Silvana Mangano

3d59ce619f38b9804dca65c5b81b5e8a

O filme “Teorema” de Pier Paolo Pasolini é um marco na história do cinema e da arte. Acredito que deve também figurar na história da moda. Roberto Capucci é um reconhecido designer de moda italiano, pelas suas invulgares criações, entre elas vestidos que se assemelham a esculturas.

Pasolini foi até ao seu atelier, pedindo-lhe que fosse ele a vestir Silvana Mangano, e Terrence Stamp no seu filme.  assinalou de início que estes personagens não se deviam vestir “demasiadamente” na moda para que dali a uns vinte ou trinta anos o filme não parecesse datado.Pediu também para as cores das roupas serem neutras e pálidas, dando apenas no fim (quando Sivana Mangano descobre o sexo), cor forte nas suas roupas.

Com estas indicações de Pasolini e o trabalho de Capucci surge o incrível guarda-roupa de Silvana Mangano e Terrence Stamp. As outras personagens foram vestidas por Marcella de Marchis.

Numa entrevista ao L`Unità, Capucci explica o entusiasmo que sentiu quando soube que a actriz era Silva Mangano. Capucci conta que ela era “(…) muito difícil, silenciosa, e tímida(…)” . Pasolini lhe disse para quebrar o gelo, e que iria descobrir uma mulher extraordinária. Ficaram posteriormente grandes amigos. Capucci descreve Silvana como fascinante, linda e etérea possuindo uma magia como poucas.

Esta foi para Roberto Capucci uma experiência tão significativa que decide não trabalhar com mais nenhum director.

Por estes detalhes e cuidados de Pasolini com os figurinos dos personagens, e tudo o resto, este é um filme a ser recordado.

“Teorema” deve ser lembrado para além da sua trama, mas também pela sua estética.

Termino com uma frase do actor Terrence Stamp sobre Pasolini. “Ele não era verdadeiramente um cineasta. Não podemos falar de como ela filmava algo. Ele punha a câmara alí, mudava-a para outro local, depois para outro e cortava. Mas ele estava a fazer algo muito melhor. Ele estava a usar a câmara para escrever poesia. ”

Pasolini, um mestre a ser estudado.

“Teorema”, um filme a ser visto

Silvana Mangano, uma actriz a ser recordada.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s