Título Original – Our Brand Is Crisis
Sandra Bullock está de volta.
Com muita atitude e vontade em resolver crises políticas.
Mas não em Portugal.
Mesmo assim, os lusitanos podem aprender algo com ela.
Jane Bodine é uma veterana na área das campanhas políticas. Mas um azar passado deixou-a fora de cena. Jane tem agora uma derradeira oportunidade de mostrar as suas capacidades e de se vingar de um rival seu. Um candidato presidencial da Bolívia está muito em baixo nas sondagens. Jane vai virar o rumo das coisas. E vai descobrir a definitiva verdade do meio e sobre si própria.
Eis um filme que surge com um incrível sentido de timing.
Mais político que cinematográfico, diga-se.
Isto porque “Our Brand is Crisis” toca em questões, situações, resultados e até moralidades que vigoram na arena sócio-política de Portugal.
Estamos na Bolívia, mas podia passar-se em Portugal.
(findo o filme, fica-se com a sensação que as diferenças estão apenas na geografia e na língua)
Ao abordar os jogos de campanha, as tácticas publicistas e as atitudes popularuchas dos candidatos, o filme consegue ter o poder ilustrativo de um documentário (o ter sido filmado na Bolívia dá-lhe uma certa autenticidade), envolver como um thriller (os jogos de enganos entre as duas candidaturas rivais parecem jogos de espiões) e até divertir como sátira (os comportamentos dos candidatos).
No final, um convite ao debate/reflexão – em eleições, ganha o melhor candidato ou a melhor campanha?
Sandra Bullock está esplêndida (e lindíssima com o cabelo loiro e o bronzeado sexy), com boa capacidade de liderança, espirituosa na sua ironia e com mais balls que os gajos que a rodeiam. Ao vermos a Sandrinha a mover-se e a dominar os corredores políticos, ficamos com a sensação que seria ela a nossa salvadora. E quanta diversão é dada ao cinéfilo quando voltamos a ver a Sandrinha em acção num autocarro (lembram-se dela em “Speed”?). É possível que a interpretação lhe valha alguns prémios.
O nosso Joaquim de Almeida interpreta o típico político escroque e parolo, bem à moda latina/lusitana.
Para ver, rir, pensar e ajudar cada um a dar o respectivo passo na mudança.
Muito recomendável.
“Our Brand is Crisis” está nas salas portuguesas.
(e também deveria estar em exibição em S. Bento e em Belém)
Realizador: David Gordon Green
Argumentista: Peter Straughan, a partir do documentário de Rachel Boynton
Elenco: Sandra Bullock, Billy Bob Thornton, Anthony Mackie, Joaquim de Almeida, Ann Dowd, Scoot McNairy, Zoe Kazan
Site – http://www.ourbrandiscrisismovie.com/
Orçamento – 28 milhões de Dólares
Bilheteira (até agora) – 7 milhões de Dólares (USA)
George Clooney ia ser o co-protagonista, mas teve de desistir. Foi substituído por Billy Bob Thornton.
Sandra e George já trabalharam juntos como actores (“Gravity”), mas aqui é a primeira vez que fazem parceria na produção.
É o primeiro filme produzido por Sandra, desde “All About Steve” (2009).
O argumento estava na blacklist de 2008.
Inicialmente, o filme ia ser protagonizado por um homem. O realizador e o argumentista pediram para mudar para uma mulher.
Muitas cenas são filmadas na cidade de La Paz. Este é o primeiro filme, de um grande estúdio, filmado na Bolívia.
No último dia de filmagens, Sandra mandou trazer para o set uma carrinha de gelados.
Remake de um documentário, assinado em 2005 por Rachel Boynton, com o mesmo título, exibido no Netflix. O documentário acompanhava a campanha e eleição de Gonzales Sanchez de Lozada, em 2002 na Bolívia.