Sob Duas Bandeiras (1936)

Under Two Flags - Poster 1

Título Original – Under Two Flags

 

Um óptimo elenco (de nomes bem populares dos 30s) num drama de aventuras à moda clássica.

 

A um batalhão da Legião Estrangeira, chega um tal Sargento Victor. O seu superior imediato é o austero Major Doyle. Doyle anda perdido de amores por Cigarrette, a dona de um bar local, com bons contactos no mundo criminoso. Mas Cigarrette tomba de amores por Victor, que entretanto fica perdido por Lady Venetia. Tamanho triângulo sentimental vai dividir os dois homens e testar os limites do seu duelo, mas em terreno de guerra.

Under Two Flags - screenshot 1

Entre o drama sentimental (há complicados triângulos amorosos, que se cruzam) e a aventura exótica militar (as peripécias de um batalhão da Legião Estrangeira em luta contra um vasto inimigo, em cenário africano), eis um título cuidado, emotivo e entretido, onde se dá relevo aos personagens, sentimentos e motivações de cada um, mas sem se inibir da devida concessão ao espectáculo (a batalha final, muito bem encenada).

 

História de duelos entre “bons” e “maus”, é também sobre um confronto entre homens e mulheres, motivados pelas suas duas “bandeiras” (sentimentais e éticas), bem como um conto de redenção, honra e bravura.Under Two Flags - screenshot 4

Muito bom trabalho de fotografia e cenografia.

 

Profunda prestação do óptimo elenco.

 

Um belíssimo filme.

Uma preciosidade, de um certo tipo de cinema romântico e aventureiro, escapista e exótico, que está (cada vez mais) perdido.

 

“Under Two Flags” não tem edição portuguesa. A edição espanhola (apenas com legendas em Espanhol) tem uma óptima masterização a nível de imagem e som, tendo um muito cinéfilo livro com fotos e detalhes de produção.

Under Two Flags - screenshot 5Realizador: Frank Lloyd

Argumentistas: W.P. Lipscomb, Walter Ferris, Bess Meredyth (sem crédito), Allen Rivkin (sem crédito), a partir do livro de Ouida

Elenco: Ronald Colman, Claudette Colbert, Victor McLaglen, Rosalind Russell, Gregory Ratoff, Nigel Bruce, C. Henry Gordon, Herbert Mundin, John Carradine

 

Orçamento – 1.5 milhões de Dólares

Under Two Flags - screenshot 3

Filme

 

Making of

Under Two Flags - screenshot 2

Sobre a escritora Ouida

http://www.goodreads.com/author/show/112698.Ouida

Under Two Flags - Book Cover

Sobre o realizador Frank Lloyd

http://www.franklloydfilms.com/

 

O cut original é de 112 minutos. A montagem que ficou definitiva (de 95 minutos) retira de cena o personagem de John Carradine. Tal remontagem foi feita pelos distribuidores, com consentimento da Twentith Century-Fox (o estúdio produtor). Lloyd ficou de tal modo zangado com tal acção, que nunca mais trabalharia para a Fox.

Simone Simon ia ficar com a personagem de Cigarrette. Mas devido ao seu temperamento difícil, o realizador Frank Lloyd despediu-a (ao fim de duas semanas). Claudette Colbert substituiu-a. Toda a footage de Simon ficou perdida.

Num dos primeiros takes da cena de confusão no bar de Cigarrette, Ronald Colman chegou a ser atingido no peito, por uma faca. Mas foi apenas pelo punho desta. Tudo devido a consequências inesperadas dos actos dos actores e extras no decurso da cena. Num take futuro, a faca seguiu o rumo pretendido – cravar-se num poste de madeira.

O projecto já datava de 1931. Seria produzido pela Universal e realizado por Tod Browning.

Browning já tinha assinado uma versão em 1922, mas ainda muda.

O livro de Ouida teve outras adaptações – uma de 1912 e outra de 1916.

Filmado na California (Imperial County, Indio, La Quinta e Palm Springs) e em Yuma, Arizona.

Foi um enorme sucesso de bilheteira.

Under Two Flags - Poster 2

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s