Título Original – Night Moves
Os 70s já não eram tempos para o Film Noir à moda antiga.
Por isso, havia que o revisitar de forma mais moderna.
Eis um bom exemplo.
O prestigiado Arthur Penn (nome importante na renovação do Cinema Americano, nos 60s e 70s) realiza.
Harry Moseby, antigo jogador de football tornado detective privado, é contratado para investigar o desaparecimento de uma rapariga, filha de uma antiga actriz de Hollywood.
A investigação revela contornos sinuosos e um misterioso assassinato.
Para Harry todos são suspeitos, poucos são de confiança e a solução é complicada.
Começa-se com uma clássica detective story (a investigação sobre uma missing person), mas converte-se numa odisseia de um homem violento, seco e céptico, em viagem pela compreensão, tolerância e afectos.
Estamos, portanto, perante uma certa desmontagem do modelo clássico do Film Noir e da Detective Story, procurando manter alguns dos seus arquétipos e juntá-los a alguns elementos temáticos dos 70s (uma época em que a sociedade e o Cinema já não estavam aptos para glamour e classicismo, pois o cepticismo reinava).
Não resulta no seu todo, mas não é um espalhanço.
Um título muito interessante.
Gene Hackman está, como sempre, muito bem, a interpretar um detective entre o clássico e o moderno, na sua atitude e psicologia.
Recomendável.
“Night Moves” não tem edição portuguesa, mas existe noutros mercados. Os preços andam diversos.
Realizador: Arthur Penn
Argumentista: Alan Sharp
Elenco: Gene Hackman, Jennifer Warren, Harris Yulin, Kenneth Mars, Janet Ward, James Woods, Susan Clark, Dennis Dugan, Melanie Griffith
Trailer
Gene Hackman esteve nomeado para “Melhor Actor”, nos BAFTA 1976. Perdeu para Al Pacino em “Dog Day Afternoon” e “The Godfather – Part II”.
O título do filme (e uma cena) vem de um jogo de xadrez verídico. Ocorreu em 1922, na Alemanha, tendo como oponentes K. Emmrich e Bruno Moritz.
Faye Dunaway foi convidada a participar, mas estava ocupada com “Chinatown” (1974, de Roman Polanski, com Jack Nicholson e John Huston; uma brilhante revisitação ao Film Noir, na sua forma mais pura e clássica).
É o filme de estreia de Melanie Griffith. Tinha 17 anos e fez um par de cenas onde aparecia despida.
É a segunda de três colaborações entre Hackman e Penn. As outras são “Bonnie and Clyde” (1967) e “Target” (1985)
A casa do personagem de James Woods pertencia a Phil Kaufman, importante manager do mundo da música.
Numa cena, o protagonista menciona ter jogado contra Alex Karras. Karras era uma estrela do football e era marido de Susan Clark, uma das actrizes do filme.
Num momento, dois personagens falam de um filme de Éric Rohmer, “Ma Nuit Chez Maud” (1969). Penn era um grande admirador do Cinema de Rohmer.
O filme foi um flop na sua estreia. Mas a passagem do tempo originou algum culto. Alguns analistas vêm o filme como um reflexo da sociedade pós-Watergate.
“Night Moves” foi o filme seleccionado para dois eventos dedicados a Arthur Penn – “Tribute to Arthur Penn”, em Sundance 1994; secção “Homage”, em Berlim 2007.