Título original – From Dusk Till Dawn
Quentin Tarantino e Robert Rodriguez juntam talentos para este festim cinéfilo.
De dentes bem afiados.
Dois irmãos criminosos, em fuga, raptam uma família.
Fazem uma paragem num bar tex-mex, que se revela uma grande borga.
Mas a borga máxima não é para os clientes, mas sim para os donos – é que bar é um covil de vampiros sedentos de carne e sangue.
Inteligente, original e competente mix de policial on the road com um twist de vampire tale, ao que se junta uma forte componente de humor (negro e bizarro), muito gore (de forma bem delirante) e muita cinefilia (para além de referências nos diálogos, pode-se ver a narrativa como um “Assault on Precinct 13” com vampiros).
Excelente cenografia, fotografia e banda sonora.
A escrita de Tarantino brilha, através de diálogos vivos, dinâmicos, plenos de personalidade dos personagens, cinefilia e coolness.
Magnífico trabalho de make-up, a cargos da sempre incrível KNB.
Os efeitos digitais parecem algo toscos, mas isso faz parte da homenagem cinéfila às produções B/Z.
Fantástico plano final.
Muito boa performance dos actores, em particular um muito cool e temível George Clooney (talvez na sua melhor interpretação).
Como sempre no Cinema de Tarantino, presença (ainda que curta) de nomes sonantes do Cinema B e Z dos 70s e 80s.
Salma Hayek dança um dos momentos mais eróticos do Cinema.
Robert Rodriguez dirige com criatividade, ritmo e energia.
Uma apaixonante, cinéfila e extravagante mix de géneros.
Um pequeno clássico moderno.
Obrigatório.
“From Dusk Till Dawn” tem edição portuguesa. Algumas edições europeias têm mais e pertinentes extras. Existe um pack com a trilogia. Algumas edições estão a bom preço.
Realizador: Robert Rodriguez
Argumentistas: Quentin Tarantino, Robert Kurtzman
Elenco: Harvey Keitel, George Clooney, Juliette Lewis, Quentin Tarantino, Ernest Liu, Salma Hayek, Cheech Marin, Danny Trejo, Tom Savini, Fred Williamson, Michael Parks, Brenda Hillhouse, John Saxon, Marc Lawrence, Kelly Preston
Site – https://www.miramax.com/movie/from-dusk-till-dawn/
Trailer
A recepção no Titty Twister
Orçamento – 19 milhões de Dólares
Bilheteira – 25 milhões de Dólares (USA); 58 (mundial)
Mercado doméstico – 19 milhões de Dólares
“Melhor Filme – Terror”, “Melhor Actor” (George Clooney), nos Saturn 1996. Harvey Keitel e Quentin Tarantino tentaram o “Melhor Actor Secundário”, mas Brad Pitt foi preferido por “12 Monkeys”. Juliette Lewis procurou a “Melhor Actriz Secundária”, mas foi derrotada por Bonnie Hunt em “Jumanji”. Tarantino também concorreu a”Melhor Argumento”, mas Andrew Kevin Walker foi o eleito por “Seven”. Robert Rodriguez quis o “Melhor Realizador”, mas Kathryn Bigelow por “Strange Days” levou a melhor.
“Silver Scream”, no Amsterdam Fantastic Film Festival 1996.
“Melhor Performance de Estreia” (George Clooney), nos MTV Movie + TV 1996.
É o primeiro argumento de Tarantino. Recebeu 1.500 Dólares.
Tarantino ia realizar, mas recusou para se concentrar no argumento e interpretação.
Tarantino ofereceu o argumento inicialmente a Robert Kurtzman (o K da KNB, prestigiada empresa de make-up effects). Perante a sua recusa, Tarantino virou-se para Robert Rodriguez. Ambos já se tinham encontrado em “Desperado” (Rodriguez escrevia e realizava, Tarantino fazia um cameo) e em “Four Rooms” (filme em episódios, onde ambos assinavam alguns).
Segundo Tarantino, Renny Harlin e Tony Scott mostraram interesse em realizar o filme.
Tarantino chegou a propor “Pulp Fiction” ou “From Dusk Till Dawn” a John Travolta. Travolta preferiu o primeiro.
George Clooney venceu concorrência pesada – Tim Roth, John Travolta, Michael Madsen, Steve Buscemi e Christopher Walken. Todos já tinham trabalhado com Tarantino. Recusaram por conflitos de agenda.
Clooney vinha da série “ER: Emergency Room”. Tarantino achou piada ao facto de Clooney deixar de salvar vidas (na série, ele interpretava um médico) e passar a acabar com elas.
Juliette Lewis foi chamada pela amizade com Tarantino. Ela protagonizou “Natural Born Killers” (1994; de Oliver Stone, escrito por Tarantino).
Kelly Preston foi convidada depois de conhecer Tarantino nas filmagens de “Pulp Fiction” (1994). Kelly é a esposa de John Travolta.
Reencontro entre Tarantino e Harvey Keitel, depois de “Reservoir Dogs” (1992) e “Pulp Fiction” (1994).
Reencontro ente Salma Hayek e Robert Rodriguez, depois de “Desperado”. Reencontrar-se-iam em “Once Upon a Time in Mexico” e na saga “Spy Kids”.
George Clooney recebeu um salário de 250.000 Dólares.
O monólogo de Samuel L. Jackson em “Pulp Fiction” (1994) foi inicialmente escrito para o personagem de Harvey Keitel em “From Dusk Till Dawn”.
No argumento inicial, todos os Fullers e Geckos sobreviviam.
Salma tem medo de cobras. Como a sua personagem ia lidar com elas, a actriz ponderou recusar o filme. Mas perante a ameaça de Rodriguez em chamar Madonna, Salma procurou controlar a sua fobia com recurso a um terapeuta.
O “Titty Twister” foi construído no deserto da California.
A personagem Satanico Pandemonium chamava-se Blonde Death. Tarantino mudou o nome quando viu Salma em “Desperado” (1995). O nome vem de um filme mexicano chamado “Satanico Pandemonium: La Sexorcista” (1975), que Tarantino viu quando trabalhava num videoclube.
Salma não teve coreógrafo para a cena da dança. Rodriguez disse-lhe para sentir a música e dançar de acordo com tal. O cineasta usaria a mesma táctica para Jessica Alba em “Sin City” (2005).
Numa cena, é Cheech Marin que interpreta um agente alfandegário. No crachá diz Oscar Marin – é o nome do pai de Cheech, um agente da LAPD.
Um personagem usa uma t-shirt que diz “Precinct 13”. “Assault on Precinct 13” (1976) é um filme de John Carpenter. Tarantino e Robert Rodriguez são fãs do filme e de Carpenter e quiseram homenagear ambos com “From Dusk Till Dawn”.
Os óculos partidos de Richie são uma homenagem a “Stray Dogs” (1971; de Sam Peckinpah). Tarantino é grande fã de Peckinpah.
O “Titty Twister” inspira-se no campo do Coronel Kurtz em “Apocalypse Now” (1979).
Os massacres no Titty Twister iam ser mais longos e sangrentos. Tal foi reduzido para evitar censura e por questões de ritmo.
Uma cena mostrava uma das strippers a ter uma barriga que se abria como se fosse uma boca e mordia uma cabeça. Tarantino rejeitou o momento. Faz parte das deleted scenes nas edições DVD e Blu-Ray.
Alguns sons de Sex Machine são feitos pelo filho de Rodriguez, ainda petiz e nos seus primeiros dias de fala.
Numa cena, Tom Savini esmurra mesmo vários actores, incluindo Clooney.
A line “No thanks, I’ve already had a wife” foi improvisada por Clooney. Robert Rodriguez não a ia usar no final cut, mas o estúdio gostou e até a usou nos trailers.
Cameo de Greg Nicotero (o N da KNB) – o elemento do “Titty Twister” que vê a sua cerveja roubada pelo Sex Machine.
Cameo de Howard Berger (o B da KNB) – o camionista que morde Sex Machine.
Cameo de Lawrence Bender (produtor do filme) – é o cliente na primera cabine, quando vemos Jacob, Kate e Scott.
Em 2001 surgiu o videogame “From Dusk Till Dawn”. Passa-se depois do filme. Seth Gecko é preso, vai para uma prisão, esta é atacada por vampiros e Seth saves the day.
Teria duas sequelas, ambas lançadas directamente para o mercado doméstico. Rodriguez & Tarantino e Bender apenas produziram.
- “From Dusk Till Dawn 2: Texas Blood Money” (1999; já aqui visto). Scott Spiegel realiza, com argumento de Spiegel, Boaz Yakin e Duane Whitaker; no elenco estão Robert Patrick, Bo Hopkins, Duane Whitaker, Muse Watson, Raymond Cruz, Danny Trejo. Ilustra um assalto que ocorre em paralelo com os eventos de “From Dusk Till Dawn”, com os protagonistas e irem dar ao mesmo bar.
- “From Dusk Till Dawn 3: The Hangman’s Daughter” (1999; já aqui visto). P.J. Pesce realiza; Álvaro Rodríguez e Robert Rodriguez escrevem; no elenco estão Marco Leonardi, Michael Parks, Temuera Morrison, Rebecca Gayheart, Ara Celi, Lennie Loftin, Sonia Braga, Orlando Jones e Danny Trejo. Era uma prequela sobre Satanico Pandemonium.
O filme teria uma série televisiva (já aqui vista) – “From Dusk Till Dawn”, de 2014 a 2016. Robert Rodriguez era o criador; D.J. Cotrona, Zane Holtz, Eiza González, Jesse Garcia, Madison Davenport, Brandon Soo Hoo, Jake Busey eram os protagonistas. A série seguia o argumento do filme, mas com mais desenvolvimento nos personagens e no bar. Durou três temporadas.
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