Before…
É já no próximo dia 6 (de Junho) que recebemos a nova visita do casal favorito de muitos cinéfilos.
A cumprir a regra de reencontro por cada 9 anos, desta vez encontramos Jesse & Céline na Grécia, para falar de paternidades, maternidades, relações, idade, longevidade do amor, os filhos, as escolhas do passado e consequências no presente, o estado da relação entre ambos e outras coisas muito “sérias”.
Recordemos os primeiros encontros.
Before Sunrise – Antes do Amanhecer (1995)
Num comboio a caminho de Viena, dois desconhecidos (rapaz e rapariga) iniciam conversa (“por acaso” devido a uma acesa discussão entre um casal). Jesse faz um desafio a Céline para que esta saia do comboio e passem juntos as horas que faltam até ao amanhecer, hora em que cada um seguirá um rumo diferente. A fluidez, alegria e intimidade do diálogo vai desenvolver algo mais sentimental entre os dois.
Com um notável minimalismo narrativo (“apenas” duas pessoas à conversa) e técnico (dois actores, shoot on location, uso dos “indígenas” locais, câmara sempre a acompanhar os protagonistas e sem grandes virtuosismos visuais), o realizador Richard Linklater dá-nos uma pérola de romantic cinema. Para além da (fantástica) qualidade (e agilidade) dos diálogos (motores de descoberta da personalidade de cada um dos protagonistas e, frequentemente, em sintonia com o cenário onde estão), a força máxima está na (cintilante) química entre uns esplêndidos Ethan Hawke e Julie Delpy (que nos fazem acreditar que merecem ficar juntos, sejam os actores, sejam as personagens).
Verdadeiro ícone sentimental para a “Geração Erasmus & Inter-Rail” (fez muita gente sonhar perante o que poderia encontrar nestes programas), guia para aqueles que acreditam no ”click à primeira”, “Before Sunrise” é também um clássico do cinema contemporâneo.
E muitos acreditamos que Jesse & Céline se iriam reencontrar 6 meses depois.
Poderia ser um stand alone, mas…
Trailer
Before Sunset – Antes do Anoitecer (2004)
As sequelas não são exclusivas dos blockbusters e dos títulos das Majors. O cinema indie também marca presença nesta área. Eis um belíssimo exemplo.
“Before Sunrise” não foi um tremendo blockbuster, mas gerou tamanho fenómeno de culto (com o auxílio dos alugueres, venda directa, DVD, internet, etc), que em 2004 Linklater, Hawke e Delpy (todos autores do argumento) decidiram mostrar ao público o que aconteceu a Jesse & Céline, 9 anos depois.
Jesse encontra-se em Paris, para divulgar um livro que escreveu sobre os eventos que viveu no primeiro filme. Na livraria surge Céline. A alegria do reencontro é enorme (afinal não se encontraram 6 meses depois dos eventos do filme anterior – mas há explicações para tal), mas (mais uma vez) o tempo para convívio é (ainda mais) curto (um par de horas). À medida que passeiam por algumas emblemáticas zonas da “Cidade-Luz”, Jesse & Céline vão desabafar as suas mágoas ganhas em 9 anos, quanta inocência perderam desde Viena e descobrir que Ele e Ela estão mesmo ali, um(a) em frente ao outro(a).
Menos divertido, inocente e jovem que o anterior filme (e isto Não é um defeito), “Before Sunset” procura mostrar o lado mais adulto e desiludido (pelos “sunsets” da vida) dos protagonistas. Tudo filmado em tempo real.
Depois de uma estadia em Viena onde se deu a descoberta de cada um e da partilha de alegrias, visões e sonhos, Paris é cenário da partilha dos erros e das decepções de cada um.
O encanto da partilha do desencanto. Assim pode ser definido este novo encontro entre Jesse & Céline. Demoraram 9 anos para se reencontrarem. Uma canção de Céline (sim, Julie sabe cantar e muito bem – já tem um bonito álbum), uma (bem) sensual dança dela ao som de Nina Simone e um atraso na chegada ao aeroporto bem pode ajudar ao encontro eterno.
Não agradou a todos, mas é compreensível devido ao tom menos inocente e mágico, bem como um happy end.
Trailer
Before Midnight (2013)
O terceiro filme foi rodado em grande secretismo na Grécia. Só perto do final das filmagens é que surgiu a notícia que Linklater, Hawke e Delpy estavam a ponderar um terceiro “Before…”. Passado algum tempinho, é dada a notícia que o terceiro filme está pronto.
Já foi exibido em Sundance 2013 e foi um grande sucesso.
O Indie Lisboa 2013 exibiu-o (a encerrar o festival) e teve casa cheia (de “amigos” de Jesse & Céline e de aplausos).
Muitas são as expectativas.
Trailer
O regresso ao convívio com dois personagens que já ganharam uma dimensão tal que os vemos mais como amigos do que imagens 2-D em cinema.