Comédia negra sobre os encontros familiares de Natal.
Um grupo de amigos encontra-se para as celebrações de Natal.
Muita emoção (e libertação) na festa.
Mas há um problema – todos vão morrer nessa noite, devido a uma pandemia mundial.
Filme sobre o Natal tanto dão para ternurentos (ou lamechas) dramas (ou dramalhões) como para comédias (desde as mais inteligentes às mais parvas).
Aqui entramos no campo do humor negro, mostrando como o lado patético do ser humano surge sempre que há (grande) agrupamento de pessoas, relações intensas, situações por resolver, emoções por libertar e tragédias inevitáveis.
Mais ainda, o que faz o filme bem pertinente nos nossos dias, é que tudo ocorre em tempos de uma pandemia (portanto, tem ressonância com a do Covid-19).
Não é o “documentário” que os tempos actuais pedem, mas já se consegue uma divertida ilustração das mudanças sociais que se deram nos últimos dois anos.
O resultado, ainda que não inteiramente fluido, profundo, dinâmico e devidamente exagerado ou “realista”, é suficientemente divertido, graças ao diálogo aberto e à galeria de personagens.
Pena que o final caia num exagero dramático e desnecessário, que destoa com algum do bom humor que marcou os dois primeiros actos.
Bom conjunto de canções.
Elenco com bons nomes, a cumprirem muito bem, em boa sintonia com o tom e entre si.
Uma forma simpática de nos rirmos dos clichés de uma quadra e tempos que são muito propícios a tal.
“Silent Night” move-se em streaming nalguns países. Não há notícias sobre se irá estrear nas nossas salas.
Realizador: Camille Griffin
Argumentista: Camille Griffin
Elenco: Keira Knightley, Matthew Goode, Annabelle Wallis, Lucy Punch, Lily-Rose Depp, Sope Dirisu, Kirby Howell-Baptiste, Rufus Jones, Davida McKenzie, Roman Griffin Davis, Gilby Griffin Davis, Hardy Griffin Davis, Trudie Styler
Site – https://www.marv.com/future.html
“Melhor Argumento”, “Prémio do Público”, em Sitges 2021.
É o primeiro filme de Camille Griffin. Até então tinha feito apenas curtas-metragens.
Produção de Matthew Vaughn.
Reencontro entre Keira Knightley e Matthew Goode, depois de “Imitation Game” (2014) e “Official Secrets” (2019).
Keira Knightly contracena com Lily-Rose Depp. Lily é filha de Johnny Depp. Keira contracenou com Johnny nos primeiros três episódios da saga “Pirates of the Caribbean”.
Os três filhos de Camille Griffin (Roman Griffin Davis, Gilby Griffin Davis e Hardy Griffin Davis) interpretam os filhos dos personagens de Keira Knightley e Matthew Goode.
O filme terminou as filmagens dias antes do primeiro confinamento na Inglaterra, devido à pandemia Covid-19. Filmagens adicionais foram feitas em Setembro de 2020.