O mundo dos videogames é um sucesso e muitos são propícios a filmes.
A PlayStation tem jogos de grande nível. “Uncharted” é um deles e um dos mais populares.
O Cinema hà muito que o persegue.
Eis a adaptação.
Nathan Drake é órfão e há muitos anos que perdeu o contacto com o irmão Sam, com quem partilha grandes sonhos de viagens e descobertas de mundo e tesouros.
Nathan é contactado pelo misterioso Victor “Sully” Sullivan, que procura o tesouro perdido de Fernão Magalhães e tem indícios sobre o paradeiro de Sam.
E assim se inicia uma louca aventura, plena de peripécias, perigos, mistérios e traições.
Recuperação jovem, dinâmica e feliz do modelo de aventura arqueológica (é bem visível a influência da saga “Indiana Jones” – que vai ter o seu quinto episódio em 2023), onde se brinca com aspectos da História (seguindo um modelo criado na muito divertida saga “National Treasure” – continua-se a pensar em terceira aventura, mas também se fala em reboot através de série televisiva), pegando numa estratégia narrativa de seguir pistas que conduzem a outras e assim sucessivamente (e assim se continua o modelo narrativo de Dan Brown, que fez escola com o seu incontornável “The Da Vinci Code” e sucedâneos), ao serviço de um actioner que sabe usar bem a sua origem do mundo dos videogames (as movimentações dos personagens, as plataformas, os cliffhangers, as peripécias bigger than life), conseguindo-se também um simpático regresso de uma componente buddy-buddy movie 80s (a relação entre os protagonistas).
Claro que é exagerado pensar-se que temos aqui o “´Raiders of the Lost Ark` do Seculo XXI” ou para as novas gerações. O género e esse monumento do género vivem à base de practical effects e stunts reais, mas hoje em dia tudo vive à base de efeitos digitais, pelo que se perde algum realismo.
Mas pode-se ver aqui um filão muito interessante de exploração, sendo bem apelativo à curiosidade histórico-científica de cada um (o filme permite olharmos para Barcelona por outro prisma).
Excelente trabalho nas áreas de fotografia e efeitos visuais (a batalha final entre barcos e helicópteros é um must).
Ruben Fleischer já tinha mostrado bom jeito para um cinema dinâmico, jovem, descontraído, despretensioso, honesto e profissional, sabendo dar relevo aos personagens (o dupleto “Zombieland”). E assim continua um bom caminho.
Elenco em performance bem descontraída, em óptima sintonia entre si.
Tom Holland & Mark Wahlberg convencem e merecem voltar a trabalhar juntos. O argumento deveria ter mais consideração por Holland (que é sempre simpático), pois destoa um pouco vê-lo em performances heróicas mais dignas de Harrison Ford ou Sylvester Stallone. Algo a corrigir nas sequelas.
Sophia Ali é uma deslumbrante revelação que merece atenção.
É um dos melhores videogame movies até ao momento, que nos faz acreditar que nem tudo está perdido no action adventure cinema moderno.
Nota – há duas cenas durante o genérico final, que podem apontar para um “Uncharted 2”.
“Uncharted” está em final de carreira nas nossas salas. Já se move em streaming nalguns países.
Realizador: Ruben Fleischer
Argumentistas: Rafe Judkins, Art Marcum, Matt Holloway, Jon Hanley Rosenberg, Mark D. Walker, a partir do jogo da PlayStation
Elenco: Tom Holland, Mark Wahlberg , Antonio Banderas, Sophia Ali, Tati Gabrielle
Site – https://www.unchartedmovie.com
Orçamento – 120 milhões de Dólares
Bilheteira – 146 milhões de Dólares (USA); 394 (mundial)
O projecto começa em 2010. Pretende-se adaptar o jogo “Uncharted: Drake’s Fortune” (2007). David O. Russell é anunciado como realizador, com Nathan Fillion (“Castle”, “Firefly”) como protagonista. Mark Wahlberg também é considerado. Robert De Niro e Joe Pesci são considerados como secundários.
Em 2014, Neil Burger é considerado como realizador, seguido de Seth Gordon. Shawn Levy entra em cena e chama Tom Holland como protagonista. Dan Trachtenberg e Travis Knight ambém se movem em campo, mas nada acontece.
Ruben Fleischer fica definitivo como realizador, Holland mantém-se como protagonista e Wahlberg é também chamado.
Para interpretar Victor Sullivan, Mark Wahlberg teve de derrotar concorrência pesada – Chris Pratt, Chris Pine, Bryan Cranston, Jake Gyllenhaal, Chris Hemsworth, Woody Harrelson e Matthew McConaughey.
Nathan Fillion interpretou Nathan Drake numa curta-metragem feita por fãs – “Uncharted – Live Action” (2018), o que teve excelente feedback pelos fãs do jogo, que viam Fillian como perfeito para o personagem.
Filmado em Barcelona.
Holland treinou de forma a ganhar massa muscular e agilidade.
Segundo Holland, este foi o filme que mais lhe exigiu do ponto de vista físico.
É o filme mais caro, até agora, feito por Fleischer. (“Zombieland” ficou pelos 24 milhões de Dólares, “Gangster Squad” pelos 60, “Venom” nos 100 e “Zombieland 2” ficou nos 42.
Wahlberg compara o filme à saga “Indiana Jones” e a “The Thomas Crown Affair”.
Wahlberg diz que o seu contrato é para apenas um filme.
Tom Holland é um dos executive producers.
Assim que terminou as filmagens de “Uncharted”, Holland começou as de “Spider-Man: No Way Home”.
“Uncharted 4: A Thief’s End” (2016) é forte inspiração no filme. É o jogo favorito de Holland, dentro da saga.
Wahlberg tem alergia a gatos. Mas o seu personagem tem um.
A cena com os barcos e a do leilão derivam de “Uncharted 4”.
A cena no avião deriva de “Uncharted 3: Drake’s Deception”.
Cameo de Nolan North (a voz de Nathan Drake nos jogos) – o hóspede no hotel, que é abordado por Nathan.
A traição deriva de “Uncharted 2”.
O filme ia estrear em Julho de 2021, mas foi adiado para Fevereiro de 2022 devido à pandemia Covid-19.
“Uncharted” junta-se à longa lista de filmes feitos a partir de videogames, com diferentes resultados – “Warcraft” (2016), “Prince of Persia” (2010), “Silent Hill” (2006), “Hitman: Agent 47” (2015), “Street Fighter” (1994), “Mortal Kombat” (1995), “Max Payne” (2008), “Need for Speed” (2014), “Lara Croft: Tomb Raider” (2001), “Resident Evil” (2002), “Tomb Raider” (2018), “Sonic” (2020), “Monster Hunter” (2021), “Rampage” (2018), “Assassin’s Creed” (2016) e “Mortal Kombat” (2021).
Sobre a PlayStation e “Uncharted”
https://www.playstation.com/pt-pt/
https://www.playstation.com/pt-pt/
https://www.playstation.com/pt-pt/uncharted/