Os 39 Degraus (1935)

The 39 Steps - 1935 - Poster 1

 

Título original – The 39 Steps

 

É o título que pôs Hitchcock no mapa, o título que definiu a sua imagem de Master of Suspense (e, como se vê neste filme, também um Master of Action), o título que bem pode reclamar para si a paternidade do moderno actioner e filme inserido no denominado “escapist entertainment”.

 

Richard Hannay é um canadiano a viver em Londres.

Uma noite, ao assistir a um espectáculo teatral, é abordado por uma misteriosa mulher que lhe pede ajuda para fugir a uns perseguidores, revelando-lhe uma enorme conspiração.

Mas a mulher morre e Hannay é logo visto como culpado.

Em fuga, Hannay procura provar a sua inocência e descobrir o que são os “39 Degraus”.

The 39 Steps - 1935 - screenshot 1

The 39 Steps - 1935 - lobbycard 1

The 39 Steps (1935)

The 39 Steps - 1935 - screenshot 3

Hitchcock faz um autêntico tratado e manual de acção, que se torna referencial – ritmo imparável, incontáveis peripécias, equilíbrio perfeito entre acção, humor, intriga, suspense e romance, personagens carismáticos (nos bons e nos maus), química sexual no par protagonista e o efeito MacGuffin.

Tudo embrulhado numa mise en scène rigorosa, elegante, criativa, sempre atenta ao detalhe.

The 39 Steps - 1935 - screenshot 4

The 39 Steps - 1935 - screenshot 5

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The 39 Steps - 1935 - screenshot 8

Tantas vezes se fala em Hitchcock como The Master of Suspense.

“The 39 Steps” mostra que ele também é um Master of Action (também se pode verificar tal em “The Lady Vanishes”, “Foreign Correspondent”, “Saboteur”, “To Catch a Thief”, “North by Northwest”, “Torn Curtain”) – o filme cria um ritmo e um conjunto de peripécias que são autênticos antepassados do que hoje se faz no melhor do action thriller – ao fim de 15 minutos já há peripécias.

The 39 Steps - 1935 - screenshot 9

The 39 Steps - 1935 - lobbycard 2

Mas “The 39 Steps” não é apenas um action thriller de boa colheita.

É um (puro) Hitchcock Film.

Fiel ao seu estilo, não faltam muitos dos seus habituais elementos:

  • Ironia (o protagonista consegue uma ajuda através de uma mentira e não pela verdade).
  • Tensão (o medo do protagonista face aos olhares dos dois homens que lêem o jornal, onde se aborda o crime de que o protagonista foge e é suspeito).
  • Humor (o equilibrismo do empregado do comboio perante a perseguição; a fuga do par, algemados).
  • Acção que tem momentos de morceau de bravoure (a fuga no comboio e na ponte; a perseguição na planície e no vale).
  • Desespero (quando o protagonista descobre o vilão e se sente encurralado).
  • Ambiguidade (a troca de olhares entre marido e esposa, quando esta percebe tudo sobre o protagonista).
  • O charme (o vilão é erudito e bem visto na comunidade).
  • A dimensão humana (a quantidade de pessoas que o protagonista conhece na festa).
  • Inesperado (a atitude do protagonista no discurso).
  • Ilustração visual (o isolamento do protagonista na sala, com o vilão e convidados, através de um engenhoso e elegante movimento de câmara).
  • Avant-garde de índole sexual (o protagonista é solicitado por uma mulher desconhecida para ir para casa dele).
  • Discreta sexualidade (o retirar das meias da Madame, de “mão dada” ao protagonista).
  • O factor informação (o espectador sabe tanto como o protagonista – ou seja, praticamente nada -; com a informação a evoluir à medida do desenrolar dos eventos).
  • O efeito MacGuffin – nunca se percebe que o significa “The 39 Steps”, o que querem e o que procuram; mas é tudo isso e o (total) desconhecimento de tal que motiva tanto evento e faz correr o(s) protagonista(s).

THE THIRTY NINE STEPS

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Como sempre, a direcção de actores é puro ouro.

Robert Donat é simplesmente esplêndido, como um homem que nada sabe e tudo procura saber, estando sempre em fuga, encurralado, perseguido e sempre capaz da solução mais engenhosa.

Madeleine Carroll é encantadora, como uma mulher céptica, fria, relutante, combativa, para depois ser leal, aliada e dedicada.

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Um must absoluto – dentro do género, do Cinema e do Cinema de Hitchcock.

 

Obra-prima total.

 

Obrigatório.

 

“The 39 Steps” tem edição portuguesa, a bom preço. Outros mercados têm melhores edições (extras bem cinéfilos), a bom preço também.

The 39 Steps - 1935 - screenshot 19

Realizador: Alfred Hitchcock

Argumentistas: Charles Bennett, Ian Hay, a partir do romance de John Buchan

Elenco: Robert Donat, Madeleine Carroll, Lucie Mannheim, Godfrey Tearle, Peggy Ashcroft, John Laurie, Helen Haye

 

Trailer

 

Filme

 

The 39 Steps - 1935 - Poster 2

Alfred Hitchcock esteve nomeado para “Melhor Realizador”, pelos críticos de Nova Iorque 1936, mas perdeu para John Ford em “The Informer”.

“OFTA Film Hall of Fame”, pela Online Film & Television Association 2010.

The 39 Steps - 1935 - Poster 3

O livre faz uma adaptação muito livre do romance da John Buchan (praticamente só usa a ideia-base; no livro o protagonista é sul-africano, não há personagem feminina, não há “Mr. Memory”, o significado de “The 39 Steps” é diferente), mas o escritor adorou o filme.

 

Antes de filmar uma cena crucial, Hitchcock algemou Robert Donat e Madeleine Carroll, e fingiu ter perdido a chave das algemas. O cineasta queria que os actores tivessem o state of mind necessário.

Carroll queixou-se das atitudes de Hitchcock na procura de autenticidade nas cenas com algemas.

As 62 ovelhas usadas numa cena comeram toda a vegetação que estava no set.

The 39 Steps - 1935 - backstage - 4

Carroll e Donat só se conheceram no primeiro dia de filmagens.

Peggy Ashcroft adorou a experiência de trabalhar com Hitchcock.

Já era o 22º filme de Hitchcock.

O filme custou 60.000 Libras. O estúdio produtor (Gaumont-British) investiu fortemente na carreira do filme nos USA.

 

Cameo de Hitchcock – em frente ao autocarro, quando Hannay e a mulher fogem do teatro.

 

O filme aborda temas dos habituais action thrillers de Hitchcock – o falso culpado, o MacGuffin, a loira fatal, fria e sensual.

 

O filme caiu muito depressa no domínio público, pelo que surgiram muitas cópias de má qualidade.

The 39 Steps - 1935 - backstage - 1

Hitchcock sempre considerou “The 39 Steps “ como um dos seus filmes preferidos.

Está nos “1001 Movies You Must See Before You Die”, de Steven Schneider.

O “British Film Institute” considerou “The 39 Steps” como o “4º Melhor Filme Britânico do Século XX”.

A “Total Film” considerou “The 39 Steps” como o “21º Melhor Filme Britânico de Sempre”, bem como a “2ª Melhor Adaptação Cinematográfica de um Filme”.

A “Time Out” considerou “The 39 Steps” como o “13º Melhor Filme Britânico de Sempre”.

“The Examiner” elegeu “The 39 Steps” como o “Melhor Filme Britânico de 1935”.

Orson Welles considerou “The 39 Steps” como uma obra-prima de Cinema. Welles faria uma versão radiofónica em 1939, pelo The Mercury Theatre on the Air.

Robert Towne considera “The 39 Steps” como o pai do moderno entretenimento cinematográfico.

The 39 Steps - 1935 - backstage - 3

O “Lux Radio Theater” faria uma versão radiofónica, de 60 minutos, em Dezembro de 1937. Robert Montgomery e Ida Lupino davam vozes aos protagonistas.

Herbert Marshall (que já tinha trabalhado com Hitchcock – “Murder!”, “Foreign Correspondent”) seria o protagonista de uma versão radiofónica, em Março de 1952.

Em 2005, surgiria uma comédia teatral, seguindo o argumento do filme de Hitchcock. Essa versão já teve versão portuguesa.

The 39 Steps - 1935 - backstage - 2

O filme seria alvo de vários remakes:

  • Em 1959, de Ralph Thomas, com Kenneth More (versão a cores, quase shot-per-shot do filme de Hitchcock, de argumento igual).
  • Em 1978, de Don Sharp, com Robert Powell (adaptação mais fiel ao livro).
  • Em 2008, pela BBC, com Rupert Penry-Jones.

 

O romance de John Buchan teve edição em Portugal.

 

Em 2011 foi anunciado um (novo) remake (o filme já tem três). Robert Towne (“Chinatown”) seria o argumentista.

The 39 Steps - 1935 - Poster 5

Sobre John Buchan:

https://www.goodreads.com/author/show/3073.John_Buchan

http://www.bbc.co.uk/programmes/profiles/2lWTsMM9FyLFMSTgCtrl91k/john-buchan

 

The 39 Steps - 1935 - Poster 4

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