Título original – Spies Like Us
Um apto realizador para comédia reúne dois grandes comediantes.
Vale a pena espiar esta comédia?
Sim.
Dois funcionários dos Serviços Secretos Americanos são enviados para o terreno, mas só para serem iscos.
Mas a verdade é que os dois trapalhões vão mesmo levar a missão a bom rumo.
John Landis. Chevy Chase. Dan Aykroyd.
Aqui não há aldrabice.
Com estes senhores a comandar o filme, já se sabe o que se pode contar.
Interpretação, sob o prisma da comédia burlesca, dos jogos da intelligence americana (findo o filme, questionamos mesmo se há inteligência naquela área), onde se remete para o ridículo um conjunto de esquemas e logísticas dos blocos americanos e soviéticos, da paranóia do nuclear na Cold War e dos excessos militaristas da era Reagan (que, num momento, chega a ser visto num filme… musical – Ronald Reagan era actor de Cinema antes de ser o Presidente dos USA).
É tudo rábula, é tudo para rir.
Todo a abordagem humorística tanto serve para o entretenimento do espectador como para evidenciar a muita palermice que governava (e ainda governa) a nação americana (e muitas do mundo) dentro destes contextos – o teste, o treino, a apresentação dos doctors, a operação cirúrgica, as negociações finais.
Elmer Bernstein diverte-se ao compor um score que recorda “Lawrence of Arabia”.
Não é um John Landis vintage (isso é para “Animal House”, “An American Werewolf in London”, “The Blues Brothers”, “Trading Places”, “Three Amigos”), mas o cineasta sabe como divertir, ter timing e ritmo, entregando o seu habitual toque de burlesco clássico, com uns toques actioner (a perseguição) e, como sempre, muita beldade desejável.
Todo o elenco se presta à brincadeira.
Chevy Chase e Dan Aykroyd são dois monstros sagrados da comédia e ei-los a voltar a provar tal, em excelente sintonia (com o tom do filme e entre eles).
A “seriedade” dos jogos políticos e das secretas vistos pela loucura de John Landis, ajudado por dois grandes comediantes em grande forma.
“Spies Like Us” não tem edição portuguesa. Existe noutros mercados, a bom preço.
Realizador: John Landis
Argumentistas: Dan Aykroyd, Dave Thomas, Lowell Ganz, Babaloo Mandel
Elenco: Chevy Chase, Dan Aykroyd, Donna Dixon, Bruce Davison, William Prince, Steve Forrest, Frank Oz, Bernie Casey
Trailer
Clips
Orçamento – 22 milhões de Dólares
Bilheteira – 60 milhões de Dólares (USA); 77 (mundial)
Inicialmente ia ser protagonizado por Dan Aykroyd e John Belushi (que já tinham trabalhado juntos e com John Landis, em “The Blues Brothers”, em 1980).
Belushi faleceu antes da entrada do filme em produção, pelo que Chevy Chase foi chamado.
Os autores queriam homenagear a saga “Road to …” (com Bob Hope e Bing Crosby).
O filme que o personagem de Chevy Chase vê é “She’s Working Her Way Through College” (1952, com Virginia Mayo e Ronald Reagan).
A “Ace Tomato Company” é uma referência a uma companhia criada pela CIA nos 50s, para operações clandestinas na América do Sul.
O filme ia terminar com a destruição do mundo, mas nos primeiros screening tests o público desaprovou tal final. Filmou-se um novo.
Cameos de gente ilustre do Cinema – Charles McKeown, Terry Gilliam, Derek Meddings, Ray Harryhausen, Robert Paynter, Bob Hope, Joel Coen, Sam Raimi, Michael Apted, B.B. King, Larry Cohen, Martin Brest, Costa-Gavras, Bob Swaim.
Dan Aykroyd & Donna Dixon são marido e esposa.
No mesmo ano, Chevy Chase estreava mais duas comédias – “Fletch” e “National Lampoon’s European Vacation”. Ambas foram sucessos, mas ligeiramente inferiores a “Spies Like Us”. Curiosamente essas duas comédias tiveram sequelas, o filme de Landis não.
No mesmo ano, John Landis faria outro filme – “Into the Night” (com Jeff Glodblum e Michelle Pfeiffer). Dan Aykroyd e B.B. King fazem cameos.
Landis e Chase reencontrar-se-iam em “Three Amigos” (1986).
A canção “Spies Like Us” foi escrita a cantada por Paul McCartney. Foi um sucesso de vendas e o próprio John Landis realizou o videoclip.
O filme teve reacção hostil da crítica, mas foi um sucesso de público.
A série “Family Guy” homenageou o filme no episódio “Spies Reminiscent of Us” (que até teve como convidados… Dan Aykroyd e Chevy Chase).