01
Título original – The X-Files
Season 11
Dois anos depois do seu aguardado comeback, eis a nova Season da mítica série.
Com a promessa de resoluções definitivas sobre questões antigas.
Mulder & Scully continuam em pleno esforço no sentido de evitar uma epidemia apocalíptica.
Pelo meio continuam a resolver casos no campo do paranormal e procuram localizar e salvar o filho.
Criador: Chris Carter
Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson
Elenco secundário: Mitch Pileggi, Barbara Hershey, Annabeth Gish, Lauren Ambrose, Robbie Amell, Chris Owens, William B. Davis, Joel McHale, James Pickens Jr.
Site – https://www.fox.com/the-x-files/
Trailers
Após uma Season 10 muito frouxa (só se salva o Episode 3 – escrito por Darin Morgan), a Season 11 reergue a série e fá-la regressar aos seus glory days – conspirações tenebrosas, monstros perigosos, terror religioso, humor surreal, os perigos da Tecnologia, profundidade emocional, abordagem ao passado de alguns personagens secundários, novos e misteriosos personagens e energética dinâmica do duo protagonista.
Chris Carter decidiu pôr sangue novo no departamento criativo e a Season sente isso – os melhores episódios são os que vêm escritos pelos novos elementos, retomando vitalidade, sustos e dinâmica; os “suspeitos do costume” (Carter, Glen Morgan, James Wong e Darin Morgan) acabam por oferecer apenas “rotina”.
Mas nem tudo corre bem.
Como aconteceu nas últimas Seasons do passado e na Season anterior, repetem-se erros lamentáveis e que já não se desculpam – os personagens novos para nada servem e nada acrescentam (a veterana Barbara Hershey está lá para quê?), presença oca de personagens antigos que regressam para nada, eliminação precipitada de vários personagens (os últimos 5 minutos do último episódio entram numa lógica de “mata tudo”) e não se faz o devido aproveitamento aos novos elementos que surgiram na Season 10 (a dupla de jovens agentes Miller & Einstein).
Elogia-se a forma como se procura dar um fim à conspiracy ainda vigente (já era tempo!!!), à forma como se resolve a questão do filho de Mulder & Scully (também já era tempo!!!), a forma como o duo lida com a idade (Mulder usa lentes progressivas e Scully diverte-se com isso) e procura o seu lugar no mundo e como continuar a relação (provavelmente, o melhor elemento narrativo da Season).
Tal como se viu na Season 10, Mulder & Scully metem-se novamente em incríveis cenas de acção, mostrando uma destreza capaz de rivalizar com James Bond ou Jason Bourne.
Fiel à essência da série, muitas surpresas, reviravoltas e surpreendentes respostas.
Excelente trabalho nas áreas de fotografia, cenografia e efeitos visuais.
David Duchovny & Gillian Anderson continuam em grande forma, mostrando que nasceram mesmo para serem Fox Mulder & Dana Scully e para contracenarem.
Se for a última Season, e apesar dos seus erros, até acaba com um fim lógico e coerente.
Dada a ponta solta (o plano final do último episódio), ainda se pode fazer algo numa Season 12 (mas tem mesmo de ser com muita coisa nova a nível narrativo).
A salvar apenas um episódio (por acaso, até se salvam mais), será “The X-Files – S11E07 – Rm9sbG93ZXJz” – quase mudo, tremendamente frio, onde se foca o lado ridículo da Tecnologia e a forma como esta nos deixa vazios, banais e idiotas.
Muito recomendável.
A Season 11 de “The X-Files” terminou ao fim de 10 episódios.
Ainda nada se sabe sobre uma eventual Season 12.
Muitas são as taglines ao longo da Season. Para além do famoso “I Want to Believe”, também surgem “I Want to Lie”, “Accuse Your Enemies of That Which You Are Guilty”, “Salvator Mundi”.
Segundo Gillian Anderson, esta é a sua última participação na série.
Chris Carter diz que se recusa a continuar a série sem ela, pelo que esta Season é mesmo a última. Recentemente disse que ainda tem muitas histórias para contar e que pondera continuar a série (recorde-se que as Seasons 8 e 9 foram quase sem David Duchovny/Mulder).
Ainda não há confirmações de ambos nem luz verde à Season 12.
Sobre a Season 11:
David & Gillian sobre a química entre ambos: