Título Original – Legend of the Guardians: The Owls of Ga’hoole
Zack Snyder, o visionário e notável realizador de “300” e “Watchmen” faz a sua primeira incursão pelo mundo da fantasia e da animação.
Tudo se passa no mundo dessas fascinantes criaturas que são as corujas.
Soren, um jovem coruja, é raptado pelos mochos de St. Aggie`s. O objectivo é ser recrutado e sujeito a uma lavagem cerebral para pertencer a um pérfido exército. Mas Soren consegue fugir com a ajuda de alguns companheiros. Encontram refúgio na ilha de Ga`Hoole, onde encontram um grupo de outras corujas, resistentes ao exército de St. Aggie`s. A luta vai agora ficar mais favorável aos bons.
Entre “Star Wars” e “The Lord of the Rings”, no universo das corujas, o filme propõe uma narrativa clássica sobre o Bem e o Mal, com o herói relutante.
Animação de grande nível visual (os detalhes da penugem das corujas), com grande sentido de espectáculo (os voos, a batalha final) e assombro (a criação dos ambientes).
Snyder volta a dar provas dos seus (enormes) dotes visuais (vamos esquecer que ele fez essa épica mediocridade chamada “Man of Steel”, OK?). Sai-se muito bem neste registo e diverte-se à brava com o (ab)uso da slow motion (uma trademark de Snyder, que aqui funciona na perfeição – os voos das corujas).
A história não deixa de ter um sabor a fábula clássica mas também a uma parábola sobre a Humanidade.
“Legend of the Guardians: The Owls of Ga’hoole” tem edição portuguesa e já anda a preço de “voo”.
Realizador: Zack Snyder
Argumentista: John Orloff e Emil Stern, segundo a saga literária de Kathryn Lasky
Vozes: Jim Sturgess, Hugo Weaving, Helen Mirren, Geoffrey Rush, Sam Neil, Abbie Cornish, Joel Edgerton, Anthony LaPaglia, Richard Roxburgh, David Wenham, Leigh Whannell
Orçamento – 80 milhões de Dólares.
Bilheteira – 55 (USA); 140 (mundial)
Site – http://legendoftheguardians.warnerbros.com/
Trailer
Nomeado para “Melhor Filme de Animação”, nos Prémios Saturn 2011. Venceu “Toy Story 3”.
“Melhores Efeitos Visuais”, pelo Australian Film Institute 2012.
“Melhor Som”, pelo Australian Screen Sound Guild 2011 e pelos Prémios IF 2011.
Baseado na saga literária (composta por três livros) de Kathryn Lasky. A saga está editada em Portugal.
Sobre Lasky – http://www.kathrynlasky.com/KK/Home.html
É o primeiro filme de Snyder que não leva a classificação para adultos. Snyder fez este filme a pensar nos seus filhos, pois assim poderiam, finalmente, ver um filme do pai.
O filme passa-se na Austrália, os livros passam-se nos USA. Algumas das espécies de corujas vistas no filme não existem na Austrália.
Os animadores foram a uma reserva de corujas, para as estudarem nos seus hábitos, voos e aspecto, para um maior realismo na animação.
O filme recebeu uma versão para videogame, para as plataformas Wii, Xbox 360, PS3 e DS.