Ciclo Roberto Rossellini – Stromboli (1950)

Stromboli - Poster 1

Rossellini & Bergman.

No seu primeiro encontro.

 

Karen, uma mulher da Lituânia, casa com Antonio, um pescador. Com tal acto, Karen pretende fugir de um campo de prisioneiros. A vida do casal será em Stromboli, uma aldeia assolada pelo vulcão. Mas Karen não se habitua à vida da povoação, bem como à mentalidade das pessoas, descobrindo que a sua nova vida volta a trazer-lhe uma prisão.

Stromboli - screenshot 1

Stromboli - screenshot 6

Será o Amor um cerco (social, emocional e geográfico)? Ou uma ânsia de liberdade (emocional, física, social, geográfica)?

Roberto Rossellini coloca imensas questões e reflexões sobre tal, num título que transcende o “apenas” Cinema, filmando o “aperto” emocional sobre a protagonista, que “só” pretende viver e amar.

 

Crónica sobre o Amor, o ciúme e o preconceito, é também um grito pela erupção da liberdade sentimental.

Stromboli - screenshot 10

Ingrid Bergman é um tórrido vulcão de sentimento (um feito notável, pois na povoação por onde ela circula também está activo um vulcão, mas que não consegue levar a melhor face ao “vulcão nórdico”).

 

Sublime final, deixando as emoções, perguntas e respostas à consideração de cada um.

Stromboli - screenshot 9

Stromboli - screenshot 11

Mais que um filme, é uma verdadeira erupção de emoções.

 

Obra-prima de Cinema.

 

“Stromboli” tem edição portuguesa e o seu preço já andou bem “vulcânico” para o cinéfilo.

Stromboli - screenshot 7

Realizador: Roberto Rossellini

Argumentistas: Roberto Rossellini, Sergio Amidei, Gian Paolo Callegari, Art Cohn, Renzo Cesana, Félix Morlión

Elenco: Ingrid Bergman, Mario Vitale, Renzo Cesana, Mario Sponzo

 

Clips –

 

 

 

 

Stromboli - Poster 4

“Melhor Actriz Internacional” (Ingrid Bergman), nos Prémios Bambi 1951.

“Melhor Actriz Estrangeira num Filme Italiano” (Ingrid Bergman), pelos Jornalistas Italianos de Cinema 1951.

Stromboli - screenshot 4

Anna Magnani iria ser a protagonista.

Ingrid Bergman escreveu a Roberto Rossellini, confessando a sua admiração pelo trabalho do cineasta e manifestando o seu desejo em trabalhar com ele. A actriz ajudou o realizador em ter apoio de um estúdio (RKO), para financiamento e distribuição.

Samuel Goldwyn foi sondado por Ingrid, para financiar e distribuir o filme, mas ele recusou pois não gostou de “Germania, Anno Zero”.

O acordo entre Rossellini e a RKO visava que toda a footage seria entregue ao estúdio e que a montagem USA derivaria da feita para Itália. Rossellini não teve controlo sobre a montagem americana (que durava 81 minutos face aos 105 originais). Rossellini moveu esforços juntos de várias entidades e lá conseguiu os seus propósitos.

Stromboli - backstage - Ingrid Bergman & Roberto Rossellini

Durante as filmagens, Roberto Rossellini e Ingrid Bergman iniciaram um affair (ambos ainda estavam casados com os respectivos cônjuges), do qual a actriz ficou grávida. Tal despertou uma imensa (moralista) polémica (que envolveu a comunidade cinematográfica, políticos e gente do clero) e Bergman chegou a estar banida de Hollywood. Tal seria interrompido em 1956, com “Anastasia”, pelo qual Ingrid ganharia o Oscar.

Um senador americano, Edwin C. Johnson, manifestou-se contra o filme, por considerar idiota relação entre um vulcão e uma mulher grávida.

Howard Hughes viu paralelismos entre a personagem de Ingrid e a seu comportamento. Hughes remontou o filme sem consentimento de Rosselllini. O filme ganhou um imenso hype junto do público. Apesar de estar proibido nalguns estados e dos protestos da Igreja Católica, o filme conseguiu uma enorme curiosidade do público e estreou com grande sucesso.

O filme não tinha um argumento, mas apenas anotações.

O filme foi recebido nos USA de forma muito negativa.

Stromboli - Poster 2

A edição da Criterion, clips e entrvistas

http://www.criterion.com/films/28082-stromboli

 

Stromboli - press cover 1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s