Título Original – Ammazzali Tutti e Torna Solo
Título Internacional – Kill Them All and Come Back Alone
Um título competente da linha de produção do Western Spaghetti.
Dirige Enzo G. Castellari, um grande nome do cinema italiano de entretenimento, dos 70s e 80s (recordo que é dele o espectacular “Quel Maledetto Treno Blindato – The Inglorious Bastards”, ao qual Tarantino foi buscar inspiração para “Inglourious Basterds”).
Protagoniza Chuck Connors, ex-estrela do baseball tornado actor, de rosto rude e viril, famoso no Western graças à popular e simpática série “The Rifleman” (1958-1963).
Clyde MacKay é um mercenário convocado por um oficial sulista. É-lhe pedido que junte um grupo de especialistas e leve a cabo um raid sobre um forte nortista, para roubar um avultado carregamento de dinheiro. Mas MacKay recebe uma ordem extra – matar todo o grupo e regressar sozinho (e com o dinheiro, claro).
O filme é menos um Western e mais um filme de acção. Mas nenhum mal há nisso, pois o resultado final é de grande eficácia e entretenimento.
Fiel ao espírito do género, nenhum personagem é recomendável ou fiável (cada um sobrevive em jogos egoístas e de traição) e o tom é politicamente incorrecto (os nortistas são carne para canhão, os sulistas são os “heróis”, um líder trai os seus subordinados).
Castellari dirige com ritmo e sentido de espectáculo (os raids às fortalezas sulista e nortista são impecáveis cenas de acção).
Um bom actioner em tempos de coboiada.
Trailer
Filme