Parker (2013)

Parker - Poster 1

 

Parker, a grande criação de Donald Westlake (com o pseudónimo de Richard Stark), volta ao Cinema.

Agora com o nome criado pelo seu autor, no que se esperava ser uma nova saga cinematográfica.

The Stath” dá-lhe rosto.

 

Parker é um ladrão profissional, duro, mas com ética.

No seu recente trabalho é traído pela sua equipa e dado como morto.

Recuperado, procura vingança e colher o quinhão que lhe é devido.

Parker - screenshot 1

Parker - screenshot 2

Actualização ao modelo actioner moderno de alguns dos arquétipos do crime noir clássico (40s, 60s e 70s), feito de forma sexy, elegante, luxuosa, violenta e plena de acção.

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Não há aqui revisionismo (conforme se fez na fase do neo-noir – “Point Blank”, também uma aventura de Parker, continua a ser uma referência) nem homenagem cinéfila (como aconteceu no estupendo “Payback”, espécie de remake de “Point Blank”).

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Jason Statham tem porte, presença, físico e atitude adequados a Parker, faltando-lhe “apenas” a devida destreza emocional de Lee Marvin e Mel Gibson (ainda e sempre, os melhores Parker do Cinema – apesar de o terem interpretado com outros nomes).

Jennifer Lopez dá a devida dose de sensualidade e sentimentalismo, que origina um equilíbrio entre a violência que move o protagonista e a boa acção a ele que fica motivado, conseguindo também uma agradecida presença de humor.

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Taylor Hackford era (nos 80`s) um nome sólido do melodrama (“An Officer and a Gentlemen”, “Against All Odds”).

Ei-lo de regresso ao action thriller (“Proof of Life”), onde volta a mostrar jeito para tal.

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Bom trabalho nas áreas de fotografia, guarda-roupa e cenografia, que nos fazem sentir o luxo dos ambientes.

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Resulta e entretém.

Stark/Westlake ficaria contente.

 

Muito recomendável.

 

“Parker” tem edição portuguesa e anda a bom preço.

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Realizador: Taylor Hackford

Argumentista: John J. McLaughlin, a partir do romance (“Flashfire”) de Richard Stark (pseudónimo de Donald Westlake)

Elenco: Jason Statham, Jennifer Lopez, Michael Chiklis, Bobby Cannavale, Patti LuPone, Emma Booth, Nick Nolte

 

Site – http://www.parkermovie.com

 

Trailer

 

Clips

 

Filme

 

Orçamento – 35 milhões de Dólares

Bilheteira – 17 milhões de Dólares (USA); 46 (mundial)

Mercado doméstico – 11 milhões de Dólares

 

Parker - Poster 3

Filmado em New Orleans e Palm Beach.

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Devido aos seus compromissos com “Parker” e “Wild Card”, Jason Statham teve de recusar ser o vilão em “Fast & Furious 6”. Mas ficaria como irmão desse vilão em “Fast & Furious 7” e “Fast & Furious 8”.

Statham executou todas as stunts.

Parker - Poster 8

Parker é uma das mais brilhantes criações de Donald Westlake (um dos grandes nomes da literatura hard-boiled), criado sob o pseudónimo de Richard Stark.

 

O cinema já o adaptou:

  • “Point Blank” (1967) – referencial título do neo-noir, assinado com muita classe por John Boorman, com um impecável (e implacável) Lee Marvin.
  • “The Split” (1968)- , eficaz actioner noir, com Jim Brown.
  • “The Outfit” (1973) – vibrante título, vigorosamente assinado por John Flynn, com Robert Duvall.
  • “Payback” (1999) – notável e estilizado neo-noir, realizado por Brian Helgeland, com um estupendamente violento Mel Gibson, num título de montagem complicada(teve direito a um pouco convencional theatrical cut e a um transgressor director`s cut).
  • “Parker” (2013) – muito eficaz action noir, de Taylor Hackford, com Jason Statham.

Os cinco títulos são (bem) merecedores de (re)descoberta.

 

Westlake nunca permitiu que as adaptações cinematográficas usassem o nome Parker, a não ser que os produtores se comprometessem com uma saga (era assim que acontecia nos livros).

Só com Statham é que o personagem (cinematográfico) se chamou Parker. Com Marvin chamou-se Walker, com Brown chamou-se McClain, com Duvall chamou-se Macklin, com Gibson chamou-se Porter.

 

“Parker” usou o romance “Flashfire”. O mesmo conto (“The Hunter”) inspirou “Point Blank” e “Payback”. “The Seventh” foi a fonte para “The Split”. “The Outfit” inspirou o homónimo filme. Um dos romances (“The Jugger”) foi “adaptado” por Jean-Luc Goddard em 1966, com o filme “Made in U.S.A.”. Mas como os responsáveis não compraram direitos a Westlake, este conseguiu que o filme fosse interdito de estreia em diversos países.

 

Westlake faleceu em 2008 e os seus herdeiros autorizaram o uso do nome Parker.

 

Parker teve direito a adaptações como graphic novels. Foi pela (excelente) mão de Darwyn Cooke. Esta saga de bd está editada em Portugal.

https://www.goodreads.com/series/54156-parker-graphic-novels

https://www.idwpublishing.com/product-category/richard-starks-parker/

https://www.subtraction.com/2014/07/01/darwyn-cookes-adaptation-of-parker/

 

 

Sobre Parker e Donald Westlake/Richard Stark:

http://violentworldofparker.com/

http://www.thrillingdetective.com/parker.html

http://www.donaldwestlake.com/

https://www.goodreads.com/author/show/13634.Richard_Stark

https://www.fantasticfiction.com/s/richard-stark/

https://www.bookseriesinorder.com/richard-stark/

https://www.goodreads.com/author/show/30953.Donald_E_Westlake

https://www.bookseriesinorder.com/donald-e-westlake/

https://www.fantasticfiction.com/w/donald-e-westlake/

http://www.thrillingdetective.com/trivia/westlake.html

 

Parker - Poster 5

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