Título original – Young Billy Young
Mais um western da sua fase tardia, apoiado em três veteranos do género (dois à frente das câmaras e outro atrás).
Ben Kane aceita o trabalho de xerife numa pequena povoação. O objectivo passa por saldar contas com um importante e arrogante empresário local.
O acaso coloca sob a alçada de Kane, o jovem, rebelde, mas inapto Billy Young, rapaz com muito sangue na guelra, mas falta de jeito.
Muita coisa se complica quando Lily, uma dançarina do saloon, é disputada por Kane e pelo “dono” da cidade.
Para ajudar, um antigo compincha de Young surge na povoação e procuram-se saldar velhas quezílias.
Em 1969 já pouco ou nada havia para fazer de novo no western. Os títulos que surgiam eram para cumprir calendários de produção dos estúdios, manter viva a agenda de trabalhos dos veteranos do género (actores e realizadores) e oferecer bom entretenimento.
É o caso deste entretido “Young Billy Young”.
O argumento segue uma série de rotinas narrativas que já se tinham abordado (com mais profundidade e qualidade) no passado, com os grandes clássicos.
A mais-valia do filme é o carisma do elenco. Robert Mitchum com a sua rudeza cool tem óptima química com a sempre sensual Angie Dickinson (que faz uma pequena variante à sua personagem de “Rio Bravo” – sim, voltamos a vê-la em collants). Robert Walker Jr. mostrava que tinha herdado bem os méritos do pai (o “vilão” de “Strangers on a Train” de Hitchcock).
Ao lado deles, veteranos secundários como John Anderson e Paul Fix. David Carradine (como vilão, pois claro) estava em início de carreira.
Eficaz realização de Burt Kennedy, um veterano produtor e realizador do género, dentro da série B, cujo momento alto do seu curriculum é um conjunto de coboiadas (muito boas) que produziu para Budd Boetticher, com o grande Randolph Scott.
Um rotineiro, mas entretido Western.
Vê-se muito bem.
“Young Billy Young” tem edição portuguesa e anda á venda a preço simpático.
Realizador: Burt Kennedy
Argumentista: Burt Kennedy, a partir do romance de Heck Allen (escrito com o pseudónimo de Will Henry)
Elenco: Robert Mitchum, Angie Dickinson, Robert Walker Jr., David Carradine, Jack Kelly, John Anderson, Paul Fix, Robert Anderson
Trailer
Filme
Robert Mitchum expressou a sua intenção de se retirar do Cinema após este filme. Mas em 1970 ela voltaria atrás na sua decisão e faria “Ryan`s Daughter”, e mais outros filmes.
Apesar de já serem grandes estrelas e cabeças de cartaz do filme, Mitchum e Angie Dickinson demoram o seu tempo para aparecerem no ecran – ele 17 minutos, ela 43 minutes.
Mitchum canta a canção do filme.
Ei-la:
ONDE CONSIGO BAIXAR ESSE FILME
et voilá:
https://thepiratebay0.org/torrent/14234367/Young_Billy_Young__(Western_1969)__Robert_Mitchum__720p