Terminator: As Crónicas de Sarah Connor (2008-2009)

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Poster 4

 

Título Original – Terminator: The Sarah Connor Chronicles

 

Antes da estreia de “Terminator Salvation” chegava à televisão esta série.

Partia do final dos eventos de “Terminator 2” e fazia um twist aos eventos vistos nos filmes seguintes. Na verdade, ignorava os eventos de “Terminator 3” (e, obviamente, os de “Terminator Salvation”).

 

Sarah Connor e o filho John acreditam ter evitado o Dia do Julgamento. Mas as suas vidas não têm sossego. Continuam perseguidos pelas autoridades (que querem respostas para os eventos de “T2”) e por diversos Terminators (com diferente look dos que mãe e filho conhecem).

Até que lhes surge uma inesperada aliada. Cameron, uma Terminatrix adolescente, fria, rebelde e corajosa, que tudo faz para os proteger.

Ao que parece, os eventos decorridos em “T2” apenas adiaram o Apocalipse. O projecto Skynet continua activo e são muitas as pessoas e entidades envolvidas.

O grupo procura combater o supra-computador em formação. Para tal conta-se com o conhecimento de Cameron (ela vem do futuro) e com a entrada em cena de Derek Reese (irmão de Kyle – o protector de Sarah em “The Terminator” – e tio de John).

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 4

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 5

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 3

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 2

Continuando a narrativa iniciada em “Terminator 2”, acrescentando e alterando alguns eventos, datas e personagens, a série segue um rumo semelhante ao filme de James Cameron.

Continua a senda de Sarah e John no evitar do Apocalipse e na destruição de todos os elementos que possam conduzir à criação do projecto Skynet.

Mas sempre com ênfase nos personagens, nas suas relações, motivações e evoluções.

 

Resulta interessante (e até stressante – para protagonistas e espectador) que agora existam muitos Terminators à solta, todos com aspecto diferente. O suspense e a expectativa resultam.

O cerne humano da narrativa centra-se em duas relações. A de Sarah e John, mãe e filho, com as permanentes preocupações de Sarah e o seu instinto protector, onde John procura descobrir e evoluir na sua qualidade de líder e herói, tentando viver uma adolescência normal. E há a interacção entre John e Cameron, uma Terminatrix adolescente, em busca do que significa ser humana e apta à educação humanista de John.

Cameron acaba por ser a personagem mais complexa e fascinante da série, capaz de acções divertidas (a forma como excita os meninos da escola), amigáveis, sentimentais, comoventes (o seu fascínio pelo ballet) e até mesmo de uma indiferença assassina (a forma como não ajuda duas pessoas em perigo de morte; a forma como não interfere no suicídio de uma estudante), mas sempre plena de lógica (as suas explicações, sempre racionais, para as suas acções). Cameron consegue assim cativar pela sua (gélida) inocência, fascinar pela sua (angelical) beleza e perturbar pela sua frieza mecânica.

Com a diversidade de personagens que compõem o grupo, desenvolvem-se cumplicidades, desconfianças, amizades, laços e rupturas.

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 13

Há humor (Cameron a descobrir o mundo e a tentar ser uma adolescente normal; Cameron com ciúmes do interesse sentimental de John face a uma amiga), susto (a súbita aparição de algum Terminator), tensão (alguns comportamentos de Cameron), emoção (a amizade entre John e Cameron, a relação entre John e Sarah, John a conhecer o seu tio e o seu pai, John a tentar uma relação com Riley), intriga (as diversas descobertas e revelações) e doses generosas de acção (os duelos com os Terminators; as lutas entre Terminators).

 

Bom trabalho a nível de efeitos visuais e de caracterização (de Robert Hall, futuro realizador de um terror mais extremo).

 

A Season 1 é curta (apenas 9 episódios), contando a história de forma mais concisa. O cliffhanger da Season Finale é mais apto para transição de episódios do que de season. Mas isto porque a Season 1 teve de enfrentar uma greve dos argumentistas de Hollywood e teve de terminar mais cedo.

A Season 2 é mais longa (22 episódios) e, inevitavelmente, arrasta-se nalguns episódios que apenas servem para cumprir calendário (surgem eventos e personagens que nada adiantam à trama principal). O grande trunfo é mesmo a entrada em cena de Catherine Weaver, líder de uma corporação tecnológica, que se move por uma agenda plena de mistérios, reservando grandes surpresas. O cliffhanger da Season Finale é excelente, sendo de grande potencial para os eventos da Season 3. Mas tal season nunca aconteceu, infelizmente.

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 12

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 10

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 17

Os actores cumprem muito bem e os protagonistas estão ao nível dos seus equivalentes cinematográficos.

Lena Headey defende-se muito bem como Sarah Connor – fêmea, mãe e guerreira.

Thomas Dekker reflecte bem as angústias de John, como adolescente (que nunca pode ter uma vida normal) e como futuro líder/salvador da Humanidade.

Summer Glau é grande surpresa da série. Cameron Philips é uma Terminatrix que tanto consegue ser fofinha como inquietante.

Richard T. Jones é um empenhado agente do FBI que procura a verdade, sem preconceito e de mente aberta.

Garrett Hedlund consegue ser temível como o implacável Terminator (da linha T-888) Cromartie.

Shirley Manson (que chega na Season 2) chega a ser inquietante como uma versão feminina de T-1000 (yup, metal líquido, com capacidade de metamorfose).

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 14

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 16

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 7

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 15

Muito recomendável.

(a série cativa e os personagens criam empatia, mas não esqueçam que a série não termina, é cancelada)

 

“Terminator: The Sarah Connor Chronicles” tem edição portuguesa, mas o preço ainda anda alto. Noutros mercados, os preços andam mais jeitosos. A edição americana (para quem tiver um leitor multiregion) é mais recomendável, pois traz mais extras (muito bons). Essa edição tem legendas em Brasileiro.

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Poster 6

Criador: Josh Friedman

Elenco: Lena Headey, Thomas Dekker, Summer Glau, Richard T. Jones, Brian Austin Green, Garret Dillahunt, Shirley Manson

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Poster 2

A intro

Trailer

Um tema da banda sonora

Uma canção da banda sonora

(pela voz de Shirley Manson)

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Poster 11

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Poster 7

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Poster 10

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Poster 12

Summer Glau foi eleita a “Melhor Actriz Secundária de Televisão”, nos Prémios Saturn 2008. A série teve outras nomeações – “Melhor Série” (perdeu para “Lost”), “Melhor Actriz Televisiva” (Lena Headey foi derrotada por Jennifer Love Hewitt em “Ghost Whisperer”).

Teve várias nomeações para os Prémios Saturn 2009. “Melhor Série” (perdeu para “Lost”), “Melhor Actriz Televisiva” (Lena Headey foi derrotada por Mary McDonnell em “Battlestar Galactica”), “Melhor Actor Secundário em Televisão” (Thomas Dekker foi derrotado por Adrian Pasdar em “Heroes”) e “Melhor Actriz Secundária de Televisão” (Summer Glau foi derrotada por Jennifer Carpenter em “Dexter”).

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Promo Photo 3

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Promo Photo 5

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Promo Photo 10

A série continua a saga, contando com os eventos de “The Terminator” e “Terminator 2”. Os eventos de “Terminator 3” são ignorados.

A série tem produção da 20th Century Fox Television (a Fox é o estúdio que tem Cameron sob a sua alçada), a Warner Bros. Television (a Warner distribuiu os terceiro e quarto episódios da saga cinematográfica), da C2 (produtora do terceiro filme) e da The Halcyon Company (produtora do quarto filme).

Mario Kassar e Andrew G. Vajna (os patrões da Carolco e da C2 – produtoras do segundo e terceiro filme) são os executive producers da série.

Por lá anda também David Nutter, uma das forças criativa da Season 1 da mítica série “The X-Files”.

Joel B. Michaels (um dos produtores do segundo filme) também exerce funções de executive producer.

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 11

Josh Friedman foi contratado por James Cameron (“por acaso”, o criador da saga “Terminator” e autor dos dois primeiros filmes) para ser o argumentista de uma das sequelas de “Avatar”.

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 9

Mais de 300 actrizes fizeram audições para interpretar Sarah Connor.

Dina Meyer foi considerada para Sarah Connor.

Lena Headey foi recomendada a Friedman por um amigo.

Jaimie Alexander e Michelle Ryan foram consideradas para Cameron Phillips.

Summer Glau foi eleita pela sua performance (e capacidades de luta) no filme “Serenity” (2005, conclusão, em Cinema, da série de culto “Firefly”, criada por Joss Whedon). Friedman criou a personagem de Cameron a pensar em Summer.

Summer nunca tinha visto algum filme da saga “Terminator”.

Friedman já tinha chamado Summer para participar num Pilot de uma série criada por ele, mas a actriz teve de recusar pois já estava comprometida com o filme “Serenity”.

Cameron (a personagem de Summer) é uma homenagem a James Cameron, criador dos dois primeiros filmes da saga cinematográfica.

Summer e Lena encontra-se-iam anos mais tarde na seríe “Game of Thrones” (de onde veio Emilia Clarke e Alan Taylor – a Sarah Connor e o realizador de “Terminator: Genisys”, o recomeço da saga cinematográfica).

Richard T. Jones criou a sua interpretação inspirada na de Tommy Lee Jones em “The Fugitive”.

Estreia como actriz de Shirley Manson, vocalista dos Garbage.

Lena Headey queria que Arnold Schwarzenegger fizesse um cameo in the series.

O agente James Ellison deriva de Harlan Ellison, prestigiado escritor de sci-fi, autor de uma história que tem semelhanças com a de “The Terminator”.

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 6

A casa dos Connor, usada na Season 2, é a mesma vista em “Cellular”.

A visão dos Terminators foi criada em Visual Basic.

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - screenshot 8

O Pilot tem um extended cut. Foi exibido em Julho de 2007, na Comic-Con International.

Em 2012 foi feita uma petição online para que a série regressasse numa Season 3 e tivesse uma conclusão. Ainda hoje essa petição está activa.

A Season 3 iria focar-se na luta de John Connor no futuro, com um twist muito interessante – John chega a um mundo e tempo, em guerra com as máquinas, mas onde John não é conhecido nem é o tal líder que se falava (nos dois primeiros filmes e ao longo das duas primeiras temporadas da série televisiva); por outro lado, o John adolescente conhece o pai Kyle, ainda antes deste ser enviado ao passado (nos eventos de “The Terminator”).

Friedman jurou nunca revelar como terminaria a série.

Terminator - The Sarah Connor Chronicles - Poster 1

Agora que a saga cinematográfica recebe um reboot, fala-se que uma nova série televisiva pode ser feita.

E poderá ter crossover com a nova saga cinematográfica.

Os detalhes:

http://www.hollywoodreporter.com/live-feed/new-terminator-tv-series-works-663447

http://www.slashfilm.com/new-terminator-tv-series/

http://screenrant.com/terminator-new-tv-series-movie-reboot-tie-in/

https://thedissolve.com/news/1059-new-terminator-film-and-tv-shows-will-simultaneous/

Um esclarecimento sobre os eventos ao longo do tempo.

http://www.empireonline.com/features/terminator-timeline/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s