Título original – Army of Thieves
“Army of the Dead” (2021) marcou o regresso de Zack Snyder ao terror zombie (a sua carreira cinematográfica começou com o excelente remake do “Dawn of the Dead” de George A. Romero).
A combinação de heist movie, actioner e zombie terror funcionava e logo se falou em prequelas, sequelas, spin-offs, série e comics.
Alguém viu potencial no personagem do larápio alemão e aqui vem um spin-off sobre ele.
Ludwig Dieter é um ladrão de bancos bem engenhoso. As suas capacidades despertam a curiosidade de uma misteriosa mulher, que coloca Dieter em contacto com um grupo de larápios.
Todos juntos vão efectuar uma série de audaciosos assaltos a grandes bancos.
Mas para Dieter é uma missão pessoal – ele procura um misterioso e antigo artefacto, há muito cobiçado por ele.
Heist movie em espírito de equipa (variada em personalidades, mas bem preenchida de grunhos, broncos e brutamontes, ainda que com elementos sentimentais), com algum humor, bastante simpatia e uma simplicidade humilde centrada no protagonista.
Nada de novo ou revolucionário no género (isto não é rival para “Gambit”, “The Thomas Crown Affair” ou “The Italian Job” – em qualquer um dos casos é ao original que me refiro, como é óbvio), mas o resultado é entretido e dinâmico.
Muito boa fotografia.
Boas locations.
Mathias Schweighöfer convence nas duas funções (actor e realizador) – é simpático, natural e modesto na criação do seu Dieter; como director mostra que aprendeu algumas “piruetas visuais” com Zack Snyder, mas também sabe seguir o seu ritmo e tom, mostrando ser criativo e sensível. Um actor e realizador que promete nas duas funções e merece atenção.
Nathalie Emmanuel é sempre uma querida.
Um entretido heist movie, que funciona de forma autónoma, mas que liga bem com o titulo que o origina, dando um correcto desenvolvimento a um personagem com potencial.
“Army of Thieves” está disponível via Netflix.
Realizador: Matthias Schweighöfer
Argumentistas: Zack Snyder, Shay Hatten, a partir de personagens criados por Zack Snyder
Elenco: Matthias Schweighöfer, Nathalie Emmanuel, Ruby O. Fee, Stuart Martin, Guz Khan, Jonathan Cohen, Noémie Nakai
Site – https://www.netflix.com/pt/title/81185548
“Army of the Dead: The Prequel” – era o título inicial.
Produção de Zack Snyder.
Um momento, Brad põe uma máscara de Richard Nixon antes do assalto. É uma referência a “Point Break” (1991; neste filme, os assaltantes usavam mascaras com o rosto de vários ex-Presidentes dos USA).