John Wick (2014)

John Wick - Poster 2

Keanu Reeves está de volta.

Como action man.

E com o dedo bem pesado no gatilho.

 

John Wick é um já retirado hitman.

O seu passado de violência foi abandonado pelo amor a Helen, a sua amada esposa. Mas o falecimento de Helen deixa John só e amargurado, tendo apenas dedicação ao seu carro (um Ford Mustang de 69), numa vida cuja única energia vem da adrenalina que John retira dos seus drifts numa pista.

Um dia, John recebe uma prenda de Helen – uma adorável cadelinha, onde Helen pede a John a missão de cuidar dela e assim continuar a ter alguém a quem dar afecto.

Mas uma noite, a casa de John é assaltada. Ele é atacado, o carro roubado e a cadela e morta.

Para John, é uma perfeita justificação para retomar o seu antigo modo de vida e vingar-se. Sem tréguas, piedade e prisioneiros.

TMN_8943.NEF

Um muito eficaz, dinâmico e entretido action revenge flick, cuja mais-valia reside nas muito bem elaboradas set pieces, que combinam a essência dura do actioner 70s e 80s com a estética de vídeogame (John Wick é personagem de um popular jogo) – a acção traz a violência de outros tempos e a forma como John despacha os inimigos faz-nos sentir dentro de um bom first person shooter.

kinopoisk.ru

O argumento é básico, limitando-se apenas a gerir a premissa simples da ideia. Ter-se-ia muito a ganhar com uma revisão mais aprimorada e com uma história mais longa, dada o potencial de alguns personagens (a esposa de John, a equipa da “limpeza”), relações (John e o polícia de ronda da zona, John e um outro hitman) e ambientes (o hotel de luxo que é um resort para hitmen). Aliás, é realmente nesta entrada e saída rápida de ambientes e personagens que o filme evoca algo de videogame (surgem consonante as necessidades do personagem/jogador). Enfim, quem sabe se “John Wick” não será um pilot para uma série (ou jogo) onde se irá desenvolver mais estas questões (Keanu Reeves já está convocado para uma série televisiva onde interpreta um hitman – o seu nome é John… Rain).

_JW18968.NEF

Bom trabalho de fotografia, que recupera aquele visual de urban & underground noir dos 70s.

John Wick - screenshot 8

Keanu Reeves está em grande, ora fragilizado ora temível, sempre heróico e implacável, conseguindo transmitir a dor, raiva e determinação do seu personagem. Os anos passam e ele não perde a sua destreza como action man.

O restante elenco é vistoso (pelos nomes envolvidos), mas limitam-se a pequenas participações.

 

Bom entretenimento.

_1JW4325.NEF

Realizadores: Chad Stahelski, David Leitch (sem crédito)

Argumentista: Derek Kolstad

Elenco: Keanu Reeves, Michael Nyqvist, Willem Dafoe, Adrianne Palicki, Bridget Moynahan, John Leguizamo, Ian McShane

 

Orçamento – 20 milhões de Dólares

Bilheteira (até agora) – 39 (USA); 56 (mundial)

 

Site – http://www.johnwickthemovie.com

John Wick - screenshot 10

One comment on “John Wick (2014)

  1. Manuel Araújo diz:

    Viva…

    Muito Bom regresso de Reeves ao cinema de acção. O registo perfeito para as suas capacidades como actor, na minha modesta opinião! Um filme de “kick ass” que deixará os fãs do género satisfeitos, embora não seja uma obra-prima do género.
    Só um pequenino pormenor- John Wick é aprecidador de boa arquitectura, já que possui um livro de Siza Vieira na mesa de centro da sala de estar🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s