Os Piratas (2012)

The Pirates - Poster 4

Título Original – The Pirates! In an Adventure with Scientists!

Título Alternativo (USA) – The Pirates! Band of Misfits

 

Foi o filme que marcou o regresso da Aardman ao mundo da plasticina e ao stop-motion (no Natal de 2011, os estúdios britânicos deram-nos o maravilhoso “Arthur Christmas”, mas era de animação digital).

 

O Pirata Capitão é um pirata de boas intenções (dentro do meio), mas os resultados não o tornam temível.

Pela enésima vez, o Capitão e o seu grupo tentam ganhar o Troféu “Pirata do Ano”.

Gozado pelos seus rivais, o Capitão decide meter-se numa grande aventura que deixe o seu nome nos grandes feitos da Pirataria.

Uma aventura que vai originar muitas peripécias pelo mar, por ilhas e pelas ruas de Londres. Desde que consiga fugir à perseguição da Rainha Victoria.

The Pirates - screenshot 1

The Pirates - screenshot 2

A Aardman sempre nos habituou a argumentos bem elaborados, cheios de humor inteligente e muita cinefilia. “The Pirates” não é excepção.

O estúdio atira-se de forma destravada ao swashbuckler, sabendo homenagear (os ambientes) e parodiar (os diversos ataques a barcos) os clichés do género.

Como sempre, boa cinefilia (referências a títulos e personagens), bem encenadas cenas de acção (a perseguição pela casa, na banheira; o duelo final), argumento bem organizado, personagens diversas e personalizadas.

Elogia-se também a combinação do look da Era Victoriana com a modernidade (a festa dos prémios para os piratas parece um misto de party em Las Vegas e a cerimónia dos Oscars).

Darwin (voiced by David Tennant), Pirate Captain (voiced by Hugh Grant) and Scarf (voiced by Martin Freeman) in THE PIRATES! BAND OF MISFITS, an animated film produced by Aardman Animations for Sony Pictures Animation.

The Pirates - screenshot 6

The Pirates - screenshot 7

The Pirates - screenshot 9

Onde “The Pirates!” faz História (no género e na Aardman) é a imensidão de detalhe na perfeita recriação dos ambientes (a cenografia, o guarda-roupa, os acessórios, adereços, veículos, barcos). É de tamanho rigor, que o filme exige que seja revisto várias vezes, só para prestarmos atenção a todos esses detalhes.

 

Divertidíssimos genéricos (o final tem momentos que concluem a história).

Boa banda sonora, cheia de temas modernos, perfeitamente inseridos nas situações.

Charles Darwin (voiced by David Tennant) and Pirate Captain (voiced by Hugh Grant) in THE PIRATES! BAND OF MISFITS, an animated film produced by Aardman Animation for Sony Pictures Animation.

The Pirates - screenshot 12

The Pirates - screenshot 11

Um prodígio de animação, alegria e peripécias, com todo o encanto da plasticina que só a Aardman permite.

Fabulosa prestação vocal do (excelente) elenco.

 

Imperdível.

Queen Victoria (voiced by Imelda Staunton) and Pirate Captain (voiced by Hugh Grant) with Polly, in THE PIRATES! BAND OF MISFITS, an animated film produced by Aardman Animation for Sony Pictures Animation.

The Pirates - screenshot 17

Realizadores: Peter Lord, Jeff Newitt

Argumentista: Gideon Defoe, a partir dos seus livros

Vozes: Hugh Grant, Martin Freeman, David Tennant, Imelda Staunton, Salma Hayek, Jeremy Piven, Brendan Gleeson, Brian Blessed, Anton Yelchin, Ashley Jensen

 

Trailer

 

Orçamento – 55 milhões de Dólares

Bilheteira – 31 (USA); 121 (mundial)

The Pirates - Poster 2

Nomeado para “Melhor Filme de Animação”, nos Oscars 2013 e Annie 2013. Perdeu, respectivamente para “Brave” e “Wreck It Ralph”

Nomeado para ”Melhor Comédia”, nos Prémios Empire 2013. Perdeu para “Ted”.

“Melhor Filme de Animação” (ao lado de “Frankenweenie”), pelos Prémios da Crítica de Dallas-Fort Worth 2012.

The Pirates - screenshot 20

Adaptação livre de uma saga literária criada por Gideon Defoe, em 2004. Já vai em 4 volumes, com o quinto a sair em breve.

O filme adapta dois livros – “The Pirates! in an Adventure with Scientists” e “The Pirates! in an Adventure with Whaling”.

 

Sobre Gideon Defoe

http://www.goodreads.com/author/show/83082.Gideon_Defoe

 

A saga

http://www.janklowandnesbit.co.uk/gideon-defoe

https://www.goodreads.com/series/53932-the-pirates

Pirate Captain (voiced by Hugh Grant, center, with his bird, "Polly") and some of his band of misfits, including, (L-R) Pirate with Gout (voiced by Brendan Gleeson), Albino Pirate (voiced by Russell Tovey), Pirate with Scarf (voiced by Martin Freeman), and Surprisingly Curvaceous Pirate (voiced by Ashley Jensen), in THE PIRATES! BAND OF MISFITS, an animated film produced by Aardman Animation for Sony Pictures Animation.

O filme contou com um total de 320 pessoas, sub-divididas em 41 equipas, com 33 animadores, envolvendo a Aardman e mais três estúdios de animação (entre eles, a Sony Pictures Animation – em 2010, a Sony e a Aardman assinaram uma parceria de 3 anos).

Muitos dos decors são a uma escala que ultrapassa a dimensão habitual para estes filmes. O objectivo era de se ter um maior apuro visual (há um cenário com mais de 400.00 peças; ainda se criaram mais 220.000 adereços para os restantes cenários), mas também melhor movimentação dos técnicos entre os cenários.

Mais de 6.818 bocas foram criadas. Só o Capitão precisou de 1.364.

O navio dos protagonistas é composto por 44.569 peças. Precisou de 5.000 horas de trabalho. O peso final é de 350 Kilos.

The Pirates - backstage

Apesar do recurso à plasticina e ao stop-motion, foi necessária intervenção do computador (nas cenas que envolvia mar e céu).

The Pirates - screenshot 19

Charles Darwin chegou a pertencer a uma sociedade de gostos gourmet muito peculiares – caçavam, cozinhavam e comiam animais raros (mas nunca em vias de extinção). O filme brinca com este facto, com divertidas variantes.

Num determinado momento, a Raínha Victoria diz “I may have the heart and soul of a weak woman“. É uma variação de um dito de uma sua antecessora (Elizabeth I), num discurso perante a ameaça da Armada de Espanha.

The Pirates - screenshot 10

Peter Lord chegou a divulgar que se estava a ponderar uma sequela e que já havia argumento. Mas perante os insuficientes resultados no box-office (o filme não foi um flop, mas não teve os números suficientes para ser um sucesso compensador), a ideia está adiada.

 

“So You Want to Be a Pirate!”

A curta que vem nalgumas edições DVD/Blu-Ray do filme

The Pirates - screenshot 16

Entrevista com Peter Lord

http://collider.com/peter-lord-pirates-band-of-misfits-interview/

 

Sobre a Aardman

http://www.aardman.com/

http://www.aardman.com/the-studio/history/

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s