O Verão do Skylab (2011)

 

Le Skylab poster

Título Original – Le Skylab

A adorável Julie Delpy (a eterna Céline da saga sentimental “Before…”) revelou-se, para além de uma jovial actriz, uma talentosa realizadora e argumentista (é dela a muito divertida e inteligente saga “2 Days in…” – Paris e New York).

Ei-la, novamente em tripla função, numa comédia sobre a família e com laivos autobiográficos.

 

Bretanha, Julho de 1979. Uma família (bem numerosa) reúne-se para o aniversário de uma avó. Muitas serão as discussões, confusões e descobertas.

Le Skylab - screenshot 1

O tempo passa, mas Julie Delpy continua com aquele ar jovial e sorriso encantador. Como criadora, continua plena de vitalidade, imaginação, irreverência e… feminismo.

Com “Le Skylab”, Julie dá-nos uma bela comédia humana, onde a emoção vem dos diálogos (ora energéticos, ora suaves, mas sempre naturais), das personagens (pessoas normais que cada um de nós pode ser e conhecer) e da naturalidade e simplicidade com que tudo é feito (dir-se-ia que as interpretações são improvisadas). Humor e drama combinados de forma muito equilibrada e inteligente, servido um magnífico trabalho de todos os actores (atenção às crianças).

Os conflitos familiares, as discussões políticas, os traumas de guerra, as ideologias da época, o primeiro amor, etc. Família pode ser um centro de muito conflito, mas é um universo de emoções, dramas e gargalhadas.

Um belo e simpático momento de cinema humano.

Excelente banda sonora, com muitos dos populares temas da chanson française e british pop da época.

Merci Julie. Que tenhamos em breve uma nova reunião desta troupe e mais uns “2 Days in…” numa outra emblemática cidade.

 

“Le Skylab” tem edição portuguesa e está a preço “familiar”.

Le Skylab - screenshot 4

Realizadora: Julie Delpy

Argumentista: Julie Delpy

Elenco: Lou Avarez, Julie Delpy, Eric Elmosnino, Bernadette Lafont, Emmanuelle Riva, Aure Atika

Le Skylab - screenshot 2

Trailer

 

Prémio Especial do Júri”, em San Sebastián 2011.

“Melhor Realização”, no Festival de Newport 2012.

Le Skylab - screenshot 3

Skylab foi a primeira estação espacial americana. Lançada no espaço em Maio de 1973, desintegrou-se em Julho de 1979 (época que se passa o filme). Ao contrário do que se acreditava, alguns dos destroços não caíram em França, mas na Austrália.

O título do filme é enganador (referência a um tema espacial numa comédia familiar), mas essa era a intenção de Delpy, que aspira realizar um filme de sci-fi.

Apesar de ser uma obra de ficção, Delpy confessa que muitos eventos narrados e personagens criados são inspirados em situações que viveu na sua infância e em pessoas que conhece/conheceu. Albertine (a menina da qual a personagem de Julie é mãe) é uma espécie de alter ego de Julie.

As filmagens decorreram na Bretanha, ao longo de 6 semanas, num ambiente de grande alegria, em plena sintonia com o do filme.

Albert Delpy (que já tinha sido visto em “Before Sunset” e nos “2 Days in…”), pai de Julie, participa no filme. O filme é dedicado à mãe de Julie, Marie Pillet (vista em “Before Sunset” e “2 Days in Paris”), falecida em 2009.

Julie inspira-se num modelo de comédia italiana como se fazia nos 70s e 80s.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s