“Avatar” surgiu em 2009 e James Cameron voltou a causar uma revolução no Cinema, dentro da tecnologia cinematográfica (o uso do 3-D para nos meter dentro de um mundo, o realismo da performance capture) e no cinema-espectáculo (nisso, o autor de “Terminator 2” sabe sempre deixar o espectador de queixo caído e com os olhos cheios).
O filme foi um enorme sucesso (o maior de sempre, até então – foi recentemente superado por “Avengers: Endgame”, em 2019).
Cameron prometeu sequelas. E cá vem a primeira.
Jake e Neytiri vivem felizes em Pandora e até já construíram família.
Mas uma nova ameaça surge sobre o planeta e ambos devem organizar uma acção de resistência e salvar Pandora.
James Cameron realiza.
Para gáudio dos fãs (e dos de “The Abyss”), o cineasta vai regressar à água neste filme.
Cameron volta a ser autor do argumento, agora na companhia de Josh Friedman (“Terminator: Dartk Fate”, “Terminator: The Sarah Connor Chronicles”).
No elenco regressam Zoe Saldana, Sam Worthington, Giovanni Ribisi, CCH Pounder, Sigourney Weaver e Stephen Lang (vamos ver com se justificam o regresso destes dois últimos, tendo em conta o que aconteceu aos seus personagens).
A chegarem estão Michelle Yeoh, Oona Chaplin, Jemaine Clement, Cliff Curtis e Kate Winslet (que assim se reencontra com Cameron depois de “Titanic” – e já se devem ter reconciliado, pois na época, Kate praticamente que jurou que nunca mais trabalharia com o cineasta).
“Avatar: The Way of Water” estreia no nosso país a 15 de Dezembro de 2022. Alguns países vão repor “Avatar” umas semanas antes.
Mas as coisas não vão ficar por aqui – “Avatar 3”, “Avatar 4” e “Avatar 5” chegam, respectivamente, em 2024, 2026 e 2028.
Mas já chega de paleio e vamos lá ter um primeiro cartão de visita a este admirável mundo novo (que agora nos mostra a beleza do seu lado aquático).