8mm (1999)

8mm - Poster 1

 

O autor de “Seven”, o realizador de “Falling Down” e Nicolas Cage fazem uma tenebrosa incursão ao mundo das snuff movies.

E o resultado é um dos melhores filmes para cada um deles.

 

Tom Welles é um private investigator metido sempre em casos calmos.

A sua vida familiar é tranquila e feliz, agora que a sua filha nasceu recentemente.

Welles é contratado por uma viúva de um milionário falecido, no sentido de descobrir a veracidade de um filme onde se viola, tortura e mata uma jovem rapariga.

Welles vai descer até ao inferno das snuff movies.

Uma viagem que irá levar Welles ao limite.

8mm - screenshot 1

Eis uma verdadeira descida ao inferno.

8mm - screenshot 3

8mm - screenshot 4

8mm - screenshot 5

Tanto da degradação humana (explica-se, ainda que ligeiramente, o que certas pessoas fazem nesses snuff movies, fala-se das motivações para tais produções), do lado negro de Hollywood (aqui não há stars, glamour ou Cinema em cena, apenas pessoas a sujeitarem-se a tudo para concretização de um american dream que se revela bem dark) e de um homem (vindo de um tranquilo quotidiano profissional e feliz dia-a-dia familiar) levado além dos seus limites morais (os eventos transformam-no numa besta sedenta de sangue).

8mm - screenshot 6

O filme ilustra um lado obscuro de Hollywood e dos pesadelos que surgem quando se persegue um big dream, mas também se mostra o evoluir de um homem normal (identificado com a situação da vítima – é pai de uma menina recém-nascida) até ao dark side como única forma eliminar parte do mal que combate.

8mm - screenshot 7

8mm - screenshot 8

O último acto (cerca de 30 minutos) é de uma violência física, moral e psicológica de grande intensidade.

8mm - screenshot 9

8mm - screenshot 10

Muito bom trabalho de fotografia, que nos pinta um mundo bem incómodo.

MSDEIMI EC005

Joel Schumacher foi sempre um tarefeiro versátil e jeitoso. Mas tem aqui um dos momentos mais altos da sua carreira (a par com “Falling Down”, “A Time to Kill” e “Phone Booth”), pela atmosfera doentia, energética e violenta que dá ao filme.

(é certo que tudo poderia ser ainda mais negro e violento, mas para isso precisava-se de David Fincher ou Paul Verhoeven)

8mm - screenshot 12

8mm - screenshot 13

Nicolas Cage tem aqui uma das suas interpretações Top 3, sendo notável como ele “exibe” o seu carinho como pai e marido e explode como justiceiro vingativo – veja-se o seu rosto quando assiste à snuff movie; o seu ar incrédulo perante o mundo que descobre; a sua revolta no final, perante os culpados.

Igual qualidade e intensidade no restante elenco (James Gandolfini e Peter Stormare chegam a ser repulsivos).

8mm - screenshot 14

8mm - screenshot 15

Um dos melhores thrillers do cinema recente.

 

Obrigatório.

 

“8mm” tem edição portuguesa e anda a preço “milimétrico”.

8mm - screenshot 16

Realizador: Joel Schumacher

Argumentistas: Andrew Kevin Walker, Nicholas Kazan (sem crédito)

Elenco: Nicolas Cage, Joaquin Phoenix, James Gandolfini, Peter Stormare, Anthony Heald, Chris Bauer, Catherine Keener

 

Trailer

 

Orçamento – 40 milhões de Dólares

Bilheteira – 36 milhões de Dólares (USA); 96 (mundial)

 

8mm - Poster 2

Esteve a concurso para o “Urso de Ouro”, em Berlim 1999. Perdeu para “The Thin Red Line”.

“Melhor Trailer” nos Golden Trailer 1999.

8mm - screenshot 2

Título inicial – “Sexy World”.

 

O argumento inicial de Andrew Kevin Walker é muito negro e violento (o protagonista suicida-se no final, pois não aguenta mais aquele mundo onde mergulhou e toda a metamorfose psíquica que sofre). O estúdio pede a Walker que suavize a história. Walker recusa, Joel Schumacher (então já como o realizador definitivo) começa a fazer essas alterações (em colaboração com Nicholas Kazan), Walker sai de cena.

Walker diz que nunca viu o filme.

David Fincher era a primeira escolha para realizador (tal marcaria o reencontro entre ele e Andrew Kevin Walker, depois de “Seven”).

Mark Wahlberg rejeitou o personagem que seria entregue a Joaquin Phoenix.

Jenny Powell interpreta a vítima do snuff movie. Ela estava contratada para fazer de uma stripper, mas Joel Schumacher gostou do seu olhar algo triste e amaldiçoado, pelo que lhe mudou a personagem.

 

Filmado em Super 35.

Os edifícios cheios de graffitis são restos de edifícios construídos por Howard Hughes.

Nicolas Cage e Chris Bauer já se tinham encontrado em “Face/Off” (1997).

8mm - Poster 3

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s