A Batalha de Midway (1976)

 

Título original – Midway

 

USA e Japão estiveram em guerra de 1941 a 1945.

O rumo desse conflito começou a mudar em Midway.

A nova versão está aí nas salas.

Um bom motivo para se rever esta anterior reconstrução cinematográfica desse evento.

Com um excelente elenco.

 

  1. O conflito entre USA e Japão está ao rubro.

Os orientais preparam uma acção audaciosa para tomar conta de um conjunto de ilhas que lhes permitirá chegar à costa Oeste americana.

Os ocidentais sabem que estão em minoria, mas procuram um golpe que apanhe o inimigo de surpresa.

Uma acção que vai exigir muito de todos os envolvidos.

Como se fosse uma reportagem, o filme cobre os dois lados em conflito e ilustra toda a organização táctica para o relevante confronto.

À semelhança de um bom jogo de xadrez, começa-se com o desenhar das estratégias, continua-se com os primeiros avanços, para se culminar no confronto final.

Não se pode falar em argumento, não se pode procurar personagens, tudo se limita a uma sucessão de reuniões para planeamento de estratégias de combate para depois seguir numa sucessão de combates aéreos.

Efeitos e cenas de batalha old school, de um bom nível de realismo e espectáculo.

Bom trabalho no campo do som (mais “audível” ainda na época, graças ao fantástico efeito Sensurround).

Galvanizante score de John Williams.

O desfile de actores é impressionante, mas quase todos se limitam a cameos, com um par de excepções que consegue algum protagonismo.

Dadas as circunstâncias, nenhum dos veteranos brilha, mas cumpre.

Jack Smight era um bom tarefeiro, apto para diversos géneros, e aqui dirige com a devida eficácia.

Um bom tributo ao esforços dos militares americanos e japoneses, que resulta num agradável war movie.

 

Recomendável.

 

“Midway” tem edição portuguesa e está a bom preço. Pode ser uma raridade. Outros mercados têm edições a bom preço. Procure-se edições com extras.

Realizador: Jack Smight

Argumentista: Donald S. Sanford

Elenco: Charlton Heston, Henry Fonda, James Coburn, Glenn Ford, Hal Holbrook, Toshirô Mifune, Robert Mitchum, Cliff Robertson, Robert Wagner, Robert Webber, James Shigeta, Christina Kokubo, Monte Markham, Biff McGuire, Christopher George, Kevin Dobson, Glenn Corbett, Gregory Walcott, Edward Albert, Pat Morita, John Fujioka, Dabney Coleman, Erik Estrada, Tom Selleck, Robert Ito, Steve Kanaly

 

Trailer

 

Charlton Heston sobre “Midway”

 

Bilheteira – 43 milhões de Dólares

 

Jack Smight substituiu John Guillermin.

Henry Fonda volta a interpretar o Almirante Chester Nimitz, depois de “In Harm’s Way” (1965).

Charlton Heston recusou protagonizar “The Omen” (1976) para participar em “Midway”. Gregory Peck foi escolhido para “The Omen”.

John Wayne recusou o personagem que foi entregue a Robert Mitchum.

Mitchum filmou as suas cenas num dia.

Filmado na Florida.

Algumas filmagens decorreram na Terminal Island Naval Base, Los Angeles, California, na U.S. Naval Station, Long Beach, California e Naval Air Station, Pensacola, Florida.

A cena do genérico inicial vem do filme “30 Seconds Over Tokyo” (1944), que abordava a primeira reacção dos USA depois do ataque a Pearl Harbor.

Muitos dos momentos dos ataques japoneses vêm do filme “Tora! Tora! Tora!” (1970; abordava o ataque japonês a Pearl Harbor).

Muitos dos momentos a bordo de navios (americanos e japoneses – truques de enquadramento e inversão de perspectiva criam a ilusão de serem navios diferentes) são filmados no U.S.S. Lexington. Este porta-aviões estava activo desde Fevereiro de 1943 e ficou desactivo em 1991. Foi o porta-aviões americano mais tempo no activo. É hoje um museu em Corpus Christi, Texas.

Alguma footage dos combates aéreos vem de imagens da época (tanto da Marinha americana como da imprensa). Essas imagens foram reformatadas para Panavision.

O filme usa footage do documentário de John Ford, “The Battle of Midway” (1942).

Alguma footage dos combates aéreos vem do filme “Away All Boats” (1956).

Alguma footage dos porta-aviões japoneses vem de um filme japonês – “Storm Over the Pacific” (1960), intitulado nos USA como “I Bombed Pearl Harbor”.

Alguma footage dos combates aéreos vem do filme “Battle of Britain” (1969). Quem souber, pode reconhecer a momentos aviões como Spitfires (ingleses) e Messerschmitt (alemães).

O despenhar final do último avião americano é uma footage muito usada neste tipo de filmes. A footage é real e o piloto em causa sobreviveu.

Alguns dos nomes dos personagens são reais, outros são fictícios.

Toshirô Mifune é dobrado vocalmente por Paul Frees.

Robert Mitchum participa em “30 Seconds Over Tokyo” e “Midway”, mas com personagens diferentes.

“Midway” foi o segundo filme a ser apresentado com o sistema de som “Sensurround”. O sistema consistia em 4 speakers (de grande dimensão), que emitiam sons em baixa frequência. Este sistema entrava em funcionamento em certas cenas (explosões, tiroteios, destruição) e o objectivo era criar a ilusão da cadeira do espectador estar em movimento, procurando recriar alguma da sensação física que se via no ecran. Apesar do som dos filmes ser em Mono, o efeito de som era em Stereo. Era usado em salas escolhidas.

Este sistema foi usado nos filmes “Earthquake” (1974), “Rollercoaster” (1977) e “Battlestar Galactica” (1978; o Pilot da série Televisiva teve um cut para as salas de Cinema). Todos eram da Universal.

Na época, o filme teve algumas críticas negativas em relação à idade dos veteranos do Cinema em cena – não foi considerada compatível com a idade habitual dos personagens em causa como era na época do conflito (oficiais, sargentos e praças eram mais jovens).

Charlton Heston foi considerado demasiado velho para interpretar um Capitão piloto da Marinha daqueles dias.

O filme teria um cut mais longo (de 3 horas) para Televisão. Cenas adicionais foram filmadas (também por Jack Smight). Criava-se uma love story entre Charlton Heston e Susan Sullivan (que estava ausente no Theatrical Cut e foi chamada propositadamente para este TV Cut). Também se criaram cenas extra entre os altos comandos navais americanos e japoneses, para evidenciar mais o planeamento estratégico das duas partes. Inclui-se também alguns momentos da batalha no Coral Sea, como um “aquecimento” para a batalha de Midway.

São adendas interessantes, mas não fazem necessariamente mais e melhor filme. Mas resultam.

A versão televisiva foi emitida pela NBC. Foi exibida como uma mini-série em dois episódios, ao longo de duas noites.

A versão televisiva tem mais 45 minutos. O formato teve de ser alterado para 4:3.

Alguma da footage para Televisão faz parte dos extras da edição em DVD do filme (no seu Theatrical Cut).

Christina Kobuko é a única mulher no filme, no Theatrical Cut. Ela está presente nos dois cuts.

Susan Sullivan seria a outra mulher presente na narrativa, mas só no TV Cut.

Alguns cuts retirariam a presença feminina, deixando a acção toda residente em homens.

Em Junho de 1992, a versão televisiva voltou a ser exibida, para comemorar os 50 anos do evento. Foi um sucesso de audiência.

O filme foi um sucesso no Japão. O público local gostou da forma brava e íntegra como os japoneses foram retratados.

Segundo Walter Mirisch (o produtor), “Midway” foi um dos seus maiores sucessos nas bilheteiras.

“Midway” esteve nomeado para os “100 Years…100 Cheers” do American Film Institute.

George Gay foi o único sobrevivente do Torpedo Squadron 8. Gay escreveu um livro sobre isso e foi consultor no filme.

Os destroços de dois porta-aviões japoneses (Akagi e Kaga) foram localizados um mês antes da estreia de “Midway” (2019).

O evento mereceu um comentário de Winston Churchill. Surge no final do filme e diz:

The annals of war at sea present no more intense, heart-shaking shock than this battle, in which the qualities of the United States Navy and Air Force and the American race shone forth in splendour. The bravery and self-devotion of the American airmen and sailors and the nerve and skill of their leaders was the foundation of all.“.

 

Se Midway foi uma batalha decisiva no mudar do conflito Japão-USA continua a ser um debate aceso. Pelos vistos, o Japão não tinha condições para aguentar por muito tempo o conflito armado que tinha com os USA, a China e o Reino Unido & Commonwealth.

 

Sobre o efeito de Som Sunsurround:

https://www.tested.com/tech/455667-thx-cinema-shaking-technology-sensurround/

https://daily.redbullmusicacademy.com/2019/07/earthquake-sensurround-cerwin-vega

https://flashbak.com/remembering-sensurround-a-startling-new-multi-dimension-of-super-reality-361068/

https://www.in70mm.com/news/2011/in_sensurround/english/index.htm

 

 

Sobre Midway:

https://www.history.com/topics/world-war-ii/battle-of-midway

https://www.britannica.com/event/Battle-of-Midway

https://www.nationalww2museum.org/war/articles/battle-midway

https://www.history.navy.mil/browse-by-topic/wars-conflicts-and-operations/world-war-ii/1942/midway.html

 

 

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