado para “Melhor Filme de Animação”, nos Oscars 2013. Perdeu para “Brave”.

“Melhor Filme de Animação”, “Melhor Música”, nos Prémios Saturn 2013.

“Melhor Filme de Animação”, pelos críticos de Boston 2012, pelos críticos da Florida 2012, pelos críticos online de Itália 2013, pelos críticos de Kansas City 2012, pelos críticos de Los Angeles 2012, pelos críticos de Nova Iorque 2012.

“Melhor Performance Vocal” (Charlie Tahan), nos Prémios Young Artist 2013.

FRANKENWEENIE

Em 1984, Burton queria fazer uma longa-metragem. Questões de financiamento (e cepticismo perante o argumento) impediram tal e Burton ficou-se pela curta-metragem.

Reencontro entre Tim Burton e muitos actores – Winona Ryder (“Beelejuice”, “Edward Scissorhands”), Catherine O`Hara (“Beetlejuice”), Martin Landau (“Ed Wood”) e Martin Short (“Mars Attacks”).

Christopher Lee surge, em imagem real, em “Horror of Dracula”. É num momento em que Victor vê o filme.

O cemitério tem uma campa dedicada a Zero – é o cão-fantasma de “The Nightmare Before Christmas”

Uma tartaruga tem o nome de Shelley. Mary Shelley escreveu o livro “Frankenstein”, onde Burton se inspira.

Edgar Gore deriva de Edgar Allan Poe.

FRANKENWEENIE

A vizinha de Victor chama-se Elsa Van Helsing. O nome deriva de Abraham Van Helsing (o caçador de vampiros em “Dracula”, de Bram Stoker) e de Elsa Lanchester, a actriz que interpreta a “The Bride of Frankenstein” (1935).

Frankenweenie - 2012 - Elsa

Mr. Rzykruski, o professor, tem semelhanças a Vincent Price, grande actor ligado ao terror, verdadeiro ídolo de Burton, que o homenageou em “Vincent” e com quem trabalhou em “Edward Scissorhands” (foi o último filme do actor).

Frankenweenie - 2012 - Mr. Rzykruski

Mrs. Frankenstein, a mãe de Victor, tem semelhanças com a actriz Barbara Bain, ex-esposa de Martin Landau, que dá voz ao Mr. Rzykruski.

A demonstração dos efeitos da corrente eléctrica no corpo humano deriva dos estudos de Luigi Galvani.

Mais de 200 bonecos foram criados. 18 foram para Victor e 15 para Sparky.

"FRANKENWEENIE"

Frankenweenie - 2012 - Tim Burton - Backstage 3

Frankenweenie - 2012 - Tim Burton - Backstage 2

FRANKENWEENIE

Frankenweenie - 2012 - Backstage 1

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s