Atira a Mamã do Comboio (1987)

 

 

Título original – Throw Momma from the Train

 

Fabuloso duo de comediantes, numa variação cómica de “Strangers on a Train”.

 

Um marido quer despachar a sua esposa. Um filho quer despachar a sua mãe.

O que fazer? Trocar os crimes, pois claro.

Mas quem vai ser o primeiro a fazê-lo?

Tal como no clássico do Master of Suspense, temos uma intriga sórdida sobre homicídio, motivações, psicologia na relação dos criminosos, a relação dúbia entre “parceiros no crime”, a culpa, o castigo, a perseguição do indivíduo perturbado ao normal, a cumplicidade/complacência do espectador sobre quem vai matar e… comboios.

Só que tudo “descarrila” no campo da comédia, onde todas as confusões e equívocos param na estação do riso (as tentativas de assassínio recordam alguns cartoons da Warner, nomeadamente os do Willie Coyote).

Mas não se enganem. A par de (muitos) momentos de comicidade há (vários) momentos com suspense (as tentativas de assassínio, os planeamentos, a tentativa final).

A par das gargalhadas e sustos, há a singela história da amizade entre dois homens (comovente o momento em que Owen mostra a Larry a sua colecção de moedas), sendo afinal cada um uma pessoa simples, com os seus dramas e em busca de uma ajuda amiga.

Danny DeVito dirige com muita competência, ritmo, boas ideias de mise en scène (as diversas tentativas de homicídio), equilibrando comédia e suspense de forma muito inteligente.

Bom elenco em óptimo registo.

Danny DeVito e Billy Crystal são dois talentos para a comédia, convencem, divertem (e divertem-se) e têm magnífica química.

Anne Ramsey é a típica mãezinha insuportável, num estupendo trabalho.

É uma brincadeira a Hitchcock, mas muito divertida e inteligente.

 

“Throw Momma from the Train” não tem edição portuguesa. Existe noutros mercados, a bom preço.

Realizador: Danny DeVito

Argumentista: Stu Silver

Elenco: Danny DeVito, Billy Crystal, Kim Greist, Anne Ramsey, Kate Mulgrew, Branford Marsalis, Rob Reiner, Bruce Kirby, Annie Ross, Oprah Winfrey, Olivia Brown, Raye Birk

 

Trailer

 

Clips

 

Orçamento – 14 milhões de Dólares

Bilheteira – 57 milhões de Dólares

 

Anne Ramsey esteve nomeada para “Melhor Actriz Secundária”, nos Oscars 1988. Perdeu para Olympia Dukakis em “Moonstruck”.

Nomeações nos Globos de Ouro 1988 – Danny DeVito para “Melhor Actor – Comédia/Musical” (ganhou Robin Williams em “Good Morning, Vietnam”) e Anne Ramsey para “Melhor Actriz Secundária” (ganhou Olympia Dukakis em “Moonstruck”).

Danny DeVito foi nomeado para “Actor mais cómico”, nos American Comedy 1988. Perdeu para Robin Williams em “Good Morning, Vietnam”.

Anne Ramsey foi a “Melhor Actriz Secundária”, nos Saturn 1988.

“Melhor Música”, nos BMI Film & TV 1988.

O filme inspira-se em “Strangers on a Train” (1951, de Alfred Hitchcock). Momentos do filme podem ser visto em “Throw Momma from the Train”.

A Orion pediu à Warner Bros. licença para fazer referências a “Strangers on a Train”, mas o estúdio negou-se. Mas como a Warner queria fazer “Arthur 2” e “Artur” era propriedade da Orion. Assim que a Orion cedeu os direitos à Warner, esta cedeu o uso do filme de Hitchcock. “Arthur 2” foi um flop e “Throw Momma from the Train” foi um sucesso.

 

O título vem de uma canção de Patti Page.

 

No início do projecto, Bill Murray foi considerado para Larry Donner e Robin Williams foi considerado para Owen Lif.

Joe Pesci, Dudley Moore, Bob Hoskins, Christopher Lloyd, John Goodman, Michael Keaton, John Lithgow e John Candy foram considerados para interpretar Owen.

Tom Hanks foi considerado para Larry, mas teve de recusar por conflitos de agenda.

Danny DeVito queria interpretar Larry.

Brian De Palma ia fazer um cameo, mas teve de recusar pois estava ocupado.

 

Billy Crystal e Danny DeVito estavam sempre a pregar partidas a Kate Mulgrew.

A voz de Anne Ramsey estava alterada devido ao seu recente tratamento a um cancro na garganta. Durante as filmagens ainda foi alvo de várias cirurgias, mas nunca pediu a Danny DeVito ausências ou desculpas para não trabalhar.

O momento em que Owen mostra a Larry a sua colecção de moedas deriva de um hábito de Danny DeVito na sua infância. Danny gostava de coleccionar e partilhar as suas colecções e interesses.

A sertã que Owen usa em Larry é de borracha. Vendo-se o momento frame by frame, consegue-se vê-la a dobrar um pouco. Tal momento demorou 12 takes.

Num momento, Owen viaja num táxi Sunset – é uma referência à série “Taxi” (1978, onde Danny DeVito se revelou; o seu personagem era da companhia Sunshine Cab Co.).

Num momento, Anne Ramsey dá mesmo uma bofetada a Danny DeVito. Foi a pedido de Danny.

No momento do salvamento no comboio, é Anne Ramsey que faz a stunt.

 

A crítica dividiu-se, mas o público adorou.

 

Anne Ramsey faleceria um ano depois.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s