Wednesday (2022–)

 

 

“The Addams Family” é uma feliz criação de Charles Addams.

Começou como comic nos 30s (bem popular), alargou-se à Televisão nos 60s (igualmente popular e relevante), a Hanna-Barbera criou um cartoon nos 70s (bem divertido), teve direito a dois deliciosos filmes em imagem real (no início dos 90s) e recentemente recebeu duas simpáticas animações.

Tim Burton é grande fã desta família (tem um look e comportamento bem adequados ao autor de “Edward Scissorhands”) e esteve quase a levá-la ao Cinema (Barry Sonnenfeld foi o feliz eleito).

Mas eis que Burton tem agora a sua oportunidade de nos mostrar como quer ilustrar esta bizarra família e universo.

 

Wednesday Addams é uma adolescente muito problemática em todas as escolas onde anda.

Dado o infortúnio causado na mais recente, os pais mandam-na para a Academia Nevermore, onde eles e muitos dos seus antepassados se formaram.

Wednesday vai voltar a fazer sensação e estragos, mas vai descobrir um grande mistério local, que tem dramáticas ligações aos Addams.

 

Criadores: Alfred Gough & Miles Millar, a partir dos personagens criados por Charles Addams

Elenco: Jenna Ortega, Gwendoline Christie, Riki Lindhome, Jamie McShane, Hunter Doohan, Percy Hynes White, Emma Myers, Joy Sunday, Georgie Farmer, Naomi J. Ogawa, Moosa Mostafa, Catherine Zeta-Jones, Luis Guzmán, George Burcea, Isaac Ordonez, Christina Ricci

 

Site – https://www.netflix.com/pt/title/81231974

 

É o universo da Família Addams, agora focado exclusivamente em Wednesday.

Mantém-se o humor negro e bizarro derivado dos desenhos de Charles Addams, ao que acrescenta uma visão obscura do mundo estudantil e académico (imagine-se a Academia de Hogwarts povoada por freaks).

Há um mistério centenário para resolver.

Há algo conspirativo no ar.

Há uma relação passada com os Addams.

Há um mistério digno de whodunit, com muitas surpresas e reviravoltas.

Estamos em formato de série, pelo que é compreensível que se crie uma trama longa e complexa para justificar uns episódios.

Fabuloso trabalho nas áreas de fotografia (atenção às cores do quarto de Wednesday e Enid), cenografia (toda a academia, o baile) e guarda-roupa (o vestido de Wednesday no baile).

Muito bons efeitos visuais (sim, as transformações em monstros não é old school, mas sim em CGI).

O elenco é puro ouro nas suas prestações.

Jenna Ortega é toda uma revelação e um perfeito exercício de casting, dando a Wednesday uma postura bem dark e cínica, de atitude e língua sempre afiada e desarmante.

Emma Myers é adorável na sua simpatia e naturalidade.

A química entre Jenna e Emma é de uma divertida perversidade e contraste (a forma como Wednesday é escuridão, preto & branco e tristeza, com Enid a ser luz, cor e alegria, com a primeira sempre a “destruir” a segunda) e mostram duas pequenas grandes actrizes, com um belo e promissor futuro.

Christina Ricci (sempre linda e cativante) é incrível como uma personagem bem estranha e diferente. A sua presença traz (inteligente) exercício de cinefilia (ela foi uma magnífica Wednesday Addams nos dois filmes feitos nos 90s).

Comparar Jenna com Christina é um exercício estimulante e difícil.

Christina chegou primeiro à personagem e fê-lo com brio. Mas Jenna dá-lhe uma réplica ainda mais sombria.

Sou suspeito (pois adoro a Cristininha e ela é mesmo difícil de superar como Wednesday), mas tenho de reconhecer que Jenna sabe seguir por caminhos ainda mais obscuros e tem a vantagem (as séries são sempre mais implacáveis face aos filmes) de a interpretar mais tempo e conseguir mais desenvolvimento.

Continuo a preferir Christina (chegou primeiro e definiu uma fasquia), mas reconheço que Jenna lhe dá boa luta.

Tim Burton regressa em grande forma, ao registo no qual sempre o gostamos de ver e onde nunca falha.

E é vê-lo deliciado com os ambientes (o prólogo do Pilot é uma delícia de humor negro), num universo que é mesmo feito à medida para ele (os filmes de 1991 e 1993 são muito bons, mas percebe-se que pelas mãos de Burton dariam obras-primas).

Burton até encontra espaço para fazer homenagens e reformulações ao que já fez (a povoação tem algo da de “Edward Scissorhands”, aquele cirque du freak recorda o de “Big Fish”, as peripécias e sustos no bosque trazem ecos de “Sleepy Hollow”).

É o espirito de Charles Addams e da sua original família de volta ao seu melhor, bem visionado pelo olhar igualmente único de Tim Burton.

 

Termina-se o ciclo narrativo, mas deixa-se ponta solta para uma Season 2.

 

Talvez a grande proposta audiovisual do final de 2022, a melhor da quadra e uma das melhores do ano.

Um must absoluto, para fãs de Burton e dos Addams.

 

“Wednesday” está disponível em streaming, via Netflix.

 

Tim Burton foi sempre fã de “The Addams Family” e foi o realizador considerado para os dois filmes feitos nos 90s.

Burton realiza o primeiro episódio e os três seguintes.

 

Danny Elfman, habitual do Cinema de Burton, compõe a música de 4 episódios bem como o main theme.

Elfman volta a compor música para uma adaptação audiovisual de uma comic – os dois “Batman” de Tim Burton, “Dick Tracy” (1990), a trilogia “Men in Black”, os dois primeiros “Spider-Man” de Sam Raimi, “Hulk”, “Hellboy II”, “Avengers: Age of Ultron”, “Justice League”, “Doctor Strange 2”.

 

Christina Ricci interpretou Wednesday Addams em “The Addams Family” (1991) e “Addams Family Values” (1993).

Christina Ricci reencontra-se com Tim Burton, depois de “Sleppy Hollow” (1999).

 

Para interpretar Gomez Addams, Tim Burton quis um actor que se assemelhasse aos desenhos de Charles Addams para o personagem. Gomez era quase sempre interpretado por actores mais esbeltos.

Catherine Zeta-Jones volta ao audiovisual vindo de comics, depois de “The Phantom” e dois filmes de “Zorro”.

Thora Birch (a revelação de “American Beauty”) ia fazer uma aparição, mas saiu do projecto por razões pessoais.

Jenna Ortega foi anunciada como protagonista numa… Quarta-Feira (que é Inglês é… Wednesday).

Ortega volta a adaptações de comics, depois de “Iron Man 3” e “Richie Rich”.

Ortega aprendeu a tocar violoncelo, esgrima, usar arco e flecha, canoagem, Alemão e boxe.

Ortega coreografou a sua dança no baile.

Ortega disse que quando criança fazia autópsias a animais mortos.

Ortega era vegetariana. Com as filmagens incluiu mais peixe na sua dieta.

 

Filmado na Roménia.

 

Cada episódio tem no seu título a palavra “Woe”.

A matrícula do carro dos Addams tem registo em New Jersey. Foi onde nasceu Charles Addams.

A academia tem o nome de “Nevermore”. Num conto de Edgar Allan Poe (que se menciona na série), “The Raven”, o corvo fala de uma certa… Nevermore.

Num momento alguém diz a Wednesday “You are kooky.”. É uma referência à canção da Família Addams – “They’re creepy and they’re kooky, mysterious and spooky … the Addams Family.“.

O café chama-se “The Weathervane”. Charles Addams começou a trabalhar com cartoonista numa revista da Westfield High School.

Sempre que Wednesday toca a campainha no café para chamar Tyler, este diz “You rang?“. É a mesma line que Lurch dizia quando o chamavam, também por campainha, na série televisiva.

 

A série começou a ser exibida numa numa… Quarta-Feira (que é Inglês é… Wednesday).

 

Sobre Charles Addams

https://charlesaddams.com

https://www.lambiek.net/artists/a/addams_charles.htm

https://macabra.tv/10-curiosidades-sobre-charles-addams/

https://www.fantasticfiction.com/a/charles-addams/

 

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