Uma Pistola para Ringo (1965)

 

A Pistol for Ringo - Poster 2

 

Título original – Una Pistola per Ringo

Título internacional – A Pistol for Ringo

 

Perante o sucesso de “A Fistful of Dollars” (1964; o filme que apontou os nomes de Sergio Leone e Clint Eastwood, tendo definido um novo género – o Western-Spaghetti), não se tardou em explorar o filão.

Uma saga relevante é a de Ringo.

Consagrou também dois nomes – Duccio Tessari e Giuliano Gemma.

 

Ringo é um jovem e rebelde pistoleiro.

A sua destreza é convocada pelo sheriff local, no sentido de salvar um grupo de reféns.

A Pistol for Ringo - screenshot 9

Western Spaghetti que usa uma situação mais típica do actioner (cerco, reféns), mas por onde passam os arquétipos da revisão italiana ao mais puro género cinematográfico americano.

Estão lá o anti-herói céptico e cínico, o vilão sujo e verdadeiramente mau, muita violência, elevado body count, visão desencantada dos tempos dos cowboys.

A Pistol for Ringo - screenshot 3

A Pistol for Ringo - screenshot 4

Mas há diferenças face ao modelo de Western fatto in Italia.

A diferença passa por Ringo.

Ringo tem algo do típico anti-herói do Western-Spaghetti (só pensa nos seus interesses, joga com os diversos elementos em cena, é cínico), do habitual herói do Western (é hábil com armas de fogo), mas tem algo de novo e diferente (tem jeito com armas mas procura distância delas, sabe matar mas procura o sossego, é limpinho, é galante, é erudito, tem charme, veste-se bem, é simpático – vemo-lo a brincar com crianças e a pô-las salvo quando surgem inimigos -, bebe leite em vez de whiskey e tem princípios dos quais não abdica – o que origina muitos momentos e comentários divertidos).

A Pistol for Ringo - screenshot 6

Tudo este mix resulta, o resultado entretém e foi suficiente para deixarem filme e personagem no mapa.

A Pistol for Ringo - screenshot 1

A Pistol for Ringo - screenshot 2

A Pistol for Ringo - screenshot 5

Para tal muito ajuda a postura de um magnífico Giuliano Gemma (aqui com o pseudónimo internacional de Montgomery Wood), pleno de charme, virilidade, presença máscula e carisma heróico, (bem) acrobático, sempre encantador e divertido.

Fernando Sancho cria um repulsivo vilão.

Nieves Navarro dá uma certa sensualidade latina.

Lorella De Luca (Hally Hammond) oferece sensibilidade.

A Pistol for Ringo - screenshot 7

Duccio Tessari já tinha experiência em no género (tinha co-escrito “Per Un Pugno di Dollari” para Sergio Leone – o filme que abriu a vaga do Western-Spaghetti).

A sua estreia no género (como realizador) é de bom nível.

Menos estilizado que Sergio Leone, menos brutal que Sergio Corbucci, Tessari mantém o vigor da action (as confrontações), sendo de encenação mais clássica e menos preocupada com vanguardismos.

A Pistol for Ringo - screenshot 10

Excelente score de Ennio Morricone (o grande Maestro para este género).

A Pistol for Ringo - screenshot 11

Um clássico do Western Spaghetti, que revelou um personagem icónico para o género (perfeitamente a par com o Django de Franco Nero e o The Man With No Name de Clint Eastwood).

 

Obrigatório.

 

“A Pistol for Ringo” não tem edição portuguesa, mas existe noutros mercados, a bom preço.

A Pistol for Ringo - screenshot 12

Realizador: Duccio Tessari

Argumentistas: Duccio Tessari, Alfonso Balcázar

Elenco: Giuliano Gemma, (como Montgomery Wood), Fernando Sancho, Lorella De Luca (como Hally Hammond), Nieves Navarro, Antonio Casas, George Martin

 

Trailer

 

O Main Score de Ennio Morricone

 

Filme

 

Bilheteira – 17 milhões de Pesetas (Espanha)

 

A Pistol for Ringo - Poster 4

Duccio Tessari tinha sido um dos argumentistas de “A Fistful of Dollars”. Incentivado pelo sucesso do filme de Sergio Leono, Tessari procurou fazer o seu filme e a sua saga.

Tessari procurou inverter algumas das regras que estavam a ser estabelecidas no Western Spagetti. Tessari procurou colocar mais humor, fazer do protagonista alguém mais simpático, conversador, bem vestido, limpo e até com hábitos atípicos (preferia leite ao whiskey).

A Pistol for Ringo - Poster 6

Foi o primeiro Western Spaghetti de Giuliano Gemma.

Gemma e Lorella De Luca eram, respectivamente, italiano e espanhola. Os seus nomes aparecem no genérico com pseudónimos ingleses – Montgomery Wood e Hally Hammond, respectivamente.

A Pistol for Ringo - Poster 3

Filmado em Almeria, Espanha.

A Pistol for Ringo - Poster 7

Nos USA chegou a ter o título “Ballad of Death Valley”, noutros países recebeu o título “Ringo: The Killer”.

O filme foi um sucesso e logo originou uma sequela, no mesmo ano – “The Return of Ringo”, também realizado por Tessari, também protagonizado por Gemma, repetindo o restante elenco (mas com personagens diferentes).

Para além da sequela, gerou também diversos rip-offs, sem a presença de Tessari ou Gemma (algo que iria acontecer também com “Django”) – “$10,000 for Ringo” (1965), “Ringo and Gringo Against All” (1966) “Two R-R-Ringos from Texas” (1967), “A Woman for Ringo” (1966), “Ringo and His Golden Pistol” (1966),”Ringo of Nebraska” (1966) “Ringo: The Face of Revenge” (1967), “The Texican” (1966, receberia o título “Ringo: Il Texano”).

A Pistol for Ringo - Poster 9

Deixe um comentário