Título Original – The Tourist
Mamma Mia.
Dois dos sex symbols máximos da actualidade, finalmente juntos (e bem acompanhados por um excelente conjunto de secundários).
Itália como cenário. Veneza, mais concretamente.
Eis o (luxuoso) remake de “Anthony Zimmer”.
Um regalo de “cinefilia turística”.
Frank é um turista americano em viagem pela Bella Itália, para curar o seu coração destroçado.
O seu trajecto cruza-se com o de Elise, uma sofisticada e misteriosa mulher. Diálogo, entendimento, paixão. Mas tudo isto é só o princípio.
Frank vê-se metido numa alhada que só Hitchcock se lembraria. Como fugir dela? A vontade não é muita, pois Frank não consegue largar Elise.
Um luxuoso, descontraído e vertiginoso entretenimento à moda antiga, com surpresas permanentes.
Surpreendente twist final, que tudo muda entre alguns personagens.
Belíssima fotografia, a recordar os (gloriosos) tempos do Technicolor 50s e 60s.
Luxo total na cenografia e na escolha dos locais.
Sublime guarda-roupa, principalmente o feminino.
O germânico Florian Henckel von Donnersmarck (realizador do aclamado “The Life of Others” – Oscar para “Melhor Filme Estrangeiro” em 2007) dirige com estilo e nostalgia, bom ritmo, mostrando-se fascinado pela cidade, pelos locais e pelo par protagonista (principalmente por Angelina).
Johnny Depp e Angelina Jolie desfilam todo o seu carisma e presença (veja-se ele face a ela, no primeiro encontro; a forma como ela chega à estação e ao comboio, com os “estragos” que causa).
“The Tourist” é o tipo de entretenimento que mostra/lembra porque o Cinema existe.
Muito recomendável.
“The Tourist” tem edição portuguesa e já anda a preço “turístico”.
Realizador: Florian Henckel von Donnersmarck
Argumentistas: Florian Henckel von Donnersmarck, Christopher McQuarrie, Julian Fellowes, a partir do argumento e filme de Jérôme Salle (“Anthony Zimmer”)
Elenco: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Timothy Dalton, Steven Berkoff, Rufus Sewell, Christian De Sica, Raoul Bova
Site – http://www.sonypictures.com/movies/thetourist/
Orçamento – 100 milhões de Dólares
Bilheteira – 67 (USA); 278 (mundial)
Trailer
“The Tourist” é um remake. Tem (muitos) méritos por si, mas tem de ser comparado com “Anthony Zimmer”. Vamos a isso, por partes:
- “The Tourist” dura cerca de mais 15 minutos que “Anthony Zimmer”. É uma brilhante gestão da narrativa, de tempo e ritmo, face às adendas que faz.
- “The Tourist” tem mais personagens (os agentes policiais), mais peripécias e acção (as diversas perseguições ao protagonista; a logística das autoridades).
- “Anthony Zimmer” tem um look à cinema europeu dos 60s e 70s; “The Tourist” procura homenagear o look do cinema de Hollywood à 50s e 60s. Em ambos, a filiação com Hitchcock (“North by Northwest”, “To Catch a Thief”, “Saboteur”, “The 39 Steps”).
- Johnny Depp vs Yvan Attal – Johhny tem aquele ar de pessoa à margem, Yvan tem mais ar de homem vulgar.
- Angelina Jolie vs Sophie Marceau – Angelina tem um imenso glamour, forte sensualidade, desfilando muito e clássico estilo; Sophie é linda, carrega charme e mistério, cria frieza e dá à personagem um ar moderno.
- Em “The Tourist”, a relação entre os protagonistas é mais sentimental e old fashioned; em “Anthony Zimmer”, tal é mais frio e distante.
- “The Tourist” tem mais meios face a “Anthony Zimmer”. Como tal, ilustra mais luxo, é mais vistoso e tem mais tecnologia.
- Veneza é sempre perfeita em Cinema, como se vê em “The Tourist”; a Côte d`Azur é igualmente vistosa, como se vê em “Anthony Zimmer”.
- “The Tourist” tem mais humor.
“Anthony Zimmer” tem imensos méritos, mas “The Tourist” ganha.
- Mais peripécias
- Mais estilo e luxo
- Um sabor mais vincado dos good old days
- Johnny Depp
- Angelina Jolie
Ou seja, “The Tourist” junta-se ao grupo raro em que o remake supera o original.
Mas não deixem de ver “Anthony Zimmer”.
“The Tourist” esteve nomeado para “Melhor Filme – Comédia ou Musical”), nos Globos de Ouro 2011. Perdeu para “The Kids are All Right”. Johnny Depp tentou ser “Melhor Actor – Comédia ou Musical”, mas perdeu para Paul Giamatti em “Barney’s Version”. Angelina Jolie tentou ser “Melhor Actriz – Comédia ou Musical”, mas perdeu para Annette Bening em “The Kids are All Right”.
“Melhor Música”, nos Prémios ASCAP 2011.
“Melhor Actor – Acção” (Johnny Depp), “Melhor Actriz – Acção” (Angelina Jolie), nos Prémios Teen Choice 2011.
Filmado em Veneza e Paris.
A produção teve contornos tão rocambolescos como a história – primeiro seria Tom Cruise o protagonista, depois Sam Worthington (saiu por conflitos criativos); Charlize Theron também foi sondada; Lasse Halstom começou como realizador e saiu por conflitos criativos; o mesmo com Bharat Nalluri. Donnersmarck chegou a abandonar o projecto, até que tudo se resolveu e ele regressou.
Julian Fellowes afirmou que pouco do seu trabalho no argumento é visto no filme.
Angelina Jolie participou no filme devido ao facto de ser filmado em Veneza.
Paul Bettany recusou participar em “The King`s Speech” para entrar em “The Tourist”. Bettany confessaria depois o seu arrependimento.
Apesar de ter recebido a promessa que teria total controlo criativo sobre o filme, Donnersmarck ficou sem ele e viu-o a “fugir” para o par protagonista.
Johnny Depp e Paul Bettany reencontrar-se-iam em “Mortdecai” e “Transcendence”.
–