Debaixo de Olho (1987)

Original Cinema Quad Poster - Movie Film Posters

Título Original – Stakeout

 

O mundo dos polícias permite retratos sérios, humanos e realistas.

Mas também grandes borgas.

Eis um caso.

 

Chris e Bill são dois colegas da polícia. Chris, o mais veterano, é solteiro e um amante de borga. Bill, mais novo, é casado e com filho, sendo mais calmo e metódico.

Os dois são convocados para uma missão – espiar Maria, a namorada de um perigoso foragido.

Mas tudo se complica quando Chris se envolve com Maria.

Stakeout - screenshot 1

O género policial tem registos dramáticos (“Detective`s Story”, “Bullitt”, “Dirty Harry” e “French Connection” são referências) e cómicos (“48 HRS.”, “Beverly Hills Cop” e “Lethal Weapon” são igualmente referenciais).

“Stakeout” quase que consegue ser uma referência.

Mas o facto de não o conseguir não lhe apaga os seus (muitos) méritos.

STAKEOUT, from left: Madeleine Stowe, Richard Dreyfuss, 1987, © Buena Vista

Misto de policial e comédia, o filme aborda uma situação policial de rotina, explorando muito bem o lado divertido (a menina espiar é esbelta e merece o olhar dos protagonistas; a rivalidade das equipas de vigilância e as partidas que pregam uma à outra), de companheirismo (Bill sempre a tapar as barracadas de Chris), romântico (o que surge entre Chris e Maria), dinâmico (a perseguição ao foragido) e de suspense (o acto final, quando todos se encontram na casa) da situação.

Tudo aliado ao espírito (tão bem tratado nos 80s) de buddy-buddy movie.

Stakeout - screenshot 4

(Muito) Divertido e fresco.

 

John Badham  – nome relevante do popcorn movie dos 80s (“Blue Thunder”, “Wargames”, “Short Circuit”) e 90s (“Bird on a Wire”, “The Hard Way”) – dirige com eficácia e bom ritmo.

Stakeout - screenshot 6

Richard Dreyfuss e Emilio Estevez prestam-se à brincadeira e revelam excelente química.

Madeleine Stowe é um miminho que apetece proteger e ter (sempre) debaixo de olho.

STAKEOUT, Madeleine Stowe, 1987, (c)Buena Vista Pictures

Uma pequena preciosidade do género. Até porque hoje já se deixou de fazer entretenimento inteligente, despretensioso e descontraído como este.

 

“Stakeout” não tem edição portuguesa, mas anda a bom preço noutros mercados.

Stakeout - screenshot 3

Realizador: John Badham

Argumentista: Jim Kouf

Stars: Richard Dreyfuss, Emilio Estevez, Madeleine Stowe, Aidan Quinn, Dan Lauria, Forest Whitaker

 

Orçamento – 14.5 milhões de Dólares

Bilheteira – 66 (USA);

Mercado Doméstico – 28 (USA)

Stakeout - Poster 3

Trailer

 

Temas da banda sonora

 

Steve Winwood – “Higher Love”

 

Mr. Mister – “Is It Love”

Stakeout - Poster 2

“Melhor Música”, nos Prémios BMI 1988.

“Melhor Filme”, nos Prémios Edgar Allan Poe 1988.

Stakeout - Backstage - 1

Leonard Nimoy (o eterno Mr. Spock de “Star Trek”) foi considerado para realizador (bem como para “Lethal Weapon”, do mesmo ano). Acreditando que não seria capaz de lidar com acção, Nimoy rejeitou as duas propostas e preferiu fazer “Three Man and a Baby” (que também foi um sucesso e gerou uma sequela).

É o primeiro filme de Madeleine Stowe, onde ela tem protagonismo. Até este filme, Stowe tinha participado em séries, telefilmes e tinha sido muito secundária num filme.

Aidan Quinn substituiu Val Kilmer. Kilmer já estava convocado, mas dias antes das filmagens resolveu cancelar a sua presença.

Quinn conheceu Elizabeth Bracco neste filme e algum tempo depois tornavam-se um casal.

Richard Dreyfuss e Emilio Estevez usam o mesmo tipo de bigode.

Foi o oitavo filme no box-office USA desse ano.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s