Título Original – Run All Night
Liam action Neeson is back.
Novamente de arma em punho, como papá a proteger a sua prole.
Mas vindo do lado do inimigo.
Num tête-à-tête com um rival de luxo- Ed Harris.
Jimmy Conlon é um ex-hitman para Shawn Maguire, líder da comunidade e de uma organização criminal.
Jimmy não tem qualquer tipo de contacto com o filho Michael, nora e netas. A sua vida é um abismo de solidão, entre copos e o vaguear pela noite da cidade.
Mas devido a um azar, pai e filho têm mesmo de se reencontrar. Michael é alvo do filho de Shawn e para proteger Michael, Jimmy mata o filho do seu antigo patrão.
Shawn quer vingança. Jimmy procura proteger o filho. Dá-se uma violenta perseguição, um duelo de vontades e uma derradeira oportunidade para pai e filho.
Um energético urban action crime thriller, onde a acção vem mais dos personagens, das suas motivações e confrontações (morais, pessoais e interpessoais).
É certo que temos boas doses de perseguições, tiroteios e pancadaria, mas o que conta é o duelo (moral e ético) de dois homens (outrora amigos, agora inimigos), o castigo e a redenção de um homem, o encontro (tardio?) entre pai e filho.
Liam Neeson está esplêndido (como sempre, não é?) como um homem que procura corrigir os seus erros e aproveitar a sua última oportunidade de ser Homem. Ed Harris dá a sua habitual tenebrosa intensidade. Ver os dois face a face, a traduzirem memórias, cumplicidades, hostilidades e confrontações é uma delícia para o espectador (já não se via um duelo assim desde Al Pacino & Robert De Niro em “Heat”).
Jaume Collet-Serra (no seu terceiro encontro com Neeson) dirige com garra e ritmo, criando set pieces de grande tensão, espectáculo de capacidade adrenalítica, dando a sensação que tudo decorre em tempo real, levando a memória cinéfila para os 50s e 60s e para os bons momentos do género, vindo dos mestres (Robert Aldrich, Don Siegel, Samuel Fuller).
Pelas emoções e interpretações do par protagonista/rival, “Run All Night” merece estar entre os grandes títulos de 2015.
E venha mais action Neeson.
Realizador: Jaume Collet-Serra
Argumentista: Brad Ingelsby
Elenco: Liam Neeson, Ed Harris, Joel Kinnaman, Boyd Holbrook, Bruce McGill, Genesis Rodriguez, Vincent D’Onofrio, Common
Orçamento – 50 milhões de Dólares
Bilheteira (até agora) – 26 (USA); 64 (mundial)
Site – http://runallnightmovie.com