Título original – The Split
Parker volta a ter uma adaptação ao Cinema.
Agora com um rosto negro.
McClain, perito em assaltos de alto calibre, é chamado para comandar uma equipa no sentido de fazer um roubo no Coliseum, durante um importante jogo de football.
O trabalho é recompensado por uma avultada soma de dinheiro.
Mas este desaparece e todos acreditam que McClain é o culpado.
McClain procura escapar à perseguição dos seus cúmplices e descobrir o paradeiro do dinheiro.
Heist movie de índole clássica, com algo de romantismo (o protagonista quer regressar à sua amada), onde se focam os habituais temas de lealdade e traição (há muitos interesse$ em cena).
Só faltou um pouco mais de convicção no tom (Don Siegel, Sam Peckinpah ou Robert Aldrich davam jeito), um pouco mais de coesão na ligação entre certas cenas (há personagens que entram e saem sem grande nexo – veja-se o culpado do assassinato) e mais cuidado na componente sentimental.
Nada de novo nem de notável, mas o tom é duro e o entretenimento funciona.
O cast é (bem) recheado de óptimos nomes, mas grande parte deles tem pequena presença e os personagens não estão ao nível. Felizmente, que o talento dos actores é suficiente para exibirem carisma.
Jim Brown mostra-se um Parker (ainda que com o nome de McClain) com postura adequada.
Um título eficaz no género e na saga de Parker. Mas ele teve (“Point Blank”) e teria (“Payback”) mais e melhor.
Vê-se muito bem.
“The Split” não tem edição portuguesa. Existe noutros mercados, mas o preço ainda está pouco “partilhado”.
Realizador: Gordon Flemyng
Argumentista: Robert Sabaroff, a partir do romance (“The Seventh”) de Richard Stark (pseudónimo de Donald Westlake)
Elenco: Jim Brown, Diahann Carroll, Ernest Borgnine, Julie Harris, Gene Hackman, Jack Klugman, Warren Oates, James Whitmore, Donald Sutherland
Trailer
Clips
O Main Theme de Quincy Jones
“Run the Man Down” – título inicial.
Produzido por Irwin Winkler e Robert Chartoff, que já tinham produzido “Point Blank”, outro filme derivado de um romance de Richard Stark, também protagonizado por Parker (no filme chamava-se Walker e era interpretado por Lee Marvin). “The Split” foi escrito a pensar em Marvin como protagonista, mas depois tudo mudou.
Robert Altman ia ser o realizador, mas teve de desistir devido a compromissos já agendados.
É o primeiro filme onde Jim Brown é o protagonista.
É o primeiro filme americano de Donald Sutherland.
Brown, Sutherland e Ernest Borgnine já se tinham encontrado em “The Dirty Dozen” (1967).
Brown e Borgnine reencontrar-se-iam, no mesmo ano, em “Ice Station Zebra”.
O filme usa footage do jogo Rams-Falcons, ocorrido em Dezembro de 1967.
“The Split” é o primeiro filme a receber a classificação R, derivada do novo sistema de classificação do MPAA.
Parker é uma das mais brilhantes criações de Donald Westlake (um dos grandes nomes da literatura hard-boiled), criado sob o pseudónimo de Richard Stark.
O cinema já o adaptou:
- “Point Blank” (1967) – referencial título do neo-noir, assinado com muita classe por John Boorman, com um impecável (e implacável) Lee Marvin.
- “The Split” (1968)- , eficaz actioner noir, com Jim Brown.
- “The Outfit” (1973) – vibrante título, vigorosamente assinado por John Flynn, com Robert Duvall.
- “Payback” (1999) – notável e estilizado neo-noir, realizado por Brian Helgeland, com um estupendamente violento Mel Gibson, num título de montagem complicada(teve direito a um pouco convencional theatrical cut e a um transgressor director`s cut).
- “Parker” (2013) – muito eficaz action noir, de Taylor Hackford, com Jason Statham.
Os cinco títulos são (bem) merecedores de (re)descoberta.
Westlake nunca permitiu que as adaptações cinematográficas usassem o nome Parker, a não ser que os produtores se comprometessem com uma saga (era assim que acontecia nos livros).
Só com Statham é que o personagem (cinematográfico) se chamou Parker. Com Marvin chamou-se Walker, com Brown chamou-se McClain, com Duvall chamou-se Macklin, com Gibson chamou-se Porter.
“Parker” usou o romance “Flashfire”. O mesmo conto (“The Hunter”) inspirou “Point Blank” e “Payback”. “The Seventh” foi a fonte para “The Split”. “The Outfit” inspirou o homónimo filme. Um dos romances (“The Jugger”) foi “adaptado” por Jean-Luc Goddard em 1966, com o filme “Made in U.S.A.”. Mas como os responsáveis não compraram direitos a Westlake, este conseguiu que o filme fosse interdito de estreia em diversos países.
Westlake faleceu em 2008 e os seus herdeiros autorizaram o uso do nome Parker.
Parker teve direito a adaptações como graphic novels. Foi pela (excelente) mão de Darwyn Cooke. Esta saga de bd está editada em Portugal.
https://www.goodreads.com/series/54156-parker-graphic-novels
https://www.idwpublishing.com/product-category/richard-starks-parker/
https://www.subtraction.com/2014/07/01/darwyn-cookes-adaptation-of-parker/
Sobre Parker e Donald Westlake/Richard Stark:
http://violentworldofparker.com/
http://www.thrillingdetective.com/parker.html
http://www.donaldwestlake.com/
https://www.goodreads.com/author/show/13634.Richard_Stark
https://www.fantasticfiction.com/s/richard-stark/
https://www.bookseriesinorder.com/richard-stark/
https://www.goodreads.com/author/show/30953.Donald_E_Westlake
https://www.bookseriesinorder.com/donald-e-westlake/
https://www.fantasticfiction.com/w/donald-e-westlake/
http://www.thrillingdetective.com/trivia/westlake.html