Título Original – Akibiyori
Título Internacional – Late Autumn
É o terceiro (e último) das reposições de Ozu.
As peripécias das atitudes casamenteiras.
Os três amigos de Shuzo Miwa reúnem-se numa celebração do seu falecimento. A viúva Akiko continua a fascina-los pela sua beleza. Mas a principal preocupação passa pela filha Ayako, agora com 24 anos. Os três homens decidem procurar marido para ela.
O conflito geracional sobre visões da vida e da necessidades de relações, a importância do casamento, o enfrentar da viuvez, as relações sentimentais, as prioridades sentimentais, os jogos casamenteiros…
Tanta “outonalidade humana” vista pelo olhar de Ozu.
Ou seja, tudo visto e tratado com uma enorme sensibilidade humana e sentimental, plena de delicadeza, com muita leveza, cor, bom-humor e pureza humana, com toda a harmonia de um jardim japonês.
Como sempre, Ozu tem sempre a câmara estática, mas desta vez está mais ao nível do olhar humano, criando assim uma enorme intimidade entre os personagens e o espectador.
Também foi resposto numa nova cópia, impecavelmente restaurada e digital, o que ainda permite um maior deslumbre em matéria de fotografia (belíssima, como sempre).
E depois há a presença de Yôko Tsukasa.
O filme é sobre Outono(s), mas sempre que Yoko entra em cena, sorri ou fala, do ecrã brota uma harmoniosa Primavera para os sentidos e coração.
Obra-prima total.
Que pena ter de me “despedir” do Cinema de Ozu.
Com tão poucos filmes vistos, ele já está na lista dos meus cineastas preferidos e todos os filmes que vi já estão na minha galeria de “Filme Favorito”.
Rever o Cinema de Ozu tornou-se uma experiência quase religiosa, certamente sensorial e sentimental.
Alguém o considera como o “Melhor Cineasta de Sempre”. Eu considero-o o “Mais Belo Cineasta de Sempre”, pois conseguiu fazer filmes que considero os mais belos que já vi.
Até à próxima revisão (a viagem pelo Cinema de Ozu vai prosseguir com a visão doméstica de um six-pack film que já tenho há anos).
Mas já estou com saudades de futuras reposições dos seus filmes.
Realizador: Yasujirô Ozu
Argumentistas: Yasujirô Ozu e Kôgo Noda, segundo livro de Ton Satomi
Elenco: Setsuko Hara, Yôko Tsukasa, Mariko Okada, Keiji Sada, Miyuki Kuwano, Shin’ichirô Mikami, Shin Saburi, Chishû Ryû, Ryûji Kita, Nobuo Nakamura
Mais detalhes na nossa ficha de Estreias.
Trailer