Entre a verdade e a lenda, uma abordagem à vida do Grande Mestre do Suspense (que foi/é/será, para sempre, Hitchcock), focando também as (conturbadas) filmagens de “Psycho”.
A sua luta com o estúdio e produtores, a imposição da sua visão, a relação/dependência com a esposa Alma Reville (força criativa em todos os seus filmes), o seu controlo (ou obsessão) com as suas (belas) actrizes e o seu perfeccionismo.
Eis um título de uma gratificante, simpática e generosa cinefilia, que ilustra a luta (eterna) entre a arte (a visão de um realizador) e a hipocrisia do sistema (os “pruridos” dos estúdios e os jogos financeiros), sem esquecer de abordar (muito bem) toda a genialidade de Hitch.
Nota alta para a belíssima fotografia (do grande Jeff Cronenweth, filho do lendário Jordan), a evocar os (gloriosos) tempos do Technicolor, bem como para a impecável caracterização.
Destaque também para a música de Danny Elfman e para os momentos de humor negro (as “sandes de dedo”, o “cadáver” no camarim), bem à maneira de Hitch (o início e final do filme, em homenagem à série “Alfred Hitchcock Presents” – que durou de 1955 a 1962).
Excelente elenco, com um impecável “Sir” Anthony Hopkins muito próximo da Hitch, devidamente acompanhado por uma esplêndida Helen Mirren. Atenção a James D`Arcy num perfeito mimetismo dos tiques de Anthony Perkins. Scarlett Johansson e Jessica Biel brilham “decoradas” como Janet Leigh e Vera Miles, nas vestes da época.
Para os mais curiosos, o filme levanta as “saias” a algumas questões interessantes – os ciúmes de Hitch face a Alma e as suspeitas sobre a infidelidade dela, a força criativa dela e o controlo (ou obsessão? fantasista ou sexual?) de Hitch sobre as suas actrizes.
Um bom incentivo para todos os cinéfilos de todas as gerações (re)descobrirem a obra deste genial criador de Cinema.
A aproveitar a estreia de “Hitchcock”, um distribuidor propõe a reposição de “Psycho”, a partir da próxima semana. Hitchcock está vivo e a cinefilia é mesmo isto – a celebração viva da memória do Cinema.
“Hitchcock” é o segundo de dois filmes que abordam Hitchcock e as filmagens de três dos seus mais importantes filmes. “Hitchcock” fala da rodagem de “Psycho”, da relação de Hitch com a esposa Alma Reville, a sua atitude face a Janet Leigh e o conflito com Vera Miles. “The Girl” (exibido em televisão) foca as filmagens de “The Birds” (filme seguinte a “Psycho”) e “Marnie”, e aborda a (tensa) relação entre Hitchcock (interpretado por Toby Jones) e Tippi Hedren (interpretada por Sienna Miller).
Entrevistas a propósito de “Hitchcock”.
Site Oficial – http://www.hitchcockthemovie.com/
Alex Aranda