Título original – Ruthless People
Um duo de grandes comediantes numa louca comédia.
Um jovem casal vê a sua vida desgraçada por um mesquinho empresário.
Para se vingarem, raptam-lhe a mulher e exigem um elevado resgate.
Só que o marido fica bem contente com tal e não está interessado no negócio.
Para ajudar, a raptada revela-se uma grande chatice.
Comédia destravada à volta de um tema habitualmente dramático (rapto e resgate), variando alguns arquétipos (o marido quer despachar a esposa raptada, a vítima é incómoda, os raptores são simpáticos e com boas intenções e razões, os aliados do marido são nocivos).
É, portanto, um desfile de ruthless people (com a ironia de serem as “vítimas”), com a kind people a serem os “criminosos”.
E é nisso que reside a diversão, graças a um argumento criativo, engenhoso, pleno de humor e personagens variados, apostando num conjunto de equívocos, percalços e enganos, com mutos eventos loucos.
Divertido genérico inicial.
Boa banda sonora, com muitos nomes populares.
Final louco, cheio de voltas e reviravoltas, com muita confusão.
Os ZAZ dirigem em sintonia com o estilo e ritmo de humor louco que lhes deu reputação, embora aqui estejamos menos no campo do absurdo e mais no campo da comédia clássica.
Muito bom conjunto de actores, em óptima prestação.
Danny DeVito é hilariante como marido falsamente angustiado.
Bette Midler é desconcertante como esposa irritante, que todos querem despachar.
Uma eufórica comédia criminal, com dois grandes comediantes, que é uma das melhores comédias dos 80s.
“Ruthless People” não tem edição portuguesa. Existe noutros mercados, a bom preço.
Realizadores: Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker
Argumentista: Dale Launer, (eventualmente) a partir do conto de O. Henry (“The Ransom of Red Chief”)
Elenco: Danny DeVito, Bette Midler, Judge Reinhold, Helen Slater, Anita Morris, Bill Pullman
Trailer
Clips
A canção de Mick Jagger
Orçamento – 11 milhões de Dólares
Bilheteira – 71 milhões de Dólares
Bette Midler foi a “Actriz mais cómica”, nos American Comedy 1987. Danny DeVito concorreu “Actor mais cómico”, mas foi derrotado por Woody Allen em “Hannah and Her Sisters”.
Danny DeVito esteve nomeado para “Melhor Actor – Comédia ou Musical”, nos Globos de Ouro 1987. Perdeu para Paul Hogan em “Crocodile Dundee”.
É o primeiro argumento de Dale Launer.
Os ZAZ costumavam realizar a partir de argumentos criados por eles. Mas o líder da Disney (Michael Eisner, que já tinha trabalhado na Paramount com os ZAZ) disse-lhes que tinha um excelente argumento e queria mesmo que eles o realizassem. O trio não se pode negar, pois também se deliciou com argumento.
O conto de O. Henry envolve o rapto de uma criança, filho de um empresário, que se recusa a pagar o resgate, com os raptores a descobrirem que a criança é insuportável e devolvem-na.
Launer afirmou que leu o conto, mas que não se inspirou conscientemente nele para a criação do argumento. Launer afirmou que a ideia veio do (famoso) rapto de Patricia Hearst.
Madonna ia ser a protagonista, mas teve muitos conflitos criativos com os realizadores. Bette Midler foi então chamada.
Primeiro filme de Bill Pullman.
O filme tem também (muitas) semelhanças narrativas com “Too Many Crooks” (1959).
O filme marcava uma mudança face ao tipo de comédias que os ZAZ tinham feito até então (“Airplane” em 1980, “Top Secret” em 1984).
A banda sonora conta com canções de artistas populares como Mick Jagger, Luther Vandross, Billy Joel, Paul Young, Kool and The Gang, Bruce Springsteen.
Bette Midler e Danny DeVito consideraram, inicialmente, que o filme era terrível e que as suas carreiras iriam terminar. Nada disso aconteceu. O filme foi um enorme sucesso, teve elogios e prémios e as carreiras de ambos não pararam.
Bette e Danny reencontrar-se-iam em “Get Shorty” (1995).
Bette Midler iniciou um generoso contrato com a Touchstone Pictures (propriedade da Walt Disney Films) – “Ruthless People” (1986), “Down and Out in Beverly Hills” (1986), “Outrageous Fortune” (1987), “Big Business” (1988).
Bette Midler e Anita Morris interpretariam a mesma personagem em duas versões de “Down and Out in Beverly Hills” – Midler no filme, Morris na adaptação televisiva.
Jim Abrahams e Bette Midler rencontrar-se-iam em “Big Business” (1988).
Foi o último filme assinado pelos ZAZ. Cada um deles seguiria uma carreira autónoma.