Título original – Paradise Hills
De Espanha (mais concretamente, da Catalunha) chega este original filme.
Uma é uma menina rebelde, em fuga ao destino que outros delinearam para si.
Um dia acorda numa escola chamada Paradise Hills, um local aparentemente perfeito para a educação de uma rapariga.
Mas Uma vai descobrir o segredo por detrás daquela utopia.
Poderia ser um dark side da wonderland onde Lewis Carroll deixou “cair” Alice.
Entre fantasia, terror e ficção científica, eis uma utopia e distopia sobre os colégios internos femininos, a educação da Mulher e a sua rebeldia face aos destinos-cliché para ela delineados (pela e para sociedade, pais, namorados, noivos, homens).
Pena que a ideia (tão) engraçada e com (imenso) potencial seja tratada com excessiva leveza e falta de profundidade (bem como a ausência de suspense, medo e paranóia – algo que a trama até permite).
Acaba por parecer uma aventura de Uma in Womanland.
Sobra um magistral perfeccionismo visual.
Fotografia, cenografia, guarda-roupa, enquadramentos e planos conseguem um nível tal de requinte e poder, que nos levam para um outro mundo e nos deixam em pasmo perante tanta beleza, digna da melhor pintura e arquitectura.
Trabalho adequado do elenco, com destaques em Emma Roberts e Milla Jovovich, que revelam bom empenho e convicção.
Alice Waddington estreia-se em longas-metragens, mostra bom apuro visual e muito potencial para mais e melhor, augurando-se um belo futuro para a jovem realizadora basca.
Um curioso filme sobre ideias e temas muito complexos, ainda que não encontre no campo narrativo uma profundidade ao nível da (belíssima) apresentação visual.
Apesar dos seus erros, “Paradise Hills” é uma óptima demonstração da vitalidade, criatividade e poder (internacional) do Cinema Espanhol.
Recomendável.
“Paradise Hills” está nas nossas salas.
Realizadora: Alice Waddington
Argumentistas: Brian DeLeeuw, Nacho Vigalondo, Alice Waddington
Elenco: Emma Roberts, Danielle Macdonald, Awkwafina, Eiza González, Milla Jovovich, Jeremy Irvine
Trailer
Orçamento – 6 milhões de Euros
É a estreia cinematográfica de Alice Waddington. Até agora, Alice tinha feito curtas-metragens, videoclips e spots publicitários.
Filmado na Gran Canaria e em Barcelona.
“Paradise Hills” esteve a concurso em diversos e importantes festivais – Austin Fantastic Fest 2015, Fantasia 2019, L’Etrange 2019, Philadelphia 2019, Popcorn Frights 2019, Sitges 2019, Sundance 2019, Overlook 2019, Vancouver 2019.
A premiére mundial foi em Sundance, a Janeiro de 2019. A Samuel Goldwyn Films comprou os direitos para distribuição e exibição mundial.