A década de 60 traz o declínio do mais americano dos géneros cinematográficos – o Western.
Mesmo assim, ainda surgiram alguns tesouros.
Este é um deles.
Quatro homens, com motivações diferentes, formam uma (frágil) equipa. O objectivo passa por localizar um vasto carregamento de carabinas, que caiu em mãos erradas e pode ir parar a um grupo de Apaches. Desta transacção pode surgir um grupo guerrilheiro com um perigoso propósito – levar o Sul numa nova acção de revolta e virar o resultado que veio do final da Guerra Civil Americana.
Nos 60s, os veteranos do género (actores e realizadores) já não tinham a energia de outrora. Ideias e estilo pareciam perdidos.
Mas “Rio Conchos” mostra que era possível remar contra a maré e chegar a bom destino.
O veterano Gordon Douglas (nome eficaz em diversos géneros – western, drama, thriller, sci-fi, policial) dirige com garra, ritmo e sentido de espectáculo, criando boas sequências de acção.
O argumento até permite surpresas sobre os comportamentos e destinos dos quatro “heróis”.
Estamos nos tempos (gloriosos) do CinemaScope e o filme usa (muito bem) esse (fabuloso) formato. Cores vivas, imensos detalhes nos rostos e paisagens, um deleite visual.
Imponente partitura do lendário Jerry Goldsmith.
Prestação adequada pelo óptimo elenco, composto por nomes tão variados e capazes como Richard Boone, Stuart Whitman, Anthony Franciosa, Jim Brown e Edmond O’Brien.
Com as conturbações político-económico-sociais da década, com os novos temas que o Cinema abordava (e a forma), bem como a chegada (e revisão dos arquétipos do género) do western spaghetti, sem esquecer a renovação (violenta, anti-heróica e romântica) que estava a ser feita por Sam Peckinpah, os tempos já não estavam adequados para heróis puros no mundo das coboiadas. “Rio Conchos” traduz esse negrume e merece estar entre os grandes Westerns da década e de sempre.
O filme não tem edição em Portugal. Há uma boa edição em Espanha (com som em Inglês e legendas em Espanhol), com uma excelente imagem (CinemaScope oblige) e com um bom trabalho na cover.
Trailer
O Filme
O Main Theme de Goldsmith
Foi o filme de estreia de Jim Brown, que assim abandonava a sua carreira no american football.
Sobre o CinemaScope