Ouvem-se Tambores ao Longe (1939)

 

 

Título original – Drums Along The Mohawk

 

Um dos primeiros e mais belos filmes a cores e de John Ford.

 

Um casal começa a sua nova vida numa zona minada por conflitos entre os colonos e os Mohawk.

Odisseia dos pioneiros americanos face às adversidades naturais e a hostilidade dos nativos.

Jornada de uma mulher que abandona o luxo da sua vida em pró do esforço em ajudar o marido na construção de um património conjunto.

Ilustração da dinâmica de uma pequena comunidade na afirmação dos seus valores e na criação de uma pequena sociedade.

É aventura (os confrontos dos colonos contra o inimigo) e é drama (um casal que procura adaptar a sua relação aos desafios do local).

É Cinema épico (a dimensão humana, o uso do espaço, as batalhas) e é Cinema Fordiano (toda aquela riqueza e variedade humana).

É um maravilhoso exercício em glorioso e lindíssimo Technicolor, que é toda uma referência.

É John Ford ao máximo do seu Cinema, com toda aquela palette humana habitual (o baile, a ajuda comunitária, as conversas entre homens e mulheres), sempre com belas imagens (o casamento, a festa do casamento, a chegada à nova casa, Lana a ver a ida da campanha, o regresso dos heróis, a corrida de Gil ao amanhecer).

Performances de muito bom nível, com destaque para uma encantadora Claudette Colbert (o seu olhar), um firme Henry Fonda (a sua serenidade nos momentos decisivos) e uma aguerrida Edna May Oliver (a sua atitude).

É uma pérola de Cinema e do Cinema Fordiano, de grande riqueza humana e visual.

 

”Drums Along The Mohawk” não tem edição portuguesa. Existe noutros mercados, a bom preço.

Realizador: John Ford

Argumentistas: Lamar Trotti, Sonya Levien, William Faulkner (sem crédito), Bess Meredyth (sem crédito), a partir do romance de Walter D. Edmonds

Elenco: Claudette Colbert, Henry Fonda, Edna May Oliver, John Carradine, Robert Lowery, Ward Bond

 

Trailer

 

Clips

 

Backstage

 

Larry Cohen sobre o filme

 

Orçamento – 2 milhões de Dólares

 

Edna May Oliver foi nomeada para “Melhor Actriz Secundária”, nos Oscars 1940. Perdeu para Hattie McDaniel e “Gone with the Wind” (Hattie McDaniel é a primeira afro-americana a ganhar um Oscar). É a única nomeação de Oliver.

O romance de Edmonds baseia-se na vida de muitos colonos que viveram no vale em causa.

O argumento baseia-se em eventos verídicos.

Devido à iminência da Segunda Guerra Mundial, John Ford decidiu remover a presença negativa das tropas britãnicas no argumento.

Linda Darnell foi considerada como protagonista.

Ward Bond vê o seu nome muito secundário, mas é dos actores com mais screen time.

Henry Fonda é descendente dos Fondas que se estabeleceram no Mohawk Valley, em meados do Século XVII.

É o primeiro filme de John Ford a cores e em Technicolor.

Filmado no Utah, em Duck Creek, Strawberry Valley, Mirror Lake, Navajo Lake, Sidney Valley e no Cedar Breaks National Monument.

Na cena em que se aproxima o cerco ao forte, vê-se uma casa a ser queimada. Foi mesmo queimada uma casa e muito do fumo deriva da queima de pneus. O uso de matte paintings permite um efeito mais espectacular.

O filme foi um grande sucesso de público e crítica.

O filme foi alvo de um rigoroso restauro em 2007, com o apoio do Academy Film Archive e da The Film Foundation.

Sobre Walter D. Edmonds

https://www.goodreads.com/author/list/97200.Walter_D_Edmonds

https://www.thriftbooks.com/a/walter-d-edmonds/225368/

https://www.nytimes.com/1998/01/28/arts/w-d-edmonds-dies-at-94-author-of-historical-novels.html

https://www.fantasticfiction.com/e/walter-d-edmonds/

 

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