The Yakuza (1975)

The Yakuza - Poster 3

O Japão foi sempre apelativo para Hollywood, principalmente depois do conflito no Pacífico.

O facto do “país do sol nascente” ter uma história ligada ao crime organizado, através da sua ancestral e misteriosa máfia (a mítica Yakuza), é “adubo” perfeito para thrillers criminais.

Eis um excelente caso.

 

Veterano da Guerra Japão-USA, Harry Kilmer regressa ao Japão para ajudar um amigo. Mas Harry vai também reencontrar rostos do passado, com quem ainda tem dívidas (não-financeiras) por saldar. Em nome do amor, da lealdade e da honra, em luta contra a Yakuza, tudo será saldado. Mas a um preço alto.

The Yakuza - screenshot 1

Sydney Pollack sempre esteve à vontade em dramas sentimentais e sociais. Na primeira metade, Pollack trata o filme como tal, num reencontro emocional de vários personagens, focando o embate cultural. Mas à medida que a trama ganha contornos mais “nublados” e violentos, Pollack muda de tom e dirige, com boa garra, na melhor tradição do(s) género(s) (thriller 70s e yakuza film).

Argumento sólido, pleno de sentimento e valores nipónicos, num filme onde conta mais a amizade, lealdade e honra que o heroísmo físico.

The Yakuza - screenshot 9

Robert Mitchum já estava em fase de veterano e isso ajuda imenso no seu anti-heroísmo e romântico coolness.

Ken Takakura (que já era uma enorme star e lenda viva no Japão) dá excelente réplica e mostra o porquê do seu status. (Takakura faria um papel semelhante, anos depois, no muito bom “Black Rain” de Ridley Scott, onde seria side-kick de Michael Douglas).

The Yakuza - screenshot 6

O restante (bom) elenco porta-se ao nível.

The Yakuza - screenshot 3

Excelente trabalho de fotografia.

Envolve música de Dave Grusin (nome muito relevante do meio), com toques evocativos do clássico urban noir e com sonoridades nipónicas.

Um dos melhores filme de Pollack e um dos melhores filmes do(s) género(s).

The Yakuza - screenshot 2

“The Yakuza” não tem edição no nosso mercado. As edições americanas e europeias ainda estão caras (fruto do culto que o filme tem). Contudo, podem-se apanhar edições usadas a muito bom preço e em bom estado.

A edição americana tem legendas em Brasileiro. A edição espanhola tem legendas em Português. As edições inglesas, francesas e italianas, contam com legendas em Inglês e as do país da edição. Comum a todas, é o comentário de Sydney Pollack e o curioso documentário da época.

The Yakuza - screenshot 10

Realizador: Sydney Pollack

Argumentistas: Paul Schrader e Robert Towne, segundo história de Leonard Schrader

Elenco: Robert Mitchum, Ken Takakura, Brian Keith, Herb Edelman, Richard Jordan, Keiko Kishi, Eiji Okada, James Shigeta, Christina Kokubo

The Yakuza - Poster 1

Trailer

The Yakuza - bascktage - Sydney Pollack, Kishi Keiko, Robert Mitchum

Martin Scorsese queria este filme (seria o seguinte a “Mean Streets”), mas os produtores preferiram Pollack (opção insólita, tendo em conta que o autor de “Out of Africa” sempre se mostrou mais talentoso para melodramas sociais; contudo Pollack saiu-se muito bem).

No início, Robert Aldrich (“Kiss Me Deadly”) seria o realizador e com Lee Marvin como protagonista (Marvin já tinha feito “The Dirty Dozen” e “Emperor of the North” com Aldrich). Mas com a chegada de Robert Mitchum, Aldrich saiu de cena. Pollack ponderou Robert Redford para protagonista (I beg you pardon?????). Robert Towne (outro argumentista importante dos 70`s – é o autor de “Chinatown”) entra em cena, a pedido de Pollack, para “polir” o argumento de Paul Schrader.

O argumento foi vendido por 300.000 Dólares, um recorde para aquele tempo. Foi o script mais caro até então.

(nada mau para primeiro argumento dos irmãos Schrader; Paul iria depois ter uma boa parceria com Scorsese – “Taxi Driver”, “Raging Bull”)

O filme foi um flop na sua estreia, mas ganhou estatuto de culto com a passagem do tempo.

The Yakuza - Posters Compilation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s