Título Original – Dodookdeul
A cinematografia sul-coreana tem dado provas que é uma das mais dinâmicas e originais da actualidade, com produtos capazes de rivalizar (em capacidade de entretenimento, relevância de temas e poder estético e artístico) com qualquer uma das outras (principalmente com a de Hollywood).
Alguns dos mais reputados realizadores do país da Samsung já fizeram o seu debut na terra do Uncle Sam e Hollywood até já fez (e tem outros em agenda) remakes de alguns títulos relevantes para a internacionalização do cinema que vem da terra da Hyundai.
Este “The Thieves” é um excelente exemplo das capacidades do se cinema. Um heist movie ao nível dos bons títulos que surgem dos USA e da Europa.
Um grupo de ladrões, peritos em grandes golpadas, é contratado por um antigo colega do líder do grupo. O objectivo é roubar um importante diamante. Mas durante a operação vão-se descobrir diversos interesses opostos e velhas rivalidades virão ao de cima. Em quem confiar?
Entusiasmante, divertido, envolvente, elegante e espectacular, “The Thieves” é um heist movie de boa colheita e faz boa figura face aos grandes títulos do género (o original “Ocean`s Eleven”, “The Thomas Crown Affair”, “Rififi”, “Topkapi”), sendo bem visível a influência da excelente série televisiva “Leverage” (a série com Timothy Hutton, já terminada ao fim de 5 fantásticas temporadas, é a partir de agora a referência em matéria de títulos sobre heists).
O argumento segue moldes clássicos e já vistos, mas tem a história bem contada e consegue aqui e ali algumas surpresas, conseguindo criar uma galeria variada e divertida de personagens (atenção às beldades do grupo), todos com características e agendas muito particulares.
Destaque para a meia-hora final, onde todos os peões em jogo se reúnem para um check-mate que só um pode conseguir. Para além de uma conseguida tensão e permanentes surpresas, há lugar para uma incrível e memorável cena de acção (a perseguição pela fachada dos prédios).
Muito bom trabalho de fotografia e cenografia.
“The Thieves” só vos rouba o tédio, pois é grande entretenimento.
O filme está, obviamente, inédito no nosso país.
Infelizmente, só podemos assistir a filmes desta cinematografia em festivais de cinema (o FantasPorto tem dado uma boa ajuda nessa matéria, diga-se).
Muito recomendável.
O filme tem edição noutros mercados, estando a bom preço nalguns.
Realizador: Dong-hoon Choi
Argumentistas: Dong-hoon Choi, Gi-cheol Lee
Elenco: Yun-seok Kim, Jung-jae Lee, Hye-su Kim, Ji-hyun Jun, Simon Yam, Hae-suk Kim
Site – http://10dorobo.jp/
Orçamento – 14 milhões de Dólares
Bilheteira – 86 milhões de Dólares (mundial)
Site – http://10dorobo.jp/
Trailer
“Melhor Actriz Secundária” (Hae-suk Kim), nos Prémios Grand Bell 2012 e KOFRA 2012.
“Prémio Especial do Júri”, “Melhor Fotografia” e “Melhor Cenografia”, nos Prémios Buil 2012.
“Prémio do Público”, no Festival do Hawaii 2012.
“Melhor Fotografia”, pelos críticos (sul-)coreanos de Cinema 2012.
“Prémio do Público”, nos Prémios Blue Dragon 2012.
“Melhor Filme”, “Melhor Actriz” (Kim Hye-soo), nos Prémios para Cultura e Entretenimento da Coreia (do Sul) 2012.
Para Choi, este elenco foi um sonho.
Filmado em Seoul, Busan,Macau e Hong Kong.
6 meses de filmagens.
É o quarto maior sucesso de sempre, do Cinema sul-coreano.
Foi exibido em diversos e prestigiados festivais de cinema (Toronto, Busan, Sitges, Hawaii, Philadelphia, Deauville).
[…] aqui mostrei o meu (enorme) entusiasmo por “The […]