Título original – The Money Trap
Elenco com bons e veteranos nomes, num drama criminal sobre a ganância.
Dois polícias investigam um roubo na casa de um médico milionário. Mas é tanto o dinheiro em causa, que ambos decidem ficar com ele assim que o localizarem.
Pegando numa situação do policial (crime, investigação, suspeitos), segue-se para um modelo de melodrama sobre pessoas à deriva no seu quotidiano e perdidas nos seus sonhos, ganhando contornos noir (“por acaso” entre pessoas que estão ou deviam estar do lado da Lei) quando se torna um conto sobre a ganância desmedida perante oportunidade$ (os contornos noir ficam ainda mais reforçados quando se percebe que os polícias são tão ou mais gananciosos que o “criminoso”).
Parece algo amorfo no seu ritmo, dado que lida com gente desencantada e algo vazia, mas tal serve para acentuar mais a definição moral e comportamental dos personagens.
A história é bem contada e tem relevo humano.
Burt Kennedy era mais associado ao Western (ele escreveu e produziu alguns dos Ranown Westerns – a excelente parceria entre Randolph Scott e Budd Boetticher), mas sai-se bem neste registo.
Bons nomes no elenco, em boa prestação, enfatizando muito bem todo o desencanto dos seus personagens.
Um agradável melodrama policial noir, devidamente apoiado nos seus magníficos actores.
“The Money Trap” não tem edição portuguesa. Existe noutros mercados, a bom preço.
Realizador: Burt Kennedy
Argumentista: Walter Bernstein, a partir do romance de Lionel White (“The Money Trap”)
Elenco: Glenn Ford, Elke Sommer, Rita Hayworth, Joseph Cotten, Ricardo Montalban, Tom Reese, James Mitchum
Trailer
Robert Mitchum foi considerado como protagonista.
O seu filho, James Mitchum, participa.
Robert Ryan e Sterling Hayden também foram considerados.
É o último filme de Josephine Parra.
No Reino Unido estreou em formado double-bill, com “Lady L” (com Paul Newman e Sophia Loren). Ficou sem 12 minutos. Estes só foram repostos quando o filme foi exibido na Televisão.
É o quinto e último filme que Glenn Ford e Rita Hayworth fizeram juntos – “The Lady in Question” (1940), “Show-Business at War” (1943), “The Loves of Carmen” (1948), “Affair in Trinidad” (1952), “The Money Trap” (1965) e, claro, o mais emblemático de todos, “Gilda” (1946).
Ao contrário do que aconteceu nesses filmes, Rita não vê o seu nome em primeiro lugar no genérico (Ford vinha sempre depois) mas sim em terceiro.
Sobre Glenn & Rita
https://moviestvnetwork.com/stories/rita-and-glenn
Sobre Lionel White
https://www.goodreads.com/author/show/205905.Lionel_White
https://www.fantasticfiction.com/w/lionel-white/