Título original – Una Pistola per Ringo
Título internacional – A Pistol for Ringo
Perante o sucesso de “A Fistful of Dollars” (1964; o filme que apontou os nomes de Sergio Leone e Clint Eastwood, tendo definido um novo género – o Western-Spaghetti), não se tardou em explorar o filão.
Uma saga relevante é a de Ringo.
Consagrou também dois nomes – Duccio Tessari e Giuliano Gemma.
Ringo é um jovem e rebelde pistoleiro.
A sua destreza é convocada pelo sheriff local, no sentido de salvar um grupo de reféns.
Western Spaghetti que usa uma situação mais típica do actioner (cerco, reféns), mas por onde passam os arquétipos da revisão italiana ao mais puro género cinematográfico americano.
Estão lá o anti-herói céptico e cínico, o vilão sujo e verdadeiramente mau, muita violência, elevado body count, visão desencantada dos tempos dos cowboys.
Mas há diferenças face ao modelo de Western fatto in Italia.
A diferença passa por Ringo.
Ringo tem algo do típico anti-herói do Western-Spaghetti (só pensa nos seus interesses, joga com os diversos elementos em cena, é cínico), do habitual herói do Western (é hábil com armas de fogo), mas tem algo de novo e diferente (tem jeito com armas mas procura distância delas, sabe matar mas procura o sossego, é limpinho, é galante, é erudito, tem charme, veste-se bem, é simpático – vemo-lo a brincar com crianças e a pô-las salvo quando surgem inimigos -, bebe leite em vez de whiskey e tem princípios dos quais não abdica – o que origina muitos momentos e comentários divertidos).
Tudo este mix resulta, o resultado entretém e foi suficiente para deixarem filme e personagem no mapa.
Para tal muito ajuda a postura de um magnífico Giuliano Gemma (aqui com o pseudónimo internacional de Montgomery Wood), pleno de charme, virilidade, presença máscula e carisma heróico, (bem) acrobático, sempre encantador e divertido.
Fernando Sancho cria um repulsivo vilão.
Nieves Navarro dá uma certa sensualidade latina.
Lorella De Luca (Hally Hammond) oferece sensibilidade.
Duccio Tessari já tinha experiência em no género (tinha co-escrito “Per Un Pugno di Dollari” para Sergio Leone – o filme que abriu a vaga do Western-Spaghetti).
A sua estreia no género (como realizador) é de bom nível.
Menos estilizado que Sergio Leone, menos brutal que Sergio Corbucci, Tessari mantém o vigor da action (as confrontações), sendo de encenação mais clássica e menos preocupada com vanguardismos.
Excelente score de Ennio Morricone (o grande Maestro para este género).
Um clássico do Western Spaghetti, que revelou um personagem icónico para o género (perfeitamente a par com o Django de Franco Nero e o The Man With No Name de Clint Eastwood).
Obrigatório.
“A Pistol for Ringo” não tem edição portuguesa, mas existe noutros mercados, a bom preço.
Realizador: Duccio Tessari
Argumentistas: Duccio Tessari, Alfonso Balcázar
Elenco: Giuliano Gemma, (como Montgomery Wood), Fernando Sancho, Lorella De Luca (como Hally Hammond), Nieves Navarro, Antonio Casas, George Martin
Trailer
O Main Score de Ennio Morricone
Filme
Bilheteira – 17 milhões de Pesetas (Espanha)
Duccio Tessari tinha sido um dos argumentistas de “A Fistful of Dollars”. Incentivado pelo sucesso do filme de Sergio Leono, Tessari procurou fazer o seu filme e a sua saga.
Tessari procurou inverter algumas das regras que estavam a ser estabelecidas no Western Spagetti. Tessari procurou colocar mais humor, fazer do protagonista alguém mais simpático, conversador, bem vestido, limpo e até com hábitos atípicos (preferia leite ao whiskey).
Foi o primeiro Western Spaghetti de Giuliano Gemma.
Gemma e Lorella De Luca eram, respectivamente, italiano e espanhola. Os seus nomes aparecem no genérico com pseudónimos ingleses – Montgomery Wood e Hally Hammond, respectivamente.
Filmado em Almeria, Espanha.
Nos USA chegou a ter o título “Ballad of Death Valley”, noutros países recebeu o título “Ringo: The Killer”.
O filme foi um sucesso e logo originou uma sequela, no mesmo ano – “The Return of Ringo”, também realizado por Tessari, também protagonizado por Gemma, repetindo o restante elenco (mas com personagens diferentes).
Para além da sequela, gerou também diversos rip-offs, sem a presença de Tessari ou Gemma (algo que iria acontecer também com “Django”) – “$10,000 for Ringo” (1965), “Ringo and Gringo Against All” (1966) “Two R-R-Ringos from Texas” (1967), “A Woman for Ringo” (1966), “Ringo and His Golden Pistol” (1966),”Ringo of Nebraska” (1966) “Ringo: The Face of Revenge” (1967), “The Texican” (1966, receberia o título “Ringo: Il Texano”).