Jack Ryan é um personagem criado por Tom Clancy e ganhou grande popularidade na Literatura.
Visão moderna do operacional da intelligence (neste caso, da CIA), Ryan segue mais a via da análise de informação, da recolha de provas e do raciocínio sobre os dados obtidos, em vez da virilidade dos punhos, da pontaria nas armas, do lazer em lugares de luxo ou a sedução de mulheres.
O Cinema já o adaptou por várias vezes (“The Hunt for Red October”, “Patriot Games”, ”Clear and Present Danger”, “The Sum of All Fears”, “Jack Ryan: Shadow Recriut”), com vários rostos (Alec Baldwin, Harrison Ford, Ben Affleck, Chris Pine), sempre com a intenção que cada nova adaptação ia permitir à saga um recomeço estável.
Através da Amazon e da Paramount, o personagem parece ter uma nova e estável vida no audiovisual.
Jack Ryan é o protagonista de uma série televisiva e ganha um novo rosto – o do jovem e talentoso John Krasinski.
Jack Ryan, analista da CIA, vê-se emparceirado com o veterano Jim Greer no combate ao terrorismo mundial.
Criadores: Carlton Cuse, Graham Roland, a partir do personagem criado por Tom Clancy
Elenco: John Krasinski, Wendell Pierce, Abbie Cornish, Timothy Hutton
Site – https://www.amazon.com/Tom-Clancys-Jack-Ryan-Season/dp/B073RQ7KP4
Visão moderna das aventuras de Jack Ryan (quando Clancy criou Ryan, ainda se estava em época quente da Cold War – alguns romances ainda envolvem intrigas com soviéticos), já adaptada ao mundo pós-9/11, assente em bons meios de produção e numa abordagem que procura mais o realismo e menos a fantasia ligada aos serviços secretos.
O resultado é muito correcto, credível, sem nunca descurar o entretenimento.
Jack Ryan é um agente, um analista, um intelectual, um homem simples em funções delicadas que visam a defesa da nação e do mundo.
John Krasinski sai-se muito bem como Jack Ryan, mostrando-o como um operacional jovem, idealista, com valores e com vontade em fazer algo pelo mundo, mas ainda imberbe face às rules of the engagement do mundo dos serviços secretos. Um trabalho que rima mais com a interpretação que Alec Baldwin criou (mais jovem e em crescimento de funções) do que com a de Harrison Ford (mais veterano e conhecedor).
Bom trabalho do restante elenco.
Jack Ryan regressa, em boa forma e com futuro promissor e estável.
Muito recomendável.
“Tom Clancy`s Jack Ryan” terminou a sua Season 1 (de 8 episódios). Regressa em 2019 para a Season 2 (de mais 8 episódios). Depois dos problemas sobre muçulmanos e o Médio-Oriente abordados na S1, a S2 vira-se para a América do Sul e os problemas políticos da região.
“Tom Clancy`s Jack Ryan” está disponível via Amazon Prime.
Co-produção entre os Amazon Studios e a Paramount (o estúdio que produziu todos os filmes com Jack Ryan).
Entre os executive producers estão John Krasinski, Mace Neufeld (produtor das primeiras aventuras cinematográficas de Jack Ryan), Michael Bay e Tom Clancy.
A série não adapta qualquer romance de Clancy protagonizado por Ryan, mas cria histórias livres inspiradas pela actualidade no combate ao terrorismo. Não há indicações nem negações sobre alguma futura adaptação de um romance de Clancy.
As cenas de acção contaram com a supervisão de um perito em combate militar. Os produtores queriam mais realismo e menos espectáculo.
A CIA permitiu que a série tivesse acesso a informação e instalações que nunca a companhia permitiu antes.
Sobre Tom Clancy