O cinema francês sempre gostou de romance e amour.
O cinema francês sempre gostou de histórias sobre relações sentimentais e matrimoniais.
O cinema francês sempre gostou de Patricia Highsmith.
Eis um filme sobre tudo isso.
Mas perverso.
Melanie & Vic são um casal. E tudo parece bem com ambos.
Mas Melanie gosta de provocar os homens e ter affaires. Vic parece levar tudo isso com descontracção, tolerância e indiferença.
Mas será mesmo assim?
Visão algo cínica do matrimónio, dos jogos que suscitam o desejo e o ciúme, com o twist ligado ao crime (por assassínio) e as suas motivações (que se revelam bem intelectuais e sentimentais).
A ajudar à ironia está a forma como a criança (filha do casal) vê as coisas e tem sempre comentário para (quase) tudo (a inutilidade do ciúme, as explicações sobre os caracóis, os porquês da confiança entre amantes).
Final aberto a várias leituras.
Michel Deville assina de forma correcta, mas não se deixa de pensar no que Claude Chabrol conseguiria com este material (certamente um título mais cómico, sarcástico e venenoso).
Isabelle Huppert e Jean-Louis Trintignant estão em topo de forma, com uma química ambígua e perversa – a forma como ele observa os amantes, a atitude provocadora dela, o seu olhar e rosto no final.
Um “bonito” drama sobre os crimes da intimidade matrimonial.
“Eaux Profondes” não tem edição portuguesa. Existe noutros mercados, a bom preço.
Realizador: Michel Deville
Argumentistas: Christopher Frank, Florence Delay, Michel Deville, a partir do romance de Patricia Highsmith (“Deep Water”)
Elenco: Isabelle Huppert, Jean-Louis Trintignant, Sandrine Kljajic, Éric Frey, Christian Benedetti, Bruce Myers, Bertrand Bonvoisin
Trailer
Site – https://www.gaumont.fr/fr/film/Eaux-profondes.html
O filme esteve a concurso no Mystfest 1982.
O romance de Patricia Highsmith teria uma nova adaptação em 2022, por Hollywood. “Deep Water” (já aqui visto) é realizado por Adrian Lyne, com Ana de Armas e Ben Affleck.
Sobre Patricia Highsmith
https://www.britannica.com/biography/Patricia-Highsmith
https://www.goodreads.com/author/show/7622.Patricia_Highsmith
Patricia Highsmith em Portugal
https://relogiodagua.pt/autor/patricia-highsmith/
[…] romance de Patricia Highsmith já foi levado ao ecran antes – “Eaux Profondes” (1981, já aqui visto), de Michel Deville, com Isabelle Huppert e Jean-Louis […]