Título Original – A Walk Among the Tombstones
Liam Neeson está de volta ao seu estatuto Action Neeson.
(“Taken 3” está quase a chegar – é já no início de Janeiro 2015)
Agora mais virado para um Dark Side.
Matthew Scudder é um ex-polícia, com um passado conturbado, de violência, morte e álcool. Scudder é agora um investigador privado, sem licença, e um homem recuperado do vício da bebida.
Um traficante de droga contrata Scudder para descobrir quem lhe raptou e matou a mulher. Para Scudder, a investigação revela um caso pleno de aberrante violência e um mergulho à maldade humana.
Um envolvente thriller noir, de matriz clássica, cuja abordagem do mal leva, por momentos, quase ao campo do terror, com uma narrativa sinuosa e misteriosa, preenchido por uma certa religiosidade.
Scott Frank confirma o que já mostrou no excelente “The Lookout”. Dirige com competência e bom gosto, filiado nos grandes senhores do género (Robert Aldrich, Don Siegel, Robert Siodmark), com um ritmo suave e lento, usando os eventos para desenvolver a psicologia do protagonista. Mas sabe ter garra nos momentos oportunos, conseguindo impacto (o tiroteio inicial está muito bem filmado) e até susto (a “visualização” do que acontece às vítimas, a confrontação no covil dos assassinos).
Liam Neeson está soberbo, sabendo carregar a carga trágica do seu personagem, ilustrando a sua luta (interior e exterior) entre Bem e Mal, nunca desligando o seu humanismo (a sua reacção quando o cliente lhe comunica os eventos, o cuidado com o petiz, a sua preocupação com a nova vítima) e heroísmo (a forma como enfrenta os raptores).
Uma verdadeira descida aos Infernos da maldade humana, como forma redentora de um homem (se) libertar (d)o Mal.
O título português funciona bem, mas o título original é mais belo e traduz (melhor) a força moral e religiosa que passa pela narrativa (e pelas emoções do protagonista).
Um dos grandes títulos e performances de 2014.
Obrigatório.
Realizador: Scott Frank
Argumentista: Scott Frank, a partir do livro de Lawrence Block
Elenco: Liam Neeson, David Harbour, Boyd Holbrook, Dan Stevens
Site – http://www.awalkamongthetombstones.net/
Orçamento – 28 milhões de Dólares
Bilheteira – 26 (USA); 53 (mundial)
Baseado no livro de Lawrence Block. Matt Scudder é um personagem habitual dos seus livros. Scudder já foi interpretado por Jeff Bridges em “8 Million Ways to Die”, outra adaptação (muito boa) de um romance de Block. Block já escreveu 17 histórias com o personagem. Este filme adapta o 10º livro.
Block confessa-se muito contente com o resultado do filme e com o trabalho de Liam Neeson. Se o filme resultar nas bilheteiras, espera-se saga.
Inicialmente, o filme seria realizado por Joe Carnahan, logo após o seu primeiro filme, “Narc”. Na altura, Harrison Ford estava pensado par protagonista.
Scott Frank já perseguia este projecto há muito tempo.
Sobre Lawrence Block:
https://www.goodreads.com/author/show/17613.Lawrence_Block
https://www.fantasticfiction.com/b/lawrence-block/