Título Original – Black Sea
Jude Law abandona o seu registo habitual e mete-se em suspense pelas profundezas do oceano.
Robinson é um ex-capitão da Marinha Mercante. Divorciado e com um filho, Robinson vê-se despedido e sem capacidade de sustento para si e família.
Surge-lhe uma oportunidade de comandar um submarino e uma tripulação feita por ingleses e russos, que visa a localização de um antigo submarino nazi, que alberga um vasto carregamento de ouro.
A missão poderia ser de rotina, mas tudo se complica com a ganância de cada um, que origina conflitos a bordo.
Entre o drama e o suspense, um filme que ilustra o espírito de (des)união de grupo, numa situação que apela ao esforço conjunto mas com motivos que levam ao conflito e a ganância.
Bons momentos de tensão (o transporte do ouro, o final), de claustrofobia (a sensação do ambiente a bordo) e de conflito (a forma como a confiança vai sendo destruída na equipa).
No meio da situação survival, o filme tece um “manifesto” sobre a forma como, hoje em dia, as grandes corporações usam pessoas como objectos.
Jude Law sai-se bem, com um personagem que luta com a necessidade de se sentir ainda capaz de algo, que se afirma como pessoa e não um objecto descartável de uma corporação e como um líder que procura que todos os subordinados sobrevivam.
Não é um “´The Treasure of Sierra Madre` Underwater”, mas é um título honesto e eficaz.
Realizador: Kevin MacDonald
Argumentista: Dennis Kelly
Elenco: Jude Law, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, Jodie Whittaker
Trailer